Blog

Investimentos

26 ago 20

Investimento

Investimentos: ainda dá tempo de começar a investir em 2020?

Sempre dá tempo para começar! Falamos há algumas semanas sobre Renda Fixa e explicamos dois produtos que podem ser uma excelente porta de entrada para o mundo dos investimentos: o CDB e a LCI. Mas, para quem está dando os seus primeiros passos, além de conhecer os produtos e as projeções de ganhos temos algumas dicas para os investidores de primeira viagem: por onde começar? 

Organize seu orçamento separando parte para investir. 

Dinheiro é algo que é difícil de sobrar, não é mesmo? Então a mentalidade para quem quer começar a investir é de que é necessário fazer sobrar. Ou melhor, da mesma forma que separamos dinheiro para as obrigações financeiras como contas e boletos, precisamos separar uma parte para nós mesmo. 

O recomendado pelo educadores financeiros é reservar 20% do seu rendimento mensal para investir. Mas, sabendo que de início isto pode ser complicado, comprometa-se a sempre reservar um percentual que é possível a sua realidade. Mesmo que pareça pouco, o importante é começar.

A recorrência é mais importante que o valor.  

Torne investir um hábito. Ao encontrar um valor possível para reservar para seus investimentos, repita isto mensalmente. Aportes recorrentes, independentemente de qual seja o produto, ajudam a aumentar seus ganhos já que há a ação dos juros sobre juros. Depois que investir se tornar um hábito e você ver os primeiros resultados, vai se empolgar para sempre aportar mais. 

O prazo é importante.

Ao começar a investir tenha em mente quando você quer utilizar o dinheiro. Se você precisa do dinheiro em um curto espaço de tempo, ou precisa ter ele disponível o tempo todo, você terá que investir em produtos que tenham vencimentos curtos e liquidez. Se não precisar do dinheiro tão cedo, poderá escolher produtos que tenham prazos de vencimento mais extensos.

Normalmente, quanto mais tempo você deixa o dinheiro investido, maior é a rentabilidade daquele investimento, entretanto, nada adianta você escolher um investimento de longo prazo e, precisar do dinheiro antes do vencimento. 

Fique atento aos riscos. 

Você está aberto a correr riscos para ganhar mais? É uma pergunta que precisa ser respondida e tem a ver mais com o seu perfil e grau de conhecimento sobre investimentos do que necessariamente com o valor que deseja investir.

Se está iniciando, o conselho é buscar produtos de Renda Fixa para seus primeiros passos, já que eles são de baixíssimo risco. Se você já tem uma reserva financeira e está disposto a arriscar mais para obter maior rentabilidade, existem outros produtos que podem compor sua carteira. 

Construa uma reserva emergência com segurança. 

Só de passos para investimentos mais arrojados depois de construir sua reserva de emergência. Ela deve conter seis meses de seus gastos mensais e, estar o tempo todo disponível, ou seja, aplicada em algum investimento que tenha liquidez diária. Se a emergência aparecer são a estes recursos que você vai recorrer. 

Que tal seguir estas dicas e dar seus primeiros passos para começar a investir? 

Este foi um post escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira.

Recomendações

Comentários

Mais posts

organize-seu-orcamento-pessoal

Um passo de cada vez: organize seu orçamento pessoal com a regra 50/30/20

Da mesma maneira que uma empresa separa de seu orçamento geral limites de gastos para cada setor e departamento, em nossa vida pessoal o segredo para estar em dia com suas finanças é fazer o mesmo: estabelecer um teto de gastos para cada categoria.

Ler mais
Mais tempo em casa

Mais tempo em casa: dicas para tornar esse ambiente mais confortável e funcional.

Devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade de isolamento social, precisamos permanecer mais tempo em casa. Muitas pessoas passaram […]

Ler mais
Pix

02 set 20

Pix

Pix é revolução bancária: entenda o novo sistema de pagamentos do Banco Central

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central (BC), promete ser uma revolução no sistema bancário brasileiro e você […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br