O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Parceiros

Agente de crédito: entenda quem é esse profissional.

10 DEZ 20
Agente de crédito: entenda quem é esse profissional.
COMPARTILHE

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?

Veja qual a função de um agente de crédito e como ser um prestador de serviço no mercado financeiro. 

São responsáveis por entender as necessidades dos tomadores de crédito e oferecer as soluções ideais para cada perfil de cliente, dentro das opções oferecidas pelas instituições financeiras que representa. 

Quer entender melhor as características dessa profissão e quem pode atuar? Então vamos lá! 

O que faz um agente de crédito

Os agentes de crédito são profissionais que atuam no mercado financeiro como intermediários no processo de concessão de crédito para pessoas físicas ou jurídicas. São responsáveis em atender as necessidades dos tomadores de crédito e oferecer melhores soluções para cada perfil de cliente.  

Por que existem esses profissionais de agente de crédito?

Tomar crédito nem sempre é simples e escolher o produto errado pode atrapalhar e muito a sua vida financeira. Além disso, não é fácil compreender os processos de tomada, os contratos e as diferenças de custos e taxas praticados por cada instituição. 

Existem inúmeras opções de crédito com características e custos muito diferentes, oferecidos por diferentes instituições. Sem contar que um produto, em uma mesma instituição, pode apresentar condições diferentes de acordo com o perfil do cliente. 

Por isso, algumas instituições trabalham em conjunto com os agentes de crédito, que atuam orientando os tomadores e desempenhando um papel de consultor nas transações. Essa atividade é indispensável para que as concessões sejam bem sucedidas e benéficas tanto para tomadores quando para quem concede o crédito. 

Como ser um agente de crédito?

De acordo com a Resolução 3.954 do Banco Central, de 2011, para atuar como agente de crédito ou correspondente bancário o profissional precisa estar capacitado e devidamente ter a certificação de agente de crédito.

Para atender essa Resolução, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou a certificação de correspondentes, que atesta o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que desejam atuar no ramo.

Os agentes de crédito são profissionais autônomos, ou seja, não trabalham exclusivamente com uma instituição, o que permite que eles tenham um portfólio de produtos maior e, dessa forma, consigam atender diferentes demandas de clientes que buscam crédito.  

Qual as diferenças entre agente de crédito, promotora de crédito e correspondente bancário?

Como já falamos, agentes de crédito são os profissionais que prestam serviço para uma promotora por meio de um contrato e auxiliam na concessão de crédito. 

As promotoras de crédito são empresas responsáveis pelas entregas de produção dos agentes de crédito e correspondentes bancários para a instituição financeira que concede o crédito. 

Já os correspondentes bancários são pessoas jurídicas, menores que a promotora de crédito, que oferecem serviços em nome de uma instituição financeira sem intermediários. Saiba mais sobre as diferenças entre agente de crédito, promotora de crédito e correspondente bancário

4 dicas para se tornar um agente de crédito de sucesso

Está começando a atuar no mercado de crédito ou quer melhorar as entregas? Anote essas dicas.  

1. Divulgue na sua rede de contatos: fique atento para as oportunidades para divulgar as soluções de crédito.

2. Atenção para a sazonalidade: no início do ano tem Imposto de Renda para Pessoa Física. No segundo semestre o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e em outubro pequenas e médias empresas costumam buscar auxílio para cobrir folhas de pagamento e 13º salário. Essas são oportunidades para apresentar as melhores opções de crédito para cada necessidade.

3. Converse com o gerente do seu banco: ele pode ser um excelente parceiro e gerador de negócios, repassando indicações de possíveis clientes para produtos de créditos.

4. Argumentação: dinheiro rápido = dinheiro caro. Empréstimos pessoais costumam ser liberados mais rápido do que empréstimos com garantia e financiamentos, mas tem taxas de juros muitos mais altas, além de limites menores. Aprenda as vantagens dos produtos que vende e use seu poder de argumentação. 

Ficou interessado? Conheça as vantagens em ser Parceiro Bari e seja nosso agente de crédito!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.