Blog

Desafios financeiros

17 dez 20

Educação Financeira

Desafios financeiros: como vencer as dívidas de 2020 e as contas do início de 2021

Desafios financeiros - Se tem um adjetivo apropriado para definir o ano de 2020 é desafiador. Ninguém poderia prever que viveríamos uma pandemia e com isso esse isolamento social que nos obriga a ficar em casa. 

Grandes empresas precisaram rever os seus modelos de entrega e colaboradores adaptar-se ao home office, o que foi novidade para muita gente. 

Pequenos e médios empreendedores se viram obrigados a fechar as portas, repensar seus negócios e buscar alternativas para não quebrar. 

Todas essas mudanças inesperadas deixaram muita gente no limite financeiro, as contas atrasaram e tudo virou uma bola de neve. Agora, estamos às vésperas de um novo ano e os boletos não esperam. 

Então, se você faz parte dos muitos brasileiros que entraram no vermelho este ano, temos algumas dicas para te ajudar a se reorganizar e começar 2021 no azul. 

Faça uma lista das dívidas atrasadas

Esse sempre será o primeiro passo em qualquer missão de organização financeira: você precisa conhecer as suas dívidas e entender as suas finanças. Você tem que saber quanto de dinheiro entra na sua conta todo mês, as contas que está conseguindo pagar e as que estão atrasadas e contando juros. 

Aqui, vamos focar nessas contas que estão atrasadas e aumentando. Anote todas, verifique qual o montante e quanto de juros é cobrado a cada mês de atraso. 

Negocie o que ficou

Com tudo no papel, entre em contato com os credores. Negocie descontos para pagamento à vista ou veja a possibilidade de parcelar. 

Quitar tudo e aproveitar os descontos é sempre a melhor opção, mas caso não seja possível, verifique a possibilidade de fazer parcelamentos. Não esqueça de contar com essas parcelas no seu orçamento mensal ou você pode acabar atrasando tudo novamente. 

Faça uma nova lista das contas a vencer

Quitou ou negociou o que estava em atraso? Agora prepare-se para os primeiros meses do ano, conhecidos pelos muitos boletos: IPTU, IPVA, DPVAT, matrículas, material escolar, gastos de final de ano etc. 

Muitas vezes, organização e pequenos ajustes no orçamento podem fazer a diferença nas finanças. Então é hora de se organizar para não voltar a ficar endividado. 

Planeje-se! Atualize seu orçamento e conte com essas despesas.

Use o 13º salário

Se você trabalha em regime CLT, pode contar com a renda extra do 13º salário, use esse dinheiro com sabedoria. 

Quite dívidas, comece sua reserva de emergência ou, se o orçamento estiver apertado, guarde para essas despesas de início de ano. Dessa forma você evita o endividamento e consegue um fôlego extra nas finanças. 

Aqui no blog, damos algumas ótimas dicas para utilizar o 13º salário de forma mais inteligente. Clique aqui para ler.

Escolha o crédito certo

Colocou tudo na ponta do lápis e percebeu que sua renda não vai cobrir as dívidas, as despesas fixas e mais as contas de início de ano? Considere tomar um crédito para reorganizar as finanças. 

Antes de contratar, avalie as opções de acordo com as suas necessidades. Leve em conta o valor que precisa, o prazo e quanto pode dispor mensalmente para o pagamento das parcelas. 

Aqui no Bari, temos uma linha de crédito com garantia de imóvel ideal para quem precisa quitar dívidas caras e substituí-las por um financiamento com parcelas mensais menores e taxas de juros mais baixas.

Esse procedimento chama-se endividamento saudável, e explicamos melhor como isso funciona neste conteúdo aqui do blog

Esperamos que com essas dicas você consiga se organizar, superar os desafios financeiros e começar o ano novo com as contas em dia. Continue acompanhando as nossas postagens por aqui e não esqueça de seguir o Banco Bari nas redes sociais. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

Proposta de crédito

23 set 20

Proposta de crédito: 6 dicas para melhorar as chances de aprovação da linha de crédito do seu cliente.

Proposta de crédito – Os empréstimos com garantia de imóvel são um tipo de crédito com muitas vantagens como liberação […]

Ler mais
MEI

16 dez 20

MEI: como ser Parceiro Bari abrindo CNPJ de Microempreendedor Individual

Para ser um Parceiro Bari e aproveitar todas as vantagens e excelentes comissões na venda do nosso crédito imobiliário, é […]

Ler mais
blog-banco-bari-habito-de-poupar

Um passo de cada vez: Guarde o que puder e torne poupar um hábito

Guardar dinheiro é uma dificuldade para a maioria dos brasileiros. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 67% dos consumidores não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais.

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br