Blog

Fotografia mostrando mulher em mesa de trabalho com notebook. Ela utiliza o celular e o ambiente está cheio de caixas de papelão.

12 fev 21

Educação Financeira

Como ter renda extra, atividades que irão render um dinheiro a mais

Entenda como ter renda extra fazendo o que você gosta e aproveitando os dias de folga para fazer seu dinheiro render e conquistar todos os seus sonhos.

Em outubro de 2020, de acordo com um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o rendimento médio mensal de trabalhadores brasileiros era de R$2.529.

Além disso, a instituição revelou que 1/3 das pessoas que exercem algum tipo de atividade profissional recebem menos que um salário-mínimo. Esses dados servem para nos fazer refletir sobre a necessidade de descobrir como ter renda extra.

Afinal, diante de uma série de desafios financeiros enfrentados todos os dias, principalmente após o cenário de pandemia, contar com um dinheiro a mais faz toda a diferença no planejamento familiar.

Foi pensando nisso que o Banco Bari selecionou 10 atividades que você pode desempenhar para sair do sufoco e manter suas contas em dia. Confira quais são elas, a seguir!

Afiliado: descubra como viabilizar mais negócios em parceria com o Bari

1. Faça a revenda de produtos importados

Os brasileiros valorizam bastante artigos como roupas, acessórios e utensílios domésticos que são comercializados em outros países. Assim, para escolher o que vender e ter renda extra nesse segmento, faça uma pesquisa dos produtos mais requisitados.

Além disso, aprenda a fazer compras em outros países, informe-se sobre os tipos de impostos, prazos de entrega... Na internet, você encontra várias pessoas que atuam como personal shopper compartilhando dicas para quem quer ganhar renda extra com esse tipo de atividade.

2. Trabalhe em restaurantes, lanchonetes ou pizzarias nos finais de semana

O movimento em bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes costuma aumentar consideravelmente na sexta-feira e no sábado, em condições normais (fora da pandemia). É por isso que esses estabelecimentos sempre precisam de alguém que faça bico nesses dias.

Então, não tem segredo! Basta ter disposição para colocar a mão na massa. Anote pedidos, sirva refeições, ajude na cozinha, na limpeza, na recepção de clientes, e por aí vai. Outra opção é trabalhar em festas ou eventos aos finais de semana.  

3. Crie soluções para ganhar dinheiro na internet

A internet oferece um verdadeiro universo de possibilidades para quem quer descobrir como ter renda extra. Com a pandemia, a digitalização, as vendas online e os cursos EaD — que já eram uma tendência — se intensificaram ainda mais.

E, por trás de um bom site, aplicativo ou plataforma virtual existe uma pessoa que  trabalha com programação. Se você tem esse tipo de habilidade, aproveite para divulgar seus serviços e ajudar pequenas empresas a marcarem presença na internet.

Ilustração mostra humanoides interagindo com notebook gigante

4. Obtenha renda extra com marketing digital

Criar um site ou manter um perfil bem elaborado e atualizado nas redes sociais implica em planejamento, foco e muita organização. Aliás, tudo isso requer um tempo e dedicação que empreendedores podem não ter. Aí é que entram as suas habilidades em marketing digital.

Crie um planejamento de redes sociais e de SEO personalizado para divulgar seus negócios. É importante ficar de olho nas tendências do mercado para criar as melhores estratégias e, quem sabe, fazer disso sua principal fonte de renda.

5. Monte uma loja virtual

Os preços de produtos em lojas físicas e virtuais são praticamente os mesmos. Inclusive, dependendo do e-commerce, vale muito mais a pena comprar pela internet do que se deslocar até um estabelecimento e correr o risco de não encontrar o que se deseja.

Sendo assim, aproveite as facilidades dos sites de vendas e crie a sua loja virtual. Existem plataformas prontas que dão todo o suporte, para que você comercialize seus produtos com facilidade, como a Shopee, Elo7, entre outras.

6. Ofereça aulas particulares ou serviços de redação

Quem gosta de escrever, é apaixonado por literatura e domina a gramática pode usar essas habilidades para ter renda extra. Uma das opções é oferecer aulas particulares para as pessoas que farão ENEM ou prestarão concurso, por exemplo.

