O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Transformação financeira: 5 dicas para dar um up na conta bancária em 2021

19 FEV 21
Transformação financeira: 5 dicas para dar um up na conta bancária em 2021
COMPARTILHE

Nada de esperar por milagres! Conquiste o que quer com organização. 

Transformação financeira é uma questão de planejamento e comprometimento com as metas traçadas. Mudar alguns hábitos e adquirir outros é o caminho para iniciar essa transformação. 

Contar com uma grande entrada de dinheiro para começar a realizar seus sonhos é arriscado. É muito mais garantido contar apenas com a própria renda e se organizar para economizar, poupar, investir e fazer tudo que quer. 

Então, se você é do time que também não está podendo contar com a sorte para melhorar as finanças e deixar a conta bancária mais recheada, essas dicas são para você!

1 - Transforme sonhos em metas e planeje

Para começar, é indispensável que você saiba exatamente o que quer, quais são seus sonhos, o que você deseja realizar hoje, daqui a um ano ou daqui a 10 anos. Para isso, você precisa transformar os sonhos em metas. 

Metas, diferente de sonhos, são muito objetivas. Se o seu sonho é, por exemplo, conhecer a Europa, sua meta seria: passar 20 dias viajando pela Europa, o que exige muito planejamento! Você precisa definir quais cidades irá visitar, os custos das passagens aéreas, das estadias, os traslados entre cada cidade, alimentação, etc. 

Quando você traça metas, você define detalhes práticos do seu sonho, o que permite que você visualize como e quando poderá realizá-lo. 

Quer um exemplo mais simples que uma viagem pela Europa? Digamos que você quer juntar dinheiro, isso é impreciso, certo? Para uma meta você poderia determinar: quero poupar R$ 10 mil reais e posso guardar R$ 500 da minha renda mensalmente, dessa forma, atinjo a minha meta em 20 meses.

Quanto mais específico, melhor! E não esqueça de anotar tudo, de preferência em um lugar que você veja com frequência. 

2 - Zere as dívidas

Não dá para começar a pensar em viajar, juntar dinheiro ou comprar bens devendo na praça, ou com o orçamento muito comprometido. Você vai acabar desistindo e ficando frustrado. 

Se você está com dívidas altas que consomem boa parte da sua renda, torne essa a sua primeira meta: quitar tudo ou liberar o seu orçamento mensal substituindo dívidas mais caras por mais baratas, com taxas de juros mais baixas e parcelas menores. 

Converse com credores, busque descontos para pagamento à vista ou parcele. E lembre-se de contar com esses gastos no seu planejamento financeiro. Registre tudo e de acordo com as datas de quitação, já comece a pensar nas próximas metas. 
 

Substituir dívidas mais caras e com taxas de juros elevadas por uma mais barata e com parcelas menores, pode ser a solução para dar um fôlego extra nas suas finanças.

Crédito flexível da contratação ao uso

3 - Eduque-se financeiramente

Para não cair novamente nas armadilhas do endividamento e seguir firme com as metas, você precisa aprender a lidar com o seu dinheiro. Não basta anotar tudo em planilhas ou aplicativos, é necessário que você mude a forma como você se relaciona com as finanças. 

E a regra de ouro é: nunca gaste mais do que ganha. Pode parecer uma dica boba, mas essa é a grande causa do endividamento das famílias, que atingiu 66,5% em outubro de 2020, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Por isso, reduza suas despesas e respeite o seu orçamento mensal. Corte gastos desnecessários, mesmo que seja preciso mudar alguns hábitos para isso. 

Educação financeira: como economizar nos gastos sem abrir mão do lazer?

4 - Renda extra já

Se você já fez tudo que podia para reduzir os gastos mensais, mas ainda não está sobrando o suficiente, que tal pensar numa forma de ganhar dinheiro extra? 

Aqui, vale buscar coisas que você faz bem e capitalizar isso! Pode ser alguns trabalhos freelancers, criar produtos artesanais, se você tiver habilidades manuais ou vender itens gastronômicos, se cozinhar é o seu forte.  

Parceiros Bari: entenda os tipos de parceria que oferecemos para venda de crédito

5 - Se joga nos investimentos

Já sabe, né? Nada de deixar seu dinheiro parado na conta corrente. Invista! Existem ótimos produtos de Renda Fixa que oferecem segurança e rentabilidade. 

Investir e fazer seu dinheiro render, vai diminuir o tempo que você precisa esperar para realizar sua meta. Então estude, descubra o seu perfil de investidor e se joga! 

Investimentos: o que é Renda Fixa?

Seguindo essas dicas, você transforma a sua realidade financeira sem precisar de sorte, contando apenas com planejamento e persistência. Que tal começar agora mesmo? 

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as nossas postagens por aqui e não esqueça de seguir o Banco Bari em todas as redes sociais. Até mais! 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.