Todo início de ano é época de organizar os documentos e fazer
a declaração de Imposto de Renda.
Uma dúvida comum é em relação a empréstimos com
garantia de imóvel.
É um tipo de crédito no qual você fornece um imóvel como garantia. Em troca, tem até 60% do seu valor, com taxas de juros a partir de 0,85% ao mês.
Acesse o programa da Receita Federal e entre na aba “Bens e Direitos”. Clique em “Novo” para adicionar uma informação .
Insira o valor quitado no financiamento — não interessa o valor do bem atualizado.
Se o empréstimo com garantia de imóvel já tiver sido declarado no ano anterior, as parcelas pagas devem ser somadas ao valor declarado antes.
Indique os detalhes do empréstimo, especialmente, que é do tipo com garantia de imóvel, qual foi o valor da entrada, o total de parcelas e quantas já foram pagas.
Preencha o formulário da mesma forma, já que o que vai mudar é o valor total pago.
Como o bem está sendo refinanciado, ele não deve ser declarado na ficha “Dívidas e Ônus Reais”. Ele sempre deve ser incluído em “Bens e Direitos”.
#bancobari
Inclua o código referente ao bem. Se for apartamento, é 11. Se for
casa, é 12.
Coloque também informações como endereço,
matrícula do imóvel e área.