O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

O que é PIX?

16 JUN 22
COMPARTILHE

Mais de 160 milhões de brasileiros já aderiram à ferramenta, que veio para democratizar as transferências bancárias no nosso país e dar mais liberdade com relação às taxas cobradas e horários disponíveis. Entenda o que é Pix, como funciona e como se cadastrar.

O Banco Central do Brasil criou o Pix em 2020 para baratear os custos das movimentações entre contas correntes e também permitir que os usuários possam fazer e receber pagamentos 24h por dia e sete dias por semana, inclusive em feriados. 

Mas, afinal, o que é o Pix?  De forma breve e objetiva, trata-se de uma ferramenta de transferência rápida de dinheiro. Ela permite a você pagar um valor dentro do seu limite para qualquer pessoa ou empresa, de forma gratuita, a qualquer dia e horário.  

Na prática, funciona como um substituto da TED, DOC e até mesmo de boletos. Alguns estabelecimentos comerciais oferecem o pagamento via Pix, com a chave, ou com um QR code na própria máquina de cartão. Se você esquecer sua carteira em casa e tiver acesso ao aplicativo do seu banco, provavelmente não passará aperto. Além disso, existe uma nova modalidade em crescimento no Brasil, o Pix Saque Pix Troco, que permite usar a ferramenta para sacar dinheiro. Explicaremos mais no decorrer desse conteúdo!

O que é Pix?

Na definição do próprio Banco Central, o  "Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. Ele pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga”. 

Como funciona o Pix?

Quando quiser ou precisar usá-lo, basta cadastrar uma chave nos seus aplicativos bancários. Para realizar a transferência, abra o site ou aplicativo da sua instituição bancária e selecione a funcionalidade “Pix”. Cada banco terá o próprio passo a passo explicado de forma didática.  

Você escolhe qual dado pessoal irá cadastrar como chave e para realizar a transferência. São aceitos número do CPF ou CNPJ, do telefone celular e endereço de e-mail. Pode pagar, ainda, com um QR code gerado pelo recebedor ou uma chave aleatória gerada pelo sistema. Na hora de pagar, basta escolher uma dessas opções de chave, digitar o valor, a sua senha e pronto: o pagamento está feito. A única informação que você precisa ter é a chave da pessoa a quem você quer enviar o dinheiro.  

Para receber um Pix no Banco Bari: informe sua Chave, o número da sua Multiconta ou gere um QR Code direto no app. Depois, é só enviar para quem vai fazer uma transferência para você. 

Para enviar um Pix do Banco Bari: acesse a área do “Pix” no app, clique em “Transferir com Pix”, escolha se deseja utilizar uma Chave ou informações de agência e conta e continue a transação.

Como cadastrar uma chave?

No Banco Bari, é só você acessar o aplicativo, clicar em “Pix”, “Minhas Chaves”, no ícone “+”. Ali, escolha qual chave você deseja cadastrar e siga o passo a passo. 

Lembre-se:  você pode ter uma chave diferente em cada banco que utilizar. 

O que são e quais os tipos de Chave PIX?

É a informação que você vai fornecer para realizar seu cadastro, como se fosse um apelido para uma conta específica.

Para o cadastro no Pix você pode usar as seguintes chaves: 

  • Número do telefone celular;
  • E-mail;
  • CPF ou CNPJ;
  • Chave aleatória com número fornecido pela própria instituição bancária: essa alternativa permite que você não precise enviar informações pessoais a quem realizará o pagamento.

Para receber uma transferência, basta fornecer a informação da sua chave cadastrada a quem vai fazer o pagamento.

Caso você tenha colocado seu CPF, o pagador usará esse número para transferir o dinheiro. Se tiver inserido seu telefone como chave Pix, é só passar seu número e a outra pessoa conseguirá realizar o pagamento. Simples, rápido e fácil.

O Pix é seguro?

A ferramenta é 100% segura. O único cuidado que se deve ter é com a verificação das informações colocadas, para não realizar a transferência para a pessoa errada. Para não cometer erros, é necessário prestar muita atenção na hora do preenchimento e jamais concluir a operação sem antes conferir os dados.

Na hora de fazer o Pix, você completa as informações necessárias — como a chave e o valor. Antes de colocar a senha aparece um resumo da operação, essa é a hora de olhar com cautela e confirmar se está tudo correto. Uma dica para evitar cair em golpes e fraudes é desconfiar caso você não reconheça o destinatário do Pix. Por exemplo, se for pagar a Pedro e no resumo da operação aparecer um nome diferente, confirme a informação com Pedro antes de concluir a transferência.

Como funciona o Pix Saque e o Pix Troco?

Com o Pix Saque você pode sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais sem precisar fazer uma compra no local. Já com o Pix Troco, você faz uma compra, paga um valor a mais para o estabelecimento e recebe esse valor a mais em dinheiro.

Agora que você já entende o que é Pix e como ele funciona, é hora de se unir a milhões de brasileiros que já usufruem o melhor que a ferramenta tem a oferecer. Quer saber mais sobre Pix Saque e Pix Troco? Acesse já o guia completo que preparamos sobre o assunto! 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.