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Na proposta de crédito os empréstimos com garantia de imóvel são um tipo de linha de crédito com muitas vantagens como liberação de valores maiores, taxas reduzidas e mais prazo para pagamento.
Por ser uma transação que envolve a liberação de valores que podem chegar a casa dos milhões, o processo de aprovação de crédito inclui mais etapas do que os empréstimos pessoais e consignados, por exemplo.
Por isso, a proposta comercial para solicitação desse tipo de crédito precisa conter, além das informações de cadastro e renda, dados sobre o imóvel que será apresentado como garantia no empréstimo. Essas informações são coletadas já na simulação e precisam ser comprovadas posteriormente, durante o envio da proposta.
Alguns cuidados simples na hora do envio dessa proposta, podem melhorar as chances de aprovação do crédito do seu cliente.
Separamos 6 dicas para você não errar e evitar negativas por falta de documentação ou envio de informações incorretas. Confira!
A proposta de crédito acolhida envolve o preenchimento e assinatura de uma ficha cadastral que contém a autorização de consulta ao Bacen. Essa consulta faz parte da análise de crédito e é indispensável para a liberação do empréstimo.
O preenchimento correto de todas as informações da ficha, inclusive as assinaturas, é o primeiro passo para garantir que todas as informações sobre o cliente estarão na proposta de crédito e que ele autoriza as consultas necessárias. Por isso, instrua corretamente seu cliente nesse preenchimento, retire possíveis dúvidas e confira a ficha antes de submeter na instituição.
Para que a proposta de crédito do seu cliente seja avaliada corretamente é indispensável a apresentação da Matrícula do imóvel. Um documento oficial, emitido pelo cartório de registro de imóveis da região onde fica localizado, que deve conter o histórico com informações como: localização, alterações ocorridas, hipotecas, alienações fiduciárias, transações de compra e venda e qualificação dos proprietários.
A Matrícula deve ser atualizada nas seguintes circunstâncias: primeiro registro do imóvel, fusão, averbação, requerimento do proprietário e em caso de loteamentos (para cada lote individual).
A Escritura é um documento que concede validade jurídica a uma negociação de compra e venda de um imóvel. É ela que garante o direito à propriedade ao novo dono.
Para fazer esse registro no tabelionato de notas, será necessário pagar, além das custas cartorárias normais, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é um valor devido à prefeitura do município onde fica localizado o imóvel. O valor do ITBI varia entre 2% e 3%, de acordo com a cidade e o valor do imóvel.
Importante: a apresentação da Escritura na proposta de crédito não retira a necessidade da apresentação da Matrícula do imóvel. São documentos diferentes, que trazem informações diferentes sobre a propriedade.
Pode parecer simples, mas esse é um passo indispensável para que a proposta de crédito do seu cliente seja o mais realista possível. Entender as necessidades e os motivos da busca pelo crédito, assim como conhecer as condições financeiras ajudam na hora de construir o perfil do cliente. Esse perfil será importante na hora da análise de crédito e das garantias.
Construa uma relação de confiança e sinceridade com seus clientes e garanta que as informações trocadas serão sempre verdadeiras.
Por ser uma transação com garantia, esse tipo de empréstimo permite uma maior flexibilidade na comprovação de renda. Sendo possível compor renda com cônjuges, familiares e sócios comerciais. No entanto, é preciso estar atento aos tipos de comprovantes aceitos.
Cada instituição tem regras próprias de documentação, aqui no Bari, aceitamos para comprovação de renda contracheques e extratos de movimentação bancária. Já o Imposto de Renda é aceito apenas de forma complementar, exigindo a apresentação de outro comprovante principal.
Antes mesmo de iniciar o preenchimento da ficha e a proposta de crédito, verifique se o imóvel do seu cliente realmente está dentro da área de atuação e é aceito como garantia.
As condições comerciais podem sofrer alterações e checar antes do cliente enviar todas as documentações, evita frustrações e avaliações negativas para você e para a empresa.
Seguindo essas dicas, a proposta de crédito do seu cliente terá mais chances de aprovação e a experiência dele desde a simulação, passando pelo contato com você, até a aprovação e liberação do recurso será muito melhor.
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