O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Qual é o ponto de equilíbrio financeiro ideal e porque é tão importante?

10 DEZ 20
Qual é o ponto de equilíbrio financeiro ideal e porque é tão importante?
COMPARTILHE

Acompanhe essas dicas de finanças e tenha um controle financeiro mantendo suas receitas em dia.

Com certeza você já se perguntou o que significa um equilíbrio financeiro, não é mesmo? De fato, manter o equilíbrio econômico não é uma tarefa tão simples assim. Por isso, a regra é clara quando falamos sobre manter a saúde financeira em dia de não gastar mais do que ganha. Você concorda?

Quando olhamos para a realidade brasileira, observamos que em sua maioria isso não acontece. Em uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção de Crédito, 60% dos respondentes alegaram que não sobra dinheiro no fim do mês. Ou seja, gastam bem mais do que recebem e estão perdendo o equilíbrio de suas finanças.

O que significa equilíbrio financeiro?

O ponto do equilíbrio financeiro se dá quando você administra as suas finanças e ainda consegue manter uma estabilidade financeira sem comprometer as suas despesas, por exemplo: planejar suas finanças, controlar dívidas, fazer uma reserva de emergência, reduzir os gastos, não fazer dívidas longas e se possível, antecipar os pagamentos para não pagar juros excessivos.

Dessa forma, a conquista do equilíbrio financeiro passa por um estudo aprofundado de sua real situação e necessita de um instrumento que já tratamos aqui neste blog: um controle financeiro. Neste controle é fundamental relatar todas as suas fontes de renda e todas as suas despesas.

A qualquer sinal de que suas despesas são maiores do que suas receitas, você deve acender um sinal de alerta e estudar quais são suas prioridades financeiras e quais gastos eventuais podem ser diminuídos. 

Pode parecer um processo doloroso, afinal, ninguém quer abrir mão de gastos rotineiros, principalmente aqueles que possam estar relacionados a coisas que nos trazem prazer.

Mas, uma das dicas da maioria dos educadores financeiros, é que saibamos viver um degrau abaixo de nossas condições financeiras. E isto pode ser feito sem sacrifícios, porém, com planejamento.  

Como manter o equilíbrio financeiro?

Adeque seus gastos supérfluos diminuindo-os. Você não precisa, necessariamente eliminar estar gastos, mas sim reduzir para que eles caibam no seu orçamento.

Busque possíveis economias ao descartar serviços de assinatura que você não esteja utilizando, ao se comprometer ao gastar menos nas idas ao supermercado. Estipule metas de redução nas contas fixas de água, luz e telefone. E, principalmente, planeje muito bem antes de adquirir novos produtos. 

O que fazer para ganhar um dinheiro extra?

Outra solução, é mexer na outra ponta: nas receitas. Você consegue, de alguma maneira aumentar sua renda?

Vender coisas que não usa, prestar serviços extras ou produzir algo que possa oferecer a outras pessoas?

Neste caso, se conseguir elevar sua renda, tente não elevar também seus gastos, guardando o valor a mais que está recebendo agora pensando no futuro. 

Que tal começar agora a pensar em seu equilíbrio financeiro? Quais medidas você se compromete a fazer para conquistar ou manter o seu equilíbrio financeiro a partir de hoje? Continue acompanhando mais dicas do Banco Bari e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.