O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Conta digital

Pix: novas funcionalidades para 2021

24 MAR 21
Pix: novas funcionalidades para 2021
COMPARTILHE

Conheça as novidades anunciadas pelo Banco Central para o sistema de pagamentos instantâneos.

Quatro meses após o lançamento do novo sistema de pagamentos instantâneos, o Banco Central apresenta as novidades no Pix, que devem ser lançadas ainda em 2021. 

Dentre as novidades anunciadas estão: devoluções em casos de fraude, movimentações em conta salário, integração com a lista de contatos do usuário, saques e o PIX por aproximação. Confira abaixo como vai funcionar cada uma das  funcionalidades. 

Pix: 20 perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos do Banco Central

Devolução em caso de fraude

O Banco Central está desenvolvendo mecanismos de devolução de recursos, por meio do provedor de serviço de pagamento do recebedor, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes. 

O mecanismo irá oferecer uma proteção adicional aos usuários e permitirá mais eficiência nos processos de devolução de recursos creditados indevidamente. 

Conta salário no Pix

Esta funcionalidade permitirá movimentações em contas da modalidade salário por meio do Pix. 

Integração de contatos

O BC também está desenvolvendo uma integração dos aplicativos com a lista de contatos nos smartphones dos usuários. O objetivo é aperfeiçoar a experiência e facilitar a identificação dos contatos que têm chave Pix. 

Saques via Pix

Com o intuito de oferecer mais uma facilidade e mais conveniência para os usuários, será possível realizar saques em espécie utilizando o Pix

A operação será parecida com uma compra tradicional: em um estabelecimento autorizado, o usuário poderá informar que deseja efetuar uma retirada em dinheiro por meio do Pix. O atendente irá escolher essa opção na máquina de cartão e gerará um QR code na tela. 

O usuário então faz a leitura desse código com o celular e faz o pagamento do valor que deseja sacar em dinheiro, mais a tarifa cobrada pela transação. Em contrapartida, a tendência é que essa tarifa seja menor do que as cobradas nos saques tradicionais em caixas eletrônicos.

Pagamentos por aproximação

As transações por aproximação, ou contactless, habilitadas com NFC (Near Field Communication), também estão na lista de melhorias do Banco Central. O objetivo é oferecer mais comodidade, mas também atender usuários de carteiras digitais e reduzir a necessidade de contato físico.

Pix no Bari

Todos os correntistas Bari já podem efetuar e receber transferências e pagamentos utilizando o Pix no aplicativo Banco Bari. Também já é possível cadastrar e solicitar portabilidade de chaves. 

Como solicitar a portabilidade de chave Pix

Se você já vinculou seu CPF, e-mail ou telefone a outras instituições, basta solicitar a portabilidade ao Banco Bari por meio do aplicativo.

  1. Selecione Pix;
  2. Toque em Minhas chaves e siga as instruções;
  3. Clique em Cadastrar chave;
  4. Selecione a chave de interesse, e depois, clique em Cadastrar chave;
  5. Confirme seu interesse em realizar a portabilidade;
  6. Aguarde o contato do banco que detém sua chave Pix.

O processo leva até 7 dias úteis para ser concluído. 

Ilustração mostra dois celulares e ícones de moedas simbolizando a transferência de recursos.
Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, deve ter novas funcionalidades liberadas ainda este ano.

O Pix foi lançado em novembro de 2020 e já conquistou os usuários. De acordo com pesquisa do IBOPEdtm, 60% dos brasileiros consideram o Pix melhor que o TED e o DOC. 

Da mesma forma, outro estudo, dessa vez da Toluna e o FGVcef, revelou que 94% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o sistema de pagamentos. 95% disseram saber o que é o Pix. 92% das pessoas afirmaram que sabem o que é a chave Pix, 65 % disseram ter cadastrado o CPF, 43% cadastraram o e-mail, 41% o telefone e 28% chaves aleatórias. 

Chave aleatória Pix: transações sem precisar informar dados pessoais.

Já sobre a utilização, o estudo revelou que 82% usaram para transferir dinheiro para amigos e familiares e 52% para pagar por produtos e serviços.

Ainda não abriu a sua Multiconta no Bari? Acesse a sua loja de aplicativos e baixe o app Banco Bari agora mesmo. Faça o seu cadastro e conheça todas as vantagens de ser Bari. É grátis!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.