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Etapas de contratação do home equity

18 FEV 21
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Entenda o passo a passo para solicitar empréstimo com garantia de imóvel

A modalidade de crédito com garantia de imóvel, também conhecida como home equity, está em alta no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em setembro de 2020, o volume de dinheiro concedido nesse tipo de linha de crédito cresceu 7,9% em relação ao mesmo período de 2019.

Atualmente, o volume de crédito concedido nessa modalidade está em R$ 11,37 bilhões, mas, de acordo com o Banco Central, o produto tem potencial para injetar R$ 500 bilhões em crédito. 

E os principais motivos para a grande procura deste tipo de empréstimo são:

  • Taxas mais baixas: empréstimos com garantia de imóvel oferecem os menores juros, em comparação com outras modalidades de crédito.
  • Valores mais altos: por ser uma modalidade que oferece uma garantia ao banco que concede o empréstimo, os valores liberados são mais altos.
  • Mais prazo: como esse tipo de crédito funciona como um refinanciamento, os prazos para pagamento são mais longos, podendo chegar a 240 meses.

Tudo isso é possível pois existe uma garantia na transação. A concessão de recursos mediante alienação do imóvel em contrato permite que os bancos ou instituições financeiras ofereçam aos clientes melhores condições no empréstimo. 

E justamente devido a alienação fiduciária, esse tipo de empréstimo tem algumas etapas a mais na contratação. Então, se você está pensando em contratar um home equity, mas ainda tem dúvidas sobre o processo, documentação e todo o passo a passo até a liberação dos recursos, esse conteúdo é para você. 

Etapa 1: simulação

Normalmente, os processos de contratação de empréstimos começam com uma simulação online, realizada no site da instituição onde o cliente pretende tomar o crédito. 

Nessa simulação, são solicitados dados pessoais e algumas informações básicas sobre o imóvel que será utilizado como garantia. O cliente também informa o valor que pretende tomar como crédito e as condições de parcelamento e amortização de sua preferência. 

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Etapa 2: contato do consultor de vendas

A etapa de simulação, coloca o cliente no banco de dados da instituição, após isso, a equipe de vendas entrará em contato para entender melhor a necessidade de cada cliente e dar continuidade ao processo. 

Nessa etapa, o cliente pode tirar todas as dúvidas sobre o produto e verificar se o empréstimo com garantia de imóvel é a melhor solução para as suas necessidades. Nesse caso, o consultor irá informar os próximos passos para a contratação. 

Etapa 3: cadastro e documentação

Após confirmar que o crédito com garantia de imóvel é a solução ideal, chegou a hora de enviar os documentos necessários e autorizar as consultas aos birôs de crédito para análise. 

Algumas empresas trabalham com o preenchimento de uma ficha cadastral. É o preenchimento e a assinatura desta ficha que irá permitir as consultas necessárias. 

A lista de documentos necessários varia conforme a instituição e também conforme o tipo de contratação e se será feito por Pessoa Física ou Jurídica. 

Aqui no Bari, tudo será detalhado para você pelos nossos consultores, que também darão suporte em caso de dúvidas ou dificuldades em conseguir documentos. 

Etapa 4: análise de crédito

Como em qualquer solicitação de crédito, será realizada uma análise completa, consultando os principais birôs de crédito e também avaliando o perfil de risco de cada potencial cliente.

O resultado dessa análise influenciará nas condições que a instituição poderá ou não oferecer para a concessão do crédito. 

Etapa 5: avaliação do imóvel e análise jurídica

Com a análise de crédito aprovada, serão realizadas a avaliação do imóvel e também uma análise jurídica. A avaliação do imóvel é realizada por empresas especializadas nesse serviço, indicadas pela instituição financeira. O custo dessa avaliação fica a cargo de cada cliente. 

Etapa 6: assinatura do contrato

Com todas as análises e avaliações realizadas, aprovadas e com todos os documentos reconhecidos, a instituição apresenta uma proposta de crédito e se estiver de acordo com as necessidades do cliente, chegou a hora da emissão e assinatura do contrato, que será protocolado no Cartório de Registro de Imóveis e, após a efetivação da alienação, o recurso é liberado para o cliente.

Crédito com garantia de imóvel: mitos e verdades.

Dito isso, o tempo médio dessa operação é de 20 dias úteis, podendo levar mais tempo, dependendo da apresentação dos documentos, das análises e, principalmente, da avaliação do imovel, que é realizada de forma independente e depende da agenda dos avaliadores. 

Aqui no Bari, temos um home equity com uma das menores taxas do mercado, a Bariflex, linha de crédito com garantia de imóvel. Que além de todas as vantagens da modalidade, também oferece maior flexibilidade na contratação e no uso dos recursos. 

Quer saber mais sobre os nossos prazos e detalhes sobre o produto? Baixe gratuitamente a cartilha Bariflex sem mistério!

Nossos consultores especializados estão prontos para tirar suas dúvidas e oferecer as melhores condições para você. Faça uma simulação agora e veja seu limite. 

E se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário e continue acompanhando as nossas postagens aqui no Bariblog. Não esqueça de seguir o Banco Bari em todas as redes sociais. 

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