O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação financeira

Educação financeira: como economizar nos gastos sem abrir mão do lazer?

10 DEZ 20
Educação financeira: como economizar nos gastos sem abrir mão do lazer?Educação financeira
Educação financeira: como economizar nos gastos sem abrir mão do lazer?
COMPARTILHE

Educação financeira - Quando o dinheiro aperta, a primeira coisa que pensamos em cortar são as despesas com lazer, chamados de supérfluos. Cinema, restaurante, barzinho e até a assinatura do streaming das séries preferidas. 

Isso pode parecer óbvio, mas a longo prazo, simplesmente sacrificar esses bons momentos pode trazer desânimo e acabar com toda a sua programação para poupar. Por isso, separamos algumas dicas para você reduzir gastos, se organizar e economizar de verdade. Sem grandes sacrifícios. 

Atualize sua planilha de gastos

Se você já tem uma planilha de gastos e mesmo assim está gastando mais do que ganha, seu planejamento pode estar desatualizado ou você está esquecendo de registrar despesas. Dê uma atenção especial a sua planilha, revise os ganhos e gastos mensais e confira os valores, principalmente se você tiver contas registradas em débito automático. 

E se você ainda não faz o controle dos seus gastos, essa pode ser uma solução simples para seus problemas financeiros. No nosso blog temos um conteúdo com dicas para começar a anotar seus gastos diários

Revise as despesas do dia a dia

Antes de cortar o cinema e o restaurante, verifique se não é possível reduzir despesas do dia a dia. Comece com a conta de energia, reduzindo o consumo elétrico utilizando menos alguns eletrodomésticos ou diminuindo o tempo do banho quente.

Verifique também a assinatura da TV a cabo, analise se você realmente precisa do serviço ou se pode, por exemplo, reduzir o pacote de canais. 

Esses são gastos fixos que já contamos mensalmente, fazer pequenos cortes geram impacto positivo nas despesas e as mudanças passam quase que despercebidas no dia a dia. 

Lazer em casa 

Se você gosta de encontrar os amigos e sempre faz isso em barzinhos e restaurantes, considere fazer alguns desses encontros na sua casa. Você economiza nas bebidas e nas comidinhas, já que pode se planejar e fazer as compras no mercado com antecedência. 

Fazendo isso, você ainda economiza com estacionamento ou deslocamento, couvert artístico e outras despesas que podem surgir nas baladas. 

Fique de olho nas promoções

Se você não consegue abrir mão das saídas, mas realmente precisa economizar, fique de olho nas promoções.

Vários estabelecimentos como baladas, bares e restaurantes divulgam listas de desconto, dias com preços especiais e bebidas em dobro. Dessa forma, você vai se divertir gastando menos.

Selecione suas assinaturas 

Você pode economizar de várias formas revendo suas assinaturas de serviços mensais. Liste as diversas plataformas de streaming, que você assina, verifique quais permitem planos familiares e considere dividir com amigos ou parentes, os valores podem ficar bem menores.

Se você não tem como fazer isso, faça a mesma lista e verifique quais serviços você menos utiliza e escolha um deles para cancelar. 

Se você assina jornais e revistas, tente substituir pelas versões digitais, que costumam ser bem mais baratas. Também é possível fazer isso com os livros. Invista em um leitor eletrônico e adquira as versões digitais e mais baratas dos livros que quer ler. 

Passeios baratos ou gratuitos

Substitua idas a shoppings e restaurantes por passeios ao ar livre como os piqueniques em parques. E se você gosta de eventos culturais, fique de olho nas exposições, peças teatrais e shows gratuitos promovidos pela prefeitura e centros culturais da sua cidade. As programações são divulgadas nos sites e também nas redes sociais dos espaços. 

Viu como dá para economizar sem sofrimento e sem precisar abrir mão de tudo que gosta de fazer? 

E aí, tem alguma dica para diminuir os gastos? Mande aqui nos comentários e continue acompanhando as nossas postagens sobre educação financeira por aqui. Siga Banco Bari nas redes sociais.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.