O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Segurança Digital

Golpe da conta emprestada

24 JUN 21
COMPARTILHE

Entenda como os fraudadores agem e proteja-se contra possíveis ataques

Todos os dias, novas modalidades de fraudes financeiras são identificadas no Brasil. Segundo o Mapa da Fraude, estudo realizado pela ClearSale, foram R$ 3,6 bilhões em tentativas de fraude apenas em 2020. Isso representou 403 tentativas de fraude por hora ou 7 tentativas por minuto. 

Uma das novas modalidades identificadas por especialistas em segurança e cada vez mais comum é o golpe da conta emprestada

Como funciona o golpe da conta emprestada? 

Nesse golpe, os fraudadores não utilizam seus verdadeiros nomes e dados pessoais para que não sejam identificados como autores do crime. 

Com a intenção de continuar agindo, os criminosos convencem outras pessoas a emprestar uma conta bancária, com a justificativa de receber algum valor ou alegando que estão tendo dificuldades de acessar a própria conta. 

É bastante comum oferecerem ganhos financeiros pelo “empréstimo” da conta, como se estivessem alugando a conta da vítima. 

Outro modus operandi dos golpistas é convencer a pessoa a abrir uma conta em um banco e em seguida repassar as informações de acesso, cartões e senhas, também mediante o oferecimento de ganhos financeiros. 

Após receberem o acesso, os criminosos podem utilizar essas contas em esquemas de fraude e lavagem de dinheiro. Nesses casos, qualquer movimentação indevida fica registrada no nome da vítima que emprestou, alugou ou abriu uma conta a pedido do criminoso. 

Ilustração mostra pessoas com capuz com uma vara de pescar coletando dados de um celular, cercado por ícones como cartões, cadeado e pastas.
Novas modalidades de fraudes financeiras são identificadas todos os dias. Fique atento e proteja os seus dados. 

Como evitar esse tipo de golpe?

Para evitar ser vítima do golpe da conta emprestada é indispensável que você nunca empreste ou alugue a sua conta bancária para ninguém e não utilize ou repasse seus dados para abrir contas que serão utilizadas por terceiros. A melhor maneira de evitar esse e qualquer tipo de tentativa de fraude é ficar sempre atento e proteger os próprios dados.  

E caso seja vítima ou desconfie que sua conta bancária foi utilizada indevidamente, entre imediatamente em contato com a instituição financeira através de canais oficiais de relacionamento. 

Confira a área de segurança digital aqui no blog para mais dicas de como se proteger contra tentativas de fraude financeira. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.