Blog

Reforma em apartamento

20 ago 20

Crédito Reformas

Reforma em apartamento: 9 dicas para você fazer a sua com mais tranquilidade

Reforma de apartamentos - Realizar reformas é sempre complicado e sem um bom planejamento, pode gerar gastos acima do previsto e muitas dores de cabeça. As reformas em apartamentos, além de todos os problemas comuns, tem especificidades que se não observadas, podem gerar sérios atrasos no cronograma e até impossibilitar a continuidade das obras. 

Para minimizar esses riscos, separamos 9 dicas para você começar a reforma do seu apartamento do jeito certo e passar por ela com sucesso. Vamos lá?

1 - Defina um objetivo

Entender o seu objetivo é indispensável. Sua reforma visa melhorar o valor de avaliação para venda do seu imóvel ou pretende usufruir das renovações morando no apartamento? 

Entender e definir esse objetivo vai ajudar no planejamento e a decidir o melhor caminho para o seu projeto. 

2 - Faça um bom planejamento e orçamento

Começar uma obra ou reforma sem planejamento e orçamento definidos é um erro grave e muito comum. Sem isso, o risco de encontrar imprevistos, contratempos e gastos extras é muito maior. 

Por isso, comece fazendo um bom projeto, que especifique as áreas do apartamento que quer renovar, o prazo, os materiais necessários e os profissionais que precisará contratar. Considere também o seu orçamento disponível para realizar tudo isso e, se possível, tenha uma reserva para os imprevistos, que sempre acontecem. 

3 - Defina prazos reais

Na hora de planejar, defina prazos reais, que podem de fato ser cumpridos sem correria e considere possíveis atrasos. Consulte o calendário e as datas comemorativas no período, principalmente se você vai continuar morando no mesmo espaço da reforma. 

Tente sempre estar preparado para os imprevistos. O ideal é deixar uma margem de algumas semanas extras no final do prazo determinado. 

4 - Atenção para as permissões e autorizações do condomínio 

É normal os condomínios terem regras sobre a realização de obras e reformas nos apartamentos. A maioria dos edifícios tem normas sobre fechamento de varandas, por exemplo. Consulte o síndico ou gestor do condomínio para entender as regras específicas do seu e veja se seu projeto está de acordo com essas normas. 

Em 2012, após desabamentos ocorridos no Rio de Janeiro causado por obras irregulares, foi criada a Norma de Reformas da ABNT que estabelece que todas as reformas que alterem o imóvel devem ter o projeto aprovado pelo condomínio, com apresentação do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e por um arquiteto responsável pelo projeto. 

5 - Cuidado com os horários permitidos

Também é preciso observar as datas e horários permitidos para obras, que são específicas do prédio ou condomínio do seu apartamento. Essa verificação é muito importante, já que o descumprimento da regra pode gerar advertências e até multas. 

6 - Converse com vizinhos que reformaram 

Antes de começar a reforma e até o planejamento, converse com vizinhos, amigos e familiares que já realizaram reformas em apartamentos. Pergunte sobre os desafios enfrentados, pegue dicas e entenda os erros cometidos. 

Ter essas informações de antemão podem te ajudar e muito no planejamento e até alterar o projeto, para evitar problemas e gastos desnecessários. 

7 - Mantenha a área em reforma limpa

Acumular entulho das obras é um erro muito comum, que pode atrapalhar o andamento da reforma. Além disso, é preciso saber o que fazer com o lixo gerado ao final de cada dia. 

O descarte incorreto dos entulhos da obra do seu apartamento no condomínio pode gerar multas pela desordem. Por isso, descubra os dias e horários corretos para o descarte e, se possível, escolha um dos profissionais da obra para ficar responsável por manter tudo em ordem. 

8 - Crianças e pets

Se você vai continuar morando no apartamento com a sua família durante a reforma é preciso observar alguns fatores de segurança para evitar acidentes, principalmente se você tem crianças e animais de estimação em casa. 

Mantenha os pequenos longe das áreas em reforma e das ferramentas. Se possível, instale portas de segurança para impedir que eles acessem esses locais. 

No caso dos pets, o barulho e as pessoas estranhas podem gerar muito estresse e até tentativas de fuga. Considere pedir a algum amigo ou familiar para ficar com seu bichinho durante o período das obras. 

9 - Atenção para as instalações elétricas e hidráulicas

Isso vale tanto na hora de colocar tomadas e torneiras suficientes e no lugares corretos, como para ter atenção na hora de furar ou quebrar paredes que contêm instalações. 

Imagina o contratempo na sua obra, caso seja necessário quebrar uma parede pronta para instalar mais tomadas ou canos. Evite isso com planejamento e seguindo o projeto. 

E na hora de decorar ambientes, atente-se para onde está utilizando a furadeira e outras ferramentas, cortar ou furar canos e instalações elétricas, além de contratempos pode causar acidentes sérios. 

Seguindo essas dicas, a reforma no seu apartamento vai sair do papel e ser muito mais tranquila.

Quer começar a renovação do seu imóvel, mas não tem o orçamento necessário? A gente te ajuda. Temos uma Linha de Crédito Flexível perfeita para quem quer reformar. Faça uma simulação sem compromisso. 

Curtiu esse conteúdo? Tem alguma outra dúvida? Então deixe seu comentário. Não esqueça de acompanhar sempre as nossas postagens por aqui e seguir Banco Bari nas redes sociais. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

saude-mental-isolamento-social-banco-bari

01 abr 20

Vamos cuidar da nossa saúde mental

Passar semanas em casa, com contato social limitado, pode aumentar nosso medo e ansiedade. Porém, existem maneiras indicadas pela APA de gerenciar essas emoções e sentimentos difíceis.

Ler mais

Um passo de cada vez: anote seus gastos diários.

Anotar seus gastos diários é uma das formas de estabelecer o controle de suas despesas e descobrir qual é sua […]

Ler mais
Open banking

O que é open banking?

Entenda o sistema que promete transformar o mercado financeiro. Já ouviu falar em open banking? O termo que volta e […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br