O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

11 perguntas e respostas sobre cartão virtual

15 DEZ 21
COMPARTILHE

Descubra o que é, como funciona e se é seguro utilizar o serviço de cartão virtual em suas compras na internet.

As compras virtuais vêm crescendo nos últimos anos e, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), ganharam força durante a pandemia, atingindo R$ 135,12 bilhões no segundo trimestre de 2021, um aumento de 46,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Da mesma forma, cresceram também as tentativas de golpe pela internet. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, nos últimos 12 meses, 6 em cada 10 pessoas sofreram algum tipo de fraude financeira on-line. Já são mais de 16 milhões de vítimas no Brasil, o que representa um crescimento de 28% em relação ao ano de 2019. 

Uma das formas mais eficazes de continuar utilizando a comodidade das compras pela internet, evitando os riscos dos golpes financeiros é utilizando um cartão virtual. Mas você sabe como funciona esse serviço? Se tem custos? É seguro mesmo? Para descobrir essas e outras informações, continue a leitura. 

1 - O que é cartão virtual? 

O cartão virtual é uma extensão do seu cartão de crédito tradicional, mas com uma numeração, data de validade e CVV (Valor de Verificação do Cartão) próprios. Ambos os cartões dividem o mesmo limite liberado pela instituição financeira, sendo que o cartão virtual só pode ser utilizado para compras realizadas pela internet. 

2 - O cartão virtual tem algum custo? 

Não. Os cartões virtuais são emitidos de forma gratuita pelas instituições onde você já possui um cartão de crédito com limite liberado. 

3 - Quais as diferenças entre o virtual e o meu cartão comum? 

A principal diferença é que o cartão virtual não possui um plástico, uma versão física para ser utilizada fora de ambientes virtuais. Além disso, a possibilidade de excluir e gerar um novo cartão, com CVV diferente, favorece a segurança nessas transações on-line. 

4 - O cartão virtual é seguro? 

Sim. Para compras on-line é, inclusive, mais seguro que o cartão físico. Já que, caso desconfie de alguma transação, você pode simplesmente cancelar o cartão virtual, sem a necessidade de aguardar que um novo cartão físico seja enviado para a sua casa. 

5 - Como faço para utilizar essa função? 

Você precisa verificar se o seu banco já disponibiliza a função. Além disso, a maioria das instituições disponibilizam o serviço apenas para quem possui cartão de crédito. Se esse for o seu caso, basta acessar o aplicativo da instituição e buscar pela área de cartões para criar o seu cartão virtual.  

Ilustração mostra um humanoide de cabelos curtos castanhos, de blusa branca e calça preta, interagindo com um celular gigante onde aparece um cartão de crédito preto e uma nota de compras saindo pela parte superior do celular.
Os cartões virtuais tornam as suas compras pela internet mais seguras. 

6 - Quando vale a pena usar o cartão virtual? 

O cartão virtual é indicado para pessoas que fazem compras pela internet de forma frequente. Também é uma boa solução para quem teme informar o número do cartão físico em transações on-line, já que você pode excluir o cartão virtual após cada compra e gerar um novo cartão sempre que precisar, sem custo. 

7 - Como faço o pagamento das compras realizadas no cartão virtual? 

As compras feitas com o cartão virtual são geradas normalmente na mesma fatura do cartão de crédito físico que você já recebe. 

8 - Posso pagar qualquer compra on-line com ele? 

Sim, é possível pagar a maioria das compras on-line com o cartão virtual. É preciso atenção apenas com as assinaturas de serviços como streams, jornais ou qualquer outra que faça cobranças mensais. Se você cancelar o seu cartão virtual, será preciso atualizar no site do serviço de assinatura sempre que pedir um novo. 

9 - Posso utilizar o cartão virtual em lojas físicas? 

Não. O cartão virtual só pode ser usado em lojas on-line e aplicativos, já que não possui um plástico que possa ser utilizado em maquininhas. 

10 - Perdi meu cartão de crédito físico, posso continuar usando meu cartão virtual? 

Sim, você pode seguir utilizando o seu cartão virtual ou emitir um novo mesmo enquanto aguarda o reenvio do seu cartão de crédito físico. 

11 - Posso cancelar meu cartão virtual? 

Sim, basta acessar a área de cartões do aplicativo do seu banco e fazer a exclusão. 

Cartão virtual Banco Bari

Sim, clientes da Multiconta Bari que possuem Baricard Elo com crédito liberado já podem utilizar a função cartão virtual! Para criar o seu, basta acessar o aplicativo Banco Bari e segui o passo a passo: 

  • Clique em “Cartões”;
  • Selecione as opções “Cartão de crédito virtual” e “Criar cartão virtual”;
  • Digite sua senha e pronto, seu cartão foi criado.

Ainda não tem a sua Multiconta Banco Bari? Baixe o aplicativo e abra a sua agora mesmo. É totalmente gratuita!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.