O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Empreender

Um passo de cada vez: dicas de planejamento financeiro para profissionais liberais

10 DEZ 20
Um passo de cada vez: dicas de planejamento financeiro para profissionais liberais
COMPARTILHE

Hoje, 27 de maio é dia dos Profissional Liberal. Eles representam uma parte importante e significativa de nossa economia: de acordo com o IBGE, em pesquisa divulgada em 2019, os profissionais liberais e trabalhadores por conta própria somavam 24 milhões, atingindo o recorde histórico desde a aferição que iniciou em 2012. 

Se o trabalho por conta própria pode representar autonomia e liberdade sobre a forma de exercer suas funções, a atenção se dá para a ausência de garantias em relação a fonte de renda - dependendo da área, podemos ter mercados sujeitos a sazonalidades e a grandes oscilações de faturamento.  

Outro ponto importante é que dependendo da área de atuação, alguns profissionais liberais têm custos fixos para a manutenção de seu trabalho, envolvendo infraestrutura, capacitações, insumos e materiais fundamentais para a sua atuação, necessitando de investimentos mesmo sem a certeza do retorno financeiro.  

Assim, o ponto chave para profissionais liberais é um bom planejamento financeiro que contemple todas estas questões. Separamos dicas importantes que podem auxiliar estes trabalhadores:  

1 - Orçamento pessoal e profissional devem ser separados.

Mesmo quando o profissional liberal trabalha sozinho e tem só uma fonte de renda, é importantíssimo separar os orçamentos pessoais e os ligados à atividade profissional. Se possível, tenha uma conta de pessoa física e uma da empresa, garantindo que o dinheiro ficará segregado.  

2 - Precificar o trabalho baseado nos custos. 

Para chegar no preço do trabalho, um profissional liberal deve contabilizar todos os seus custos para a realização de seu ofício mais um percentual que represente a sua retirada mensal. Assim, torna-se fundamental saber tudo o que se gasta para chegar a um ponto de equilíbrio e não correr o risco de ficar no prejuízo.  

3 - Organizar as retiradas. 

Com os orçamentos separados, o dinheiro que irá pagar as contas da pessoa física do profissional deverão vir de suas retiradas mensais, ou seja, um percentual ou um valor fixo que será estipulado como meta mensal para ser o salário do profissional liberal. Após todas as contas da parte profissional pagas, o que sobra, deve ser destinado para o bolso da pessoa física do empreendedor. 

4 - Construir uma reserva financeira para garantir tranquilidade. 

Sabendo que o faturamento pode variar de acordo com a sazonalidade do mercado, ou em épocas de baixo movimento, sempre é recomendado que o profissional liberal tenha uma reserva financeira que ajude a honrar as contas relacionadas ao negócio, mesmo em tempos de baixa. Separar parte do faturamento mensal é fundamental para construir esta reserva de emergência.  

5 - Formalizar a empresa ajuda no crescimento. 

Ter um CNPJ, de acordo com o enquadramento e faturamento da empresa, mesmo que seja individual, torna-se uma vantagem para aproveitar linhas créditos e garantir o recolhimento de impostos que podem ser revertidos em benefícios da seguridade social. Como consequência isto traz custos tributários e formalizações em órgãos reguladores.  

6 - Programar paradas e férias. 

Ninguém dá conta de trabalhar de maneira sadia sem pausas. E ser a própria empresa traz o grande dilema de “se não trabalho, não recebo”.

A organização das finanças deve pensar, além das retiradas mensais e da reserva de emergência, uma parte para que pausas sejam tiradas, garantido a saúde do negócio e das finanças pessoais.  

Você profissional liberal ou conhece alguém que atue como? Comente se estas dicas foram úteis ou contribua com algumas que você ache essencial para esta forma de atuação. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.