Blog

Investimentos LCI

19 ago 20

Educação Financeira Investimento

Investimentos: o que é LCI?

Nossa editoria de investimentos está se dedicando a falar sobre Renda Fixa. Já descrevemos tudo sobre CDB e, hoje, o tema é LCI. 

O que é LCI? 

Letras de Crédito Imobiliário. Na prática, ao investir em LCI você está emprestando o dinheiro para um banco que utilizará estes recursos em seus produtos de financiamento e crédito imobiliário.

Assim, os dois lados ganham: quem investe recebe o rendimento prometido na contratação da LCI e o banco capta recursos para realizar empréstimos imobiliários para seus consumidores. 

Qual a rentabilidade de uma LCI? 

O valor da rentabilidade de uma LCI varia de acordo com seu emissor. Porém, como todo produto de Renda Fixa, o investidor já tem a previsibilidade de quanto vai ganhar na data final de seu investimento quando começa a investir.

E, a grosso modo, é comum também que a rentabilidade de produtos de longo prazo sejam maiores dos que os de curto prazo: quanto mais tempo investido, mais vantajoso é o rendimento. 

Qual é a diferença de uma LCI pós-fixada e prefixada? 

Uma LCI pós-fixada tem o seu rendimento baseada em um indicador, como o IPCA ou a Taxa CDI. Isso quer dizer que, ao ano, essa LCI pagará um percentual deste indicador, por exemplo 100% do CDI. Porém, o valor deste indicador pode variar para cima ou para baixo durante o prazo de investimento. 

Uma LCI prefixada pagará um valor fixo, ao ano, independente do que acontecer. 

Há a incidência de impostos para investir em LCI? 

A grande vantagem da LCI é que ela é isenta de Imposto de Renda. Ou seja, diferente de outros produtos de Renda Fixa, não há incidência de IR sobre os rendimentos. Há cobrança de IOF para resgates antes dos 30 dias da aplicação.

Porém, é muito difícil que LCI permitam o resgate em um prazo tão curto de tempo.

Qual é o prazo para o resgate de uma LCI? 

O prazo de resgate de uma LCI varia de acordo com o banco emissor. Porém, comparados com outros produtos de Renda Fixa é comum que as LCI tenham menos liquidez do que os CDBs, por exemplo.

Assim, se o produto pode trazer mais ganhos já que não há a incidência de impostos sobre o rendimento. É necessário ao investidor planejamento prévio, sabendo o dinheiro precisará ficar mais tempo investido e só poderá ser resgatado no vencimento do título. 

A LCI é uma opção de produto de Renda Fixa, com rendimento maior que a poupança e a vantagem de ser isenta de Imposto de Renda. Uma boa opção para quem está começando a investir ou quer diversificar os seus investimentos.

Este foi um post escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira.

Recomendações

Comentários

Mais posts

Saia do vermelho

Saia do vermelho: 9 dicas para quitar as dívidas e organizar as finanças.

Saia do vermelho – As dívidas, infelizmente, são uma realidade para muitos brasileiros. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional […]

Ler mais
saude-mental-isolamento-social-banco-bari

01 abr 20

Vamos cuidar da nossa saúde mental

Passar semanas em casa, com contato social limitado, pode aumentar nosso medo e ansiedade. Porém, existem maneiras indicadas pela APA de gerenciar essas emoções e sentimentos difíceis.

Ler mais

04 fev 20

Por que pode ser uma boa hora para comprar um imóvel?

Nos últimos anos, devido a maior crise econômica da história brasileira, foi mais vantajoso manter dinheiro aplicado e pagar aluguel […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br