O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Dicionário Financeiro

O que é taxa CDI? Tudo o que você precisa saber

24 JUN 20
COMPARTILHE

Chegou o dia de você saber tudo sobre o que é a taxa CDI, para que serve e como interfere no seu empréstimo.

Já falamos de índices que quantificam a inflação como o IPCA e o IGP-M e também sobre a taxa Selic, a taxa básica de juros. Hoje, nosso glossário financeiro se dedica a explicar o que é o CDI, termo comum para quem tem investimentos em renda fixa. Confira:

O que é taxa CDI? 

A taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário), é uma taxa de juros que é cobrada nos empréstimos interbancários. Diariamente é anunciada sem fins lucrativos pela CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos), que registra as operações financeiras entre as instituições bancárias.

Como a taxa CDI funciona?

Na prática, o CDI é a taxa do empréstimo que os bancos fazem entre si para fechar seu saldo diário positivo. Diariamente, os bancos precisam depositar valores numa conta do Banco Central e, quando falta alguma coisa, eles emprestam de outro banco para chegar neste valor. 

E quanto é a Taxa do CDI? 

A Taxa do CDI acompanha diretamentamente a Taxa Selic. 

Esta operação de empréstimo diário, não precisa necessariamente ser feita entre bancos, pode ser feita também a partir de títulos públicos que, normalmente são indexados pela Taxa Selic. Assim, o CDI acompanha este valor para não ser nem mais vantajoso e nem menos, neste processo diário de liquidação dos bancos. 

Mas no que o CDI interfere em nosso dia a dia?

A Taxa CDI é o indexador de alguns produtos de Renda Fixa como CDB, LCI, LCA e LC. Na modalidade pós-fixados, vários destes produtos pagam a rentabilidade a partir de um percentual da Taxa do CDI. Assim, se a taxa varia, para cima ou para baixo, esta rentabilidade muda. 

O que quer dizer 100% do CDI? 

Quer dizer que aquele produto de investimento paga em rentabilidade o valor que o CDI tiver no prazo de vencimento. Da contratação do produto até o pagamento dos rendimentos, este valor por de variara para cima ou para baixo, de acordo com a mudança da taxa. 

Gostou do nosso glossário financeiro? Tem dúvidas de outros termos? Pergunte nos comentários e nos ajude a deixar o conteúdo mais relevante para você.
 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.