O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Desafios financeiros: passo a passo para organizar as finanças

22 JAN 21
Desafios financeiros: passo a passo para organizar as finanças
COMPARTILHE

Veja o que fazer para organizar as dívidas atrasadas e se planejar.

Ninguém poderia prever que viveríamos uma pandemia e que o isolamento social nos obrigaria a ficar em casa. Os desafios financeiros que enfrentamos nos últimos anos fizeram todos refletirem sobre suas finanças e o que nos espera adiante.

Grandes empresas precisaram rever os seus modelos de entrega e colaboradores adaptar-se ao home office, o que foi novidade para muita gente. 

Pequenos e médios empreendedores se viram obrigados a fechar as portas, repensar seus negócios e buscar alternativas para não quebrar. 

Todas essas mudanças inesperadas deixaram muita gente no limite financeiro, as contas atrasaram e tudo virou uma bola de neve. Agora, estamos às vésperas de um novo ano e os boletos não esperam. 

Então, se você faz parte dos muitos brasileiros que entraram no vermelho este ano, temos algumas dicas para te ajudar a organizar as dívidas atrasadas.

1. Faça uma lista das dívidas atrasadas

Esse sempre será o primeiro passo em qualquer missão de organização financeira: você precisa conhecer as suas dívidas e entender as suas finanças. Você tem que saber quanto de dinheiro entra na sua conta todo mês, as contas que está conseguindo pagar e as que estão atrasadas e contando juros. 

Aqui, vamos focar nessas contas que estão atrasadas e aumentando. Anote todas, verifique qual o montante e quanto de juros é cobrado a cada mês de atraso. 

2. Negocie o que ficou

Com tudo no papel, entre em contato com os credores. Negocie descontos para pagamento à vista ou veja a possibilidade de parcelar. 

Quitar tudo e aproveitar os descontos é sempre a melhor opção, mas caso não seja possível, verifique a possibilidade de fazer parcelamentos. Não esqueça de contar com essas parcelas no seu orçamento mensal ou você pode acabar atrasando tudo novamente. 

3. Faça uma nova lista das contas a vencer

Quitou ou negociou o que estava em atraso? Agora prepare-se para os primeiros meses do ano, conhecidos pelos muitos boletos: IPTU, IPVA, DPVAT, matrículas, material escolar, gastos de final de ano etc. 

Muitas vezes, organização e pequenos ajustes no orçamento podem fazer a diferença nas finanças. Então é hora de se organizar para não voltar a ficar endividado. 

Planeje-se! Atualize seu orçamento e conte com essas despesas.

4. Use o 13º salário

Se você trabalha em regime CLT, pode contar com a renda extra do 13º salário, use esse dinheiro com sabedoria. 

Quite dívidas, comece sua reserva de emergência ou, se o orçamento estiver apertado, guarde para essas despesas de início de ano. Dessa forma você evita o endividamento e consegue um fôlego extra nas finanças. 

Aqui no blog, damos algumas ótimas dicas para utilizar o 13º salário de forma mais inteligente.

5. Escolha o crédito certo

Colocou tudo na ponta do lápis e percebeu que sua renda não vai cobrir as dívidas, as despesas fixas e mais as contas de início de ano? Considere tomar um crédito para reorganizar as finanças. 

Antes de contratar, avalie as opções de acordo com as suas necessidades. Leve em conta o valor que precisa, o prazo e quanto pode dispor mensalmente para o pagamento das parcelas. 

Aqui no Bari, temos uma linha de crédito com garantia de imóvel ideal para quem precisa quitar dívidas caras e substituí-las por um financiamento com parcelas mensais menores e taxas de juros mais baixas.

Esse procedimento chama-se endividamento saudável, e aqui explicamos melhor como isso funciona.

Esperamos que com essas dicas você consiga se organizar, superar os desafios financeiros e começar o ano novo com as contas em dia. Continue acompanhando as nossas postagens por aqui e não esqueça de seguir o Banco Bari nas redes sociais. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.