O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Segurança Digital

Black Friday: compare preços e cuidado com os golpes financeiros

11 NOV 21
COMPARTILHE

Para aproveitar de verdade as promoções, é preciso atenção na hora de comparar preços e escolher os produtos e vendedores

 

A Black Friday, que acontece todos os anos na última sexta-feira de novembro, é um momento muito aguardado pelos compradores de plantão. Algumas pessoas aguardam o ano inteiro para comprar itens com desconto durante esse período. 
 

No entanto, essa época também é conhecida pelas ofertas falsas e tentativas de golpe de todos os tipos. Por isso, é importante que você tome alguns cuidados para evitar sair no prejuízo ao invés de economizar.  

 

Como comparar preços e evitar as promoções falsas?

A Black Friday é uma excelente oportunidade para comprar eletrônicos, eletrodomésticos, peças de vestuário ou qualquer outro item por valores mais baixos ou condições especiais de parcelamento. 

Infelizmente, é muito comum encontrar lojistas tentando aproveitar a busca mais intensa por produtos para divulgar “promoções” com grandes descontos, mas que, quando observadas com atenção, o preço inicial do produto é colocado muito acima do valor de mercado. Nesses casos, o valor final acaba ficando muito próximo ao valor normal do ítem. Esse é o famoso “tudo pela metade do dobro”. 
 

Para evitar cair nessas promoções enganosas é indispensável que você faça uma comparação de preços dos ítens que deseja comprar. Existem sites e aplicativos que ajudam nessa missão. Até mesmo jogar o nome do produto no Google já irá trazer algumas comparações entre várias lojas que vendem o ítem. 
 

Para produtos mais caros e que demandam um planejamento maior, vale a pena até iniciar a pesquisa meses antes da Black Friday e fazer um registro dos preços. Dessa forma, você poderá identificar uma boa promoção muito mais rápido. 
 

Como evitar os golpes financeiros?

De acordo com a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude em diversos segmentos, as práticas de fraude devem crescer 52% na Black Friday deste ano. Para evitar entrar nessa estatística, é indispensável se manter atento aos principais tipos de tentativas de golpes praticados nesse período: 

 

Sites falsos

Os fraudadores imitam sites famosos para que possam praticar golpes, seja através de produtos pagos e não entregues, seja roubando dados dos clientes. 

Para evitar: confira a URL dos sites antes de informar seus dados ou finalizar a compra, verifique os selos e o cadeado, teste a página com um verificador de sites ou ainda, cheque sempre avaliações on-line e contatos da empresa 

 

Golpe do link falso

Um golpe em que normalmente ofertas muito atrativas chegam por e-mail ou redes sociais como iscas para que os usuários informem seus dados como número de CPF, conta, cartões e senhas. Essas mensagens também podem instalar vírus e aplicativos que roubam seus dados por meio de links maliciosos, permitindo os golpistas acessarem todas as suas contas.

Como evitar: desconfie de mensagens que você não solicitou ou aprovou, e de ofertas em que o desconto é tentador demais. Fique atento ao e-mail do remetente, empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br. Em caso de links, confira se o endereço da página corresponde ao correto. Em caso de dúvida, nunca clique.

 

Ilustração mostra um cenário lúdico com um cartão Bari Elo Grafite gigante e algumas moedas enquanto um homem caminha com um carrinho de compras.

 

Phishing

É um golpe praticado através da criação de e-mails ou sms que parecem legítimos e usam táticas de intimidação para induzir a confirmação de dados sensíveis.

Para evitar: não abra e-mails e anexos desconhecidos e não clique em links suspeitos. Se estiver em dúvida se um e-mail é realmente da loja onde pretende comprar, ligue para os canais oficiais e confirme as informações.

 

Boleto falso

Esse golpe pode ser praticado de várias formas como alteração do código de barras, criação de páginas falsas para download dos boletos adulterados e envio de boletos falsos por e-mail. 

Para evitar: atente-se ao código de barras! Os números devem ser exatamente iguais, tanto na parte superior como na inferior do boleto. Sempre confira o nome e CPF/CNPJ do beneficiário do valor e não estando de acordo, não realize o pagamento. No caso de compras em lojas online, priorize outros métodos de pagamento que não envolvam boletos, mas caso seja necessário, nunca baixe boletos de e-mails, WhatsApp ou sms. É mais seguro fazer o download do boleto diretamente da área de pagamento da loja onde realizou a compra.
 

Contactless

É baixa a possibilidade de alguém aproximar uma maquininha ao seu cartão contactless e a transação ser aprovada, contudo, indivíduos mal intencionados, aproveitam a grande movimentação de pessoas nos centros comerciais, especialmente nas lojas com maior movimento e muitas vezes até nas ruas conhecidas pelo seu intenso comércio local, podem tentar valer-se da grande aglomeração e aproximar as maquininhas o suficiente para capturar uma compra, por isso, neste locais tenha muito cuidado e se puder manter seu cartão bloqueado e somente desbloqueá-lo no momento da compra, reduziria bastante o risco. 

Lembre sempre: Prevenção é a melhor solução.

 

Black Friday Banco Bari + Cuponeria 

Clientes Bari poderão aproveitar a Black Friday com tranquilidade e contar com descontos de verdade graças a parceria com a Cuponeria. Serão disponibilizados mais de 7000 vouchers de diversos valores, além de descontos e cashbacks. 

Se você já tem a sua Multiconta no Banco Bari, fique atento ao seu e-mail cadastrado para receber as ofertas exclusivas. Se você ainda não é cliente, aproveite para abrir a sua conta digital sem nenhum custo e aproveitar todas as vantagens! Baixe o aplicativo Banco Bari no seu celular e siga o passo a passo do cadastro. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.