Mas, caso o seu foco seja na produção de textos, uma boa saída é trabalhar com redação de artigos para blogs, posts de redes sociais, e-books ou revisão textual. Uma dica é criar um perfil no site Workana e oferecer seus serviços por ele.

7. Faça doces ou salgados para festas

No Brasil, comemorar aniversário, noivado, batizado e casamento é sinônimo dos famosos comes e bebes. Então, se você gosta de cozinhar comidinhas de festa, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro com isso.

Divulgue em seu Instagram, Facebook ou WhatsApp o cardápio com os produtos oferecidos. O ideal é fazer um combo festa, com bolo, docinhos, salgados, refrigerante e guardanapos. Quem gosta de praticidade, com certeza, vai comprar seus produtos.

8. Participe de aplicativos de carona e de entregas

Graças à internet e à evolução dos aplicativos, é possível ganhar renda extra com o próprio carro. Faça sua inscrição na Uber ou 99Taxis e use os dias ou horários de folga para fazer dinheiro transportando pessoas.

Outra opção é entregar produtos pelo iFood ou Rappi. Nesse caso, vale a pena ter uma moto. Mas, lembre-se de tomar todas as medidas de segurança necessárias para garantir que você transitará com segurança pela cidade.

Ilustração mostra humanoide cercados por notas de dinheiro

9. Produza artesanatos

Pintura autoral, costura, bordado, customização, objetos de decoração personalizados, acessórios, artigos para bebê, entre outros produtos artesanais nunca saem de moda. Portanto, se você tem talento para criar peças que causam admiração, use isso para lucrar.

O mercado de economia criativa tem crescido consideravelmente. Então, vale a pena divulgar sua arte e participar de feiras e exposições criativas que acontecem com frequência em diferentes regiões do país.

Parceiros Bari: entenda os tipos de parceria que oferecemos para venda de crédito

10. Alugue um quarto da sua casa

O hábito de alugar um quarto ou, até mesmo, a casa inteira em época de temporadas é muito comum em outros países, como os Estados Unidos. Essa forma de ter renda extra tem sido cada vez mais usada no Brasil.

Se tiver um quarto sobrando em sua casa, divulgue a locação em plataformas confiáveis, como Airbnb. Faça uma descrição detalhada do espaço, mencione as vantagens de localização, limpeza, internet, entre outros atrativos.

Viu só? Ganhar dinheiro para complementar a renda é mais fácil do que você imagina. Além das sugestões que compartilhamos aqui, você pode oferecer serviços de maquiagem e penteados ou cuidar de idosos, por exemplo.

Quer mais dicas? Faça móveis em pallet ou com outros produtos sustentáveis, ofereça hotelzinho para pets, conserte celulares ou notebooks, alugue a garagem da sua casa para alguém que precisa guardar o carro, e por aí vai...

O importante é sempre estar disposto a aprender cada vez mais, contribuir com o bem-estar de outras pessoas e, ainda por cima, lucrar com tudo isso. Hoje em dia, podemos aprender tudo o que queremos, com comodidade e ótimo custo-benefício.

Mas, independentemente de como você vai fazer para ter renda extra, uma coisa é fato: é preciso contar com um bom planejamento financeiro e estratégias de gestão de negócios. Aqui no Banco Bari, você aprende isso e muito mais!

Aproveite que você leu este artigo para conhecer outros conteúdos que são disponibilizados em nosso blog. Você descobrirá como gerenciar seu dinheiro, organizar sua empresa, fazer investimentos e mais uma série de assuntos que ajudarão na sua educação financeira. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

IGP-M

Glossário Financeiro – O que é IGP-M?

Nosso glossário financeiro é um espaço para descrevermos e detalharmos alguns termos, taxas, siglas e abreviações presentes neste universo.  Já […]

Ler mais
Homem e mulher mais velhos olham para tela de celular sorrindo

26 fev 21

Empréstimo consignado: como funciona essa modalidade de crédito?

Descubra o que é, quem pode solicitar e outras características desse tipo de linha.  O empréstimo consignado é um tipo […]

Ler mais
5 Dicas para reeguer seu negócio

5 dicas para reerguer seu negócio depois da pandemia

5 dicas para reerguer seu negócio – Por mais que a pandemia de Covid-19 não esteja controlada e ainda não […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br