Blog

CDI

24 jun 20

Educação Financeira Investimento

Glossário Financeiro – O que é taxa CDI?

Já falamos de índices que quantificam a inflação como o IPCA e o IGP-M e também sobre a taxa Selic, a taxa básica de juros. Esta semana, nosso glossário financeiro se dedica a explicar o que é o CDI, termo comum para quem tem investimentos em renda fixa. Confira: 

O que quer dizer CDI? 

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário.

Como o CDI funcina? 

Na prática, o CDI é a taxa do empréstimo que os bancos fazem entre si para fechar seu saldo diário positivo. Diariamente, os bancos precisam depostiar valores numa conta do Banco Central e, quando falta alguma coisa, eles emprestam de outro banco para chegar neste valor. 

E quanto é a Taxa do CDI? 

A Taxa do CDI acompanha diretamentamente a Taxa Selic. 

Esta operação de empréstimo diário, não precisa necessariamente ser feita entre bancos, pode ser feita também a partir de títulos públicos que, normalmente são indexados pela Taxa Selic. Assim, o CDI acompanha este valor para não ser nem mais vantajoso e nem menos, neste processo diário de liquidação dos bancos. 

Mas no que o CDI interfere em nosso dia a dia?

A Taxa CDI é o indexador de alguns produtos de Renda Fixa como CDB, LCI, LCA e LC. Na modalidade pós-fixados, vários destes produtos pagam a rentabilidade a partir de um percentual da Taxa do CDI. Assim, se a taxa varia, para cima ou para baixo, esta rentabilidade muda. 

O que é 100% do CDI? 

Quer dizer que aquele produto de investimento paga em rentabilidade o valor que o CDI tiver no prazo de vencimento. Da contratação do produto até o pagamento dos rendimentos, este valor por de variara para cima ou para baixo, de acordo com a mudança da taxa. 

Gostou do nosso glossário financeiro? Tem dúvidas de outros termos? Pergunte nos comentários e nos ajude a deixar o conteúdo mais relevante para você.

Este post foi escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas  as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

Black Friday

12 nov 20

Black Friday: dicas para aproveitar as promoções e evitar golpe

Black Friday – Se você é dos que passam o ano todo esperando novembro chegar para comprar aquele eletrônico, eletrodoméstico […]

Ler mais
Novo Portal de Parceiros

21 out 20

Novo Portal de Parceiros: conheça a ferramenta que vai facilitar seu dia a dia e melhorar suas vendas

Novo Portal de Parceiros – No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. E nada melhor para otimizar o seu tempo […]

Ler mais
Investimentos LCI

19 ago 20

Investimentos: o que é LCI?

Nossa editoria de investimentos está se dedicando a falar sobre Renda Fixa. Já descrevemos tudo sobre CDB e, hoje, o […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br