Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesO empréstimo com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Até R$ 5 milhões para usar como quiser e pagar em até 20 anos.
Conheça o Produto2ª via do boletoEmpréstimo para pagar dívidasEmpréstimo para capital de giroEmpréstimo para construção e reformaCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinA forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.
Você já deve ter ouvido notícias sobre a queda ou aumento da Taxa Selic, mas já parou para entender o que ela quer dizer e quais são seus reais impactos em nosso dia a dia? Nosso glossário financeiro desta semana é sobre a Taxa Selic.
A sigla Selic quer dizer Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Na prática, ele é um sistema fechado em que as instituições financeiras negociam títulos públicos do tesouro. Ele é diferente da Taxa Selic.
A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É a taxa que o governo paga quando pega dinheiro emprestado - normalmente, a partir da emissão de títulos do tesouro. Ela tem como função principal o controle da inflação.
A remuneração de diversos investimentos são atreladas à taxa Selic. Títulos do Tesouro Direto, chamados de Tesouro Selic, são afetados diretamentamente pelo percentual da taxa. Assim como a rentabilidade da poupança, que, hoje, é 70% do valor da Taxa Selic.
Aplicações de renda fixa também tem sua rentabilidade afetada já que, a maioria é atrelada ao CDI, Certificado de Depósitos Interbancários, que acompanha o valor da Taxa Selic.
Ela é dividida em duas a Taxa Selic Over e a Taxa Selic Meta.
A Taxa Selic Over é utilizada entre os bancos para o financiamento de pequenos empréstimos diários feitos para a liquidação de valores obrigatórios ao Banco Central. O valor que deste empréstimo é atrelado a taxa que o governo paga para emprestar dinheiro e, corresponde a Taxa Selic Over.
A Taxa Selic Meta é aquela que vemos divulgada constantemente nos noticiários de economia. Ela é a conhecida como a taxa básica de juros de nossa economia. E, na prática, é o que o governo paga para quem empresta dinheiro a ele, por meio de títulos do tesouro.
A Taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária, o Copom, órgão do Banco Central.
A cada 45 dias, são realizadas reuniões em que os membros deste comitê analisam indicadores econômicos relacionados a inflação, contas públicas, atividades produtivas e operações do mercado. A partir das discussões, são tomadas as estratégias para a definição da taxa.
O aumento e a diminuição da taxa Selic estão relacionados às estratégias para aquecer ou desacelerar a economia. Se a Taxa Selic diminui, o crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a diminuir as taxas de juros e com isso pegar dinheiro emprestado fica mais tentador, o que por consequência, faz com que a inflação suba, já que temos mais dinheiro circulando.
Do contrário, dificultar o acesso de crédito, aumentando a taxa Selic, pode frear a economia, já que, com menos dinheiro circulando e as pessoas tendo menos possibilidades de emprestar dinheiro, o mercado abaixo o valor dos produtos, o que faz com que a inflação diminua.
Para conferir o valor da taxa Selic atual, clique no link e acesso ao site do Banco Central.
Por mais que Taxa Selic seja a taxa básica dos juros, vários produtos de crédito do mercado financeiro possuem valores mensais e anuais superiores a Taxa Selic. Isso se dá pela particularidade de cada produto, análise de risco de inadimplência e garantias atreladas ao negócios.
Produtos de crédito com prazos curtos e com garantias contratuais tendem a ter juros menores, produtos de crédito com prazos mais extensos, níveis maiores de possibilidade de não pagamento e poucas garantias, possuem taxas de juros maiores.
Por tudo isso, a Taxa Selic é um importante índice de nossa economia e seus impactos são sentidos por todos em nosso dia a dia.
Veja também
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.