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01 abr 20

Variedade

Vamos cuidar da nossa saúde mental

Estamos vivendo em um momento onde o isolamento é necessário. Passar dias ou semanas em casa, com contato social limitado, pode aumentar nosso medo e ansiedade, consequentemente afetando nossa saúde mental. 

Porém, existem maneiras indicadas pela APA (Amerian Psychological Association) de gerenciar essas emoções e sentimentos difíceis. 

Que tal passarmos por isso juntos?

Limite o consumo de notícias

É importante se manter atualizado sobre o andamento do coronavírus, mas muita exposição a informações da mídia pode levar ao aumento de ansiedade. Os psicólogos recomendam equilibrar o tempo gasto em notícias e mídias sociais com outras atividades não relacionadas à quarentena ou isolamento, como ler, ouvir música, curtir seu bichinho de estimação, descobrir um novo hobby e aprender um novo idioma

Quem sabe não voltamos com muitas histórias legais para compartilhar?

Crie e siga uma rotina diária

Manter uma rotina diária pode nos ajudar a preservar um senso de ordem e propósito em nossas vidas. 

A dica é incluir atividades diárias regulares, como trabalho, exercício e aprendizado, mesmo que devam ser executadas remotamente. 

Lembrando sempre em se alimentar corretamente, dormir bem e hidratar-se!

Fique virtualmente conectado com os outros

Procure mandar mensagem de texto, telefonar e fazer chamadas de vídeos com seus amigos e familiares.  

Se você estiver triste ou ansioso, tente usar essas ferramentas como oportunidade de interação para conversar sobre suas emoções. 

Entre em contato com aqueles que você conhece que estão em uma situação semelhante.

Use estratégias psicológicas para gerenciar o estresse

Examine suas preocupações e tente ser realista em sua avaliação da preocupação, bem como em sua capacidade de lidar com isso. Tente não entrar em pânico, concentre-se no que você pode fazer e aceite as coisas que não pode mudar. 

Você também pode optar por baixar aplicativos para smartphones que oferecem exercícios de atenção e relaxamento. Por exemplo, o PTSD Coach é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Centro Nacional de PTSD e pelo Centro Nacional de Telessaúde e Tecnologia do Departamento de Defesa. Ele contém recursos de enfrentamento e resiliência, como exercícios para respiração profunda, imagens positivas, relaxamento muscular e muito mais.

Focar nas razões altruístas de distanciamento social, quarentena ou isolamento também pode ajudar. Lembre-se de que, ao tomar essas medidas, você reduz a possibilidade de transmitir o COVID-19 e protege os mais vulneráveis.

Juntos, vamos passar por isso!

Lembre-se:

Com nosso cenário atual, é normal sentir-se ansioso, mas se você tiver sintomas de estresse extremo, procure ajuda de um profissional da área e se necessário, considere realizar psicoterapias on-line neste momento.

Pessoas com ansiedade ou medo causados pela pandemia do coranavírus, também podem procurar atendimentos psicológicos gratuitos. Em Curitiba, o atendimento é feito por telefone (41) 3350-8500. Segundo a Prefeitura, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

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