O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

07 livros sobre educação financeira para aprender a organizar as finanças

25 OUT 21
COMPARTILHE

O conhecimento sobre finanças tem sido o aliado de muitos brasileiros durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19, tornando possível se organizar melhor financeiramente e aumentar o patrimônio por meio de investimentos 

A educação financeira é um tema que tem sido cada vez mais discutido no Brasil, principalmente, por causa da crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.

Diante desse cenário econômico de incertezas e de transformações no mercado de trabalho, muitos brasileiros têm buscado não somente economizar, mas também aprender sobre gestão financeira. Nesse cenário, livros sobre educação financeira são importantes aliados.

A educação financeira é fundamental para se ter um conhecimento mais específico sobre planejamento financeiro, investimentos, bem como aprender formas de buscar a segurança material e qualidade de vida. 

Os livros sobre educação financeira têm um papel fundamental para quem quer aprender sobre esse tema tão importante. Principalmente porque a educação financeira ainda não está na grade curricular das escolas no Brasil. 

A falta de organização e planejamento financeiro é consequência da carência desse conhecimento e tem gerado resultados negativos para a economia brasileira. 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizada em julho de 2021, a porcentagem de famílias endividadas bateu o recorde de 71%. 

O conhecimento financeiro é fundamental para organizar-se financeiramente, principalmente, para aqueles que querem sair da inadimplência.

Livros sobre educação financeira

Ilustração de mulher lendo sentada em uma pilha de livros

Os livros são fundamentais no processo de aprendizagem, e para a educação financeira isso não seria diferente. A literatura financeira tem crescido nos últimos anos com mais livros de finanças no mercado. 

Se você quer aprender a organizar seu orçamento e ter um maior conhecimento sobre educação financeira na prática, veja a seguir os principais livros que abordam esse assunto: 

1. Pai rico, pai pobre

“Pai rico, pai pobre”, escrito por Robert Kiyosaki, é um dos livros sobre educação financeira mais vendidos na atualidade. 

No livro, que narra as trajetórias de Robert e seu amigo Mike, o autor recebe dicas sobre como organizar as finanças do seu próprio pai — o pai pobre — e o pai de Mike - o pai rico. 

Apesar de serem bem-sucedidos em suas carreiras, Robert e Mike possuem visões muito diferentes de como lidar com o dinheiro por terem sido influenciados por seus pais.

Leia mais: 6 desafios para economizar dinheiro até final do ano 

2. Como organizar sua vida financeira

“Como organizar sua vida financeira”, de Gustavo Cerbasi, é considerado um dos melhores livros para organizar as finanças, sendo responsável por tornar muitos brasileiros em investidores.

O livro oferece valiosas dicas para um planejamento financeiro eficaz, que permite que o leitor controle seu orçamento e use seu dinheiro com inteligência. 

Gustavo também ensina a gastar menos e investir a diferença com sabedoria para aumentar o patrimônio.  

3. Os segredos da mente milionária

Esse clássico da literatura financeira conta a trajetória milionária do próprio autor, T. Harv Eker, e quebra os principais tabus da nossa relação com o dinheiro. 

“Os segredos da mente milionária” tem dois importantes tópicos: 

  • A mentalidade limitada das pessoas sobre o dinheiro;
  • Como pensar e lidar com o dinheiro de maneira inteligente e eficaz por meio dos 17 arquivos de riqueza.
     

O livro traz aplicações práticas desses 17 arquivos e ainda ensina sobre o relacionamento saudável das pessoas ricas com o dinheiro. 

4. O homem mais rico da babilônia

O best seller do autor George Clason, com mais de 2 milhões de cópias vendidas no mundo, conta a história de Bansir e é ambientado na Babilônia.

Bansir é um construtor de carruagem que, apesar de ganhar uma boa remuneração com seus serviços, não consegue dar o salto para a riqueza. Clason ainda faz um paralelo entre a riqueza do povo babilônico e a maneira como nós, da modernidade, nos relacionamos com o dinheiro.

O livro também traz conceitos práticos sobre como controlar o orçamento em momentos de crise, gerar mais renda e se livrar de problemas financeiros. 

5. Orçamento sem falhas — Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro

“Orçamento sem falhas”, da Nathália Rodrigues, é um guia prático para aqueles leitores que querem sair do vermelho e ter uma relação saudável com o dinheiro, mesmo com uma renda limitada.

A autora é conhecida nas redes sociais como Nath Finanças, e seu livro aborda justamente a falta de planejamento financeiro do brasileiro, dando dicas de como organizar as finanças, traçar metas e poupar.
 

Orçamento sem falhas é indicado, principalmente, para estudantes, estagiários, desempregados ou quem ganha um salário mínimo. 

Leia mais: Organize seu orçamento por prioridades! 

6. Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade

Escrito por Richard H. Thaler, ganhador do prêmio Nobel de economia, e Cass R. Sunstein, Nudge aborda um tema que faz parte de um ramo da economia, chamado economia comportamental.  
 

Nele, os autores discorrem sobre como o nosso comportamento pode ser modificado por pequenos detalhes e que como determinadas decisões a nível político e sociocultural podem melhorar a vida das pessoas, protegendo sua liberdade individual.

7. A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade

A psicologia financeira, de Morgan Housel, é um dos livros de finanças mais comentados dos últimos tempos, pois aborda a inteligência emocional para lidar com o dinheiro. 

Em um mundo onde cada vez mais pessoas querem aprender sobre educação financeira, e sobre como poupar e investir, o livro traz a importância da psicologia para as finanças. 

Housel ainda revela alguns traços pessoais característicos daqueles que enriquecem investindo seu patrimônio. E que, sim, infelizmente a sorte é um dos fatores que determinam a riqueza. 

A educação financeira pode não ser incentivada no sistema educacional brasileiro, mas os 7 livros da lista já são um bom ponto de partida para quem quer aprender. Se quiser ir além, confira mais conteúdos sobre o tema clicando aqui!

 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.