O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Conta digital

Pix: você está por dentro dessa nova forma de pagamento?

10 DEZ 20
Pix: você está por dentro dessa nova forma de pagamento?
COMPARTILHE

Pix - Imagine efetuar pagamentos e transferências fora do horário de expediente bancário em tempo real? 

É exatamente isso que o PIX, novo método de pagamento do Banco Central (Bacen), pretende. O PIX está previsto para ser liberado no segundo semestre de 2020. 

Atualmente, os métodos de pagamento disponíveis e mais conhecidos são cheque, boleto, ordens de pagamento,  Doc (Documento de Ordem de Crédito) e  Ted (Transferência Eletrônica disponível), este último quase instantâneo, mas não disponível 24 horas por dia. 

Temos o cartão de débito e o cartão de crédito, que veio para substituir o cheque pré-datado e o carnê de crediário. Ah, e não podemos esquecer o grande concorrente de todos esses métodos e tecnologias, o dinheiro vivo!

Mas, afinal, o que é o PIX? 

O sistema para pagamentos instantâneos do Bacen, o PIX, é um novo método de transferência de recursos que permitirá a realização de pagamentos em até dez segundos. 

É uma solução mais econômica que trará a possibilidade de transferências entre pessoas, instituições e governo quase que em tempo real e a qualquer momento do dia e da noite, incluindo finais de semana, durante o ano todo. 

É o fim do cartão e da maquininha? 

Assim como o cheque ainda circula no país, mesmo após a chegada dos cartões de débito e crédito, a adoção do PIX em substituição dos cartões deve ser gradativa.

Talvez o primeiro método de pagamento a sofrer impacto seja o cartão de débito, principalmente pela praticidade oferecida aos estabelecimentos comerciais de receber instantaneamente com o PIX. Mas ainda não temos claro se a operação será tão simples quanto a tão difundida operação maquininha + cartão de débito. 

O fato é que iniciaremos, ainda este ano, uma nova fase na evolução dos meios de pagamento no Brasil. Iniciando um processo importante no movimento cashless, como em alguns países europeus, que possuem metas para extinção do papel moeda em alguns anos. 

Bari e PIX

O Banco Bari foi uma das dez instituições financeiras do Brasil a participar da primeira homologação do PIX, realizada na primeira semana de abril pelo Banco Central. 

Somente instituições com mais de 500 mil contas eram obrigadas a participar desta primeira fase de homologação para se adequar a oferecer o serviço até novembro. Apesar de não estar na faixa de obrigatoriedade, o Banco Bari optou por participar dos testes já nesta primeira etapa. 

A realização dos testes confirmou o andamento do programa e afastou as dúvidas a respeito do possível atraso no cronograma de lançamento devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.  A previsão para o início das operações está mantido para novembro deste ano. 

Texto de Rodrigo Azevedo - Head de Meios de Pagamento do Banco Bari.

Curtiu esse conteúdo? Se interessou pela tecnologia de pagamentos? Então acompanhe sempre as nossas postagens e também as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do mundo de finanças.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.