O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Organize seu orçamento por prioridades!

10 DEZ 20
Organize seu orçamento por prioridades!
COMPARTILHE

Economizar é preciso. Mas nem sempre é fácil saber de onde tirar.

É consenso entre educadores financeiros que o conselho “gaste menos” não é efetivo. O correto a se pensar é usar o seu dinheiro com o comprometimento de um equilíbrio, contemplando suas necessidades atuais, eventuais desejos de consumo e, sempre, pensando no futuro. 

Assim, por mais que já tenhamos falado algumas vezes neste blog sobre equilíbrio financeiro e a organização do seu orçamento pessoal, sempre é bom retomarmos a este assunto: como organizar minhas finanças de um jeito inteligente? A resposta é estabelecendo prioridades. 

1 - Necessidades básicas vêm primeiro. 

Abraham Maslow, psicólogo americano, publicou em 1957 um estudo que ordena as necessidades de um ser humano. Na base, primordialmente, encontram-se as necessidades fisiológicas, sendo estas as primeiras que devemos suprir para sobrevivermos. Em nosso orçamento, a hierarquia é a mesma: custos fundamentais de alimentação, vestuário e moradia devem ser nossa prioridade máxima. 

Mas, atenção! Não podemos confundir necessidade com desejo. Vestir-se é diferente de comprar roupas toda a semana. Alimentar-se é diferente de pedir delivery de restaurante caro todos os dias! Cabe o bom senso. 

2 - Necessidades importantes são o próximo passo. 

Depois das necessidade básicas e fundamentais para sobrevivermos, elencamos aquelas que são muito importantes para garantirmos uma vida prática, saudável e tranquila. Todos os custos fixos da casa, despesas com telefonia, internet, combustível, transporte e educação entram nesta categoria. Elas precisam existir e dificilmente deixarão de tomar parte de nosso orçamento, mas precisam ser controladas e planejadas com cuidado, evitando desperdícios e extravagâncias. 

3 - Cuidar do presente nos fazer sonhar com o futuro. 

É preciso pensar no amanhã. E, financeiramente, ele pode ser pior do que é hoje. Assim, é necessário sempre separar parte do orçamento para uma reserva financeira. Guardar, mensalmente, parte de seu dinheiro prevendo imprevistos futuros garante tranquilidade. Se este imprevistos não vierem, melhor ainda.

4 - Desejos de consumo nos mantém motivados. 

Como última prioridade e dentro daquilo que sobrou do orçamento, entram nossos desejos de consumo. Sejam aqueles de longo prazo, quando queremos comprar algo de alto valor como trocar de carro ou fazer uma viagem. Ou, seja aquela nossa recompensa ou pequeno agrado que fazemos a nós mesmos. Para ambas são preciso duas coisas: planejamento e controle. 

Planejamento, para ter em mente quais são nossos desejos e como vamos conquistá-los, traçando metas reais para alcançar a estas conquistas. E controle para que as pequenas recompensas sejam dosadas de acordo com a nossa realidade. É aqui que muita gente desliza e compromete o orçamento das outras prioridades. 

Seguindo esta ordem de prioridades, podemos ter uma vida financeira mais equilibrada e sadia, garantindo que, com o que temos, suprimos desde nossas necessidades fundamentais até a nossos desejos de consumo. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.