Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesO empréstimo com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Até R$ 5 milhões para usar como quiser e pagar em até 20 anos.
Conheça o Produto2ª via do boletoEmpréstimo para pagar dívidasEmpréstimo para capital de giroEmpréstimo para construção e reformaCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinA forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.
/
Os primeiros meses do ano são conhecidos por serem financeiramente preocupantes. Somados aos gastos de final de ano nos cartões de crédito, despesas com matrículas e materiais escolares, temos os impostos como IPVA e IPTU, típicos deste período.
Essas despesas podem chegar a triplicar os gastos mensais no primeiro trimestre e apertar bastante o orçamento familiar. Neste conteúdo, explicamos o conceito de cada um desses impostos.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado pelos estados anualmente. Por ser um imposto estadual, cabe a cada estado determinar a alíquota que será cobrada. Essa taxa pode variar entre 1,5% e 4% do valor de mercado do automóvel.
Os estados, normalmente, utilizam como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para determinar os valores de mercado dos veículos. A Tabela Fipe diferencia os veículos por marca, modelo e ano de fabricação.
Essas alíquotas também variam conforme o tipo de veículo, potência do motor, se o automóvel é nacional ou importado e tipo de combustível utilizado.
Alguns estados oferecem impostos reduzidos para veículos que utilizam eletricidade ou etanol como fonte de energia. Esse desconto é oferecido como forma de incentivar o uso desse tipo de combustível e reduzir a poluição.
Os estados também são responsáveis por determinar os calendários de pagamento, parcelamentos e as formas de cobrança do IPVA. Alguns estados disponibilizam sistemas para consulta de valores através do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), bem como o pagamento do IPVA na rede bancária utilizando esse mesmo registro.
As datas de pagamento do IPVA, geralmente, variam conforme a placa do veículo. Os sites das Secretarias da Fazenda dos estados costumam disponibilizar consulta de valores e datas de vencimento.
Por enquanto, apenas o estado do Mato Grosso prorrogou os prazos de pagamento do IPVA 2021 devido à pandemia do coronavírus. O decreto alterou o calendário de pagamentos que iniciaria em janeiro para março e agora o tributo poderá ser pago até junho de 2021.
Você pode conferir esta matéria da Infomoney sobre as datas de vencimento.
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) decidiu não cobrar o seguro DPVAT em 2021. De acordo com o órgão, ligado ao Ministério da Economia, o DPVAT tem recursos suficientes em caixa para a operação deste ano. O conselho ressalta que a isenção não afetará a validade do seguro e que quem possui valores em aberto de 2020 deve quitar as pendências.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado anualmente de proprietários de imóveis localizados em áreas urbanizadas, sejam casas, apartamentos, salas comerciais ou qualquer tipo de imóvel urbano.
O IPTU é cobrado sobre a propriedade, logo, o contribuinte pagará por cada imóvel em seu nome. O proprietário e responsável pelos pagamentos dos tributos pode ser tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica (empresa).
Se a propriedade urbana for apenas um terreno sem construção, será cobrado o Imposto Territorial Urbano (ITU). Já se a propriedade estiver localizada fora do perímetro urbano, será cobrado o Imposto Territorial Rural (ITR).
O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é um valor base, abaixo do de mercado, estabelecido pelo Poder Público, neste caso, as prefeituras.
O valor do IPTU é reajustado anualmente, de acordo com a valorização imobiliária ou eventuais mudanças na legislação municipal, no entanto, existe um limite para esse reajuste, que varia de município para município.
É possível consultar o IPTU no site da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda do município onde o imóvel fica localizado. Também é possível consultar débitos e emitir a segunda via do imposto nesses mesmos sites.
O IPTU pode ser pago à vista, nos primeiros meses do ano, ou parcelado. A maioria das prefeituras oferece descontos para pagamentos à vista e o parcelamento não tem taxas extras ou outras cobranças.
O não pagamento de impostos deste tipo também leva o cidadão a contrair uma dívida ativa, cadastro dos governos (estadual, municipal e federal), que reúne dívidas públicas como o próprio IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.
O ideal é que você mantenha uma organização financeira e se prepare com antecedência para essas despesas anuais recorrentes. Sempre que possível, aproveite os descontos oferecidos para quitação antecipada e à vista desses impostos.
No entanto, se as contas apertaram e você quer evitar a inadimplência, avalie tomar um empréstimo mais barato para quitar esses tributos e todas as contas que precisar para começar o ano tranquilo. A linha de crédito com garantia de imóvel é ideal para quem precisa quitar dívidas mais caras, pagando juros menores e com mais prazo para os pagamentos.
Faça uma simulação e confira.
Gostou deste conteúdo explicando os conceitos dos impostos IPVA e IPTU? Então, continue acompanhando as nossas postagens por aqui e siga o Banco Bari nas redes sociais.
Veja também
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.