O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Conta digital

O que é conta digital? É seguro usar? Veja como funciona agora

19 FEV 21
O que é conta digital? É seguro usar? Veja como funciona agora
COMPARTILHE

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?

Saiba para o que serve uma conta digital e entenda as principais vantagens de ter uma conta pensada em você.

As contas digitais já vinham se popularizando nos últimos anos com o surgimento de várias instituições bancárias e fintechs. De acordo com estudo da boostLAB, o número de bancos digitais cresceu 147% entre 2017 e 2018.

A pandemia e os novos hábitos adquiridos durante o isolamento social, aumentaram ainda mais a participação dessas instituições. Levantamento do UBS Evidence Lab mostra que em 2020, pela primeira vez, o número de downloads de aplicativos dos novos bancos digitais ultrapassou o de instituições tradicionais.

Em 2019, a participação dos bancos tradicionais era de 52% e dos novos, 48%. Em 2020, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52% do mercado.

Mas afinal, o que significa uma conta digital? Quais as vantagens em relação às contas tradicionais? Neste post vamos te ajudar a entender como abrir uma conta digital grátis e ter aprovação das instituições financeiras sem burocracia. 

Venha com a gente e entenda tudo o que precisa saber para usar uma conta digital com segurança.

Aplicativo_de_conta_digital_do_Banco_Bari_84574ff492.webp
 

O que é conta digital?

Uma conta digital ou conta virtual é uma conta bancária para realizar transações e movimentar qualquer tipo de serviço pela internet através de aplicativos ou sites, sem a necessidade de ir até uma agência.

Qual a diferença de uma conta digital?

No geral, as contas digitais são muito parecidas com as tradicionais e permitem a realização de diversos serviços como: 

  • Pagamentos de contas;
  • Depósito de valores;
  • Realização e recebimento de transferências;
  • Saques gratuitos (normalmente, utilizando os terminais da Rede 24 Horas);
  • Recargas de celular;
  • Transações utilizando cartões de débito ou crédito.

É importante ressaltar que, no caso dos cartões, cada instituição decide o tipo que irá oferecer: apenas débito para movimentação do saldo em conta, ou cartões de crédito. Nesse caso, a liberação de limite depende de análise que, normalmente, é realizada no momento da abertura da conta digital. 
 

Como funciona a conta digital?

Existem muitas opções de contas digitais em diversas instituições financeiras, cada uma com um tipo de aplicativo, site e serviços diferenciados para cada necessidade do usuário. Abrir uma conta digital é simples e gratuito, você pode escolher a que mais se adequa ao seu perfil ou até possuir várias contas correntes digitais ativas. 

Algumas contas digitais, além de todos os serviços básicos de saques, transferências via Pix e pagamentos, também oferecem ferramentas extras como rendimentos dos valores depositados, área de investimentos dentro do aplicativo e outras facilidades como contratação de crédito e controle financeiro.
 img_prancheta_1_2_d42a08952f.png

Qual a finalidade da conta digital?

Na maioria das vezes, as contas digitais fazem parte da modalidade conta de pagamento, que são contas menos burocráticas e mais fáceis de serem abertas que outros tipos de conta, como conta corrente ou poupança. Ao abrir uma conta virtual é possível utilizar somente a conta corrente digital e a função de crédito pode ser ativada por você quando preferir.

Quais as vantagens das contas digitais? 

As contas digitais são mais simples e as instituições conseguem disponibilizar praticamente todos os serviços oferecidos nas contas tradicionais cobrando valores menores ou até gratuitamente. Isso é possível devido ao menor custo de manutenção, explicado em parte pela ausência de agências físicas e pelo fato dos produtos e serviços serem oferecidos virtualmente.

Se você tem ou já tentou abrir contas em bancos tradicionais, sabe que nem sempre é fácil ou até possível realizar essa abertura. Os processos são burocráticos, vários documentos são exigidos e, em alguns casos, o correntista é cobrado pelo cadastro.

Além disso, quando a abertura é concedida, você se depara com as cestas de serviço, tarifas por transação, anuidades de cartões de crédito e outras cobranças. 

Existem muitas opções de contas digitais em diversas instituições financeiras, cada uma com um tipo de aplicativo, site e serviços diferenciados para cada necessidade do usuário. E como, normalmente, essas contas são gratuitas, é possível escolher a que mais se adequa ao seu perfil ou até possuir várias contas ativas. 

Algumas contas digitais, além de todos os serviços básicos de saques, transferências e pagamentos, também oferecem ferramentas extras como rendimentos dos valores depositados, área de investimentos dentro do aplicativo e outras facilidades como contratação de crédito e controle financeiro.

 

Como abrir uma conta digital?

O processo de abertura de uma conta digital pode variar um pouco de acordo com a instituição, mas em geral envolve baixar o aplicativo do banco ou fintech na loja de aplicativos do seu celular, realizar um cadastro básico, informando seus dados pessoais, de endereço, de renda, enviando uma foto de documento oficial e uma selfie, para comprovação de identidade.

Tudo isso é realizado dentro do ambiente virtual e seguro dos aplicativos de conta digitais, de forma muito intuitiva. Após o cadastro, serão realizadas análises para liberação da conta e, se for o caso, liberação de crédito no cartão. 

Veja como é simples e rápido abrir uma conta digital do Banco Bari
 

Quais os critérios para aprovação da conta? 

Cada banco digital ou fintech segue uma política interna de liberação de cadastros. Essa política é definida por diversos fatores e é sigilosa para segurança tanto do usuário quanto da própria instituição.

É importante ressaltar que em caso de negativas de abertura, nem sempre é por score baixo, restrições no CPF ou qualquer outra condição isolada. Tudo depende da política interna de cada instituição. Isso vale tanto para a abertura da conta, quanto para a liberação de crédito em cartões ou limites para empréstimos, por exemplo.
 

Veja também: Organização financeira em dois passos: controle de gastos recorrentes e poupar para realizar objetivos.


Aqui no Bari, você pode abrir uma conta digital com várias funções exclusivas e gratuitas para usufruir. Fique ligado! Em breve teremos mais novidades.

E aí, deu para compreender melhor como funcionam as contas digitais? Continue acompanhando o Banco Bari nas redes sociais. 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.