O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Segurança Digital

Compras de final de ano: 10 dicas para se prevenir contra golpes financeiros

13 DEZ 21
COMPARTILHE

Golpistas aproveitam a grande procura por presentes e itens para Natal e Ano Novo para aplicar golpes. Fique atento!

Este período que antecede as festas de final de ano, motivado também pelo recebimento da primeira e segunda parcelas do 13º salário, é sempre de grande agitação, quando milhões de pessoas saem em busca de presentes e itens para as comemorações. 

E justamente devido a essa grande movimentação, quadrilhas especializadas em golpes financeiros se aproveitam da correria e empolgação para aplicar uma variedade de golpes que podem causar grandes prejuízos. 

Para evitar que as compras de final de ano virem um grande pesadelo, separamos 10 dicas e mais uma dica bônus para que você possa comprar tudo que precisa de forma segura. Atenção redobrada!

 

1 - Cuidado com os sites e links falsos

Vários golpes são praticados por meio de sites que imitam os e-commerces famosos, muitas vezes, trocando apenas algumas letras do link original. Por isso, ao realizar compras on-line, prefira as lojas mais conhecidas, confira sempre os endereços dos sites e evite clicar em links enviados por sms ou WhatsApp. 

 

2 - Use seu cartão virtual

Ao comprar em e-commerces, prefira sempre utilizar o seu cartão de crédito virtual. Essa é a maneira mais segura de realizar suas compras e permite que, caso desconfie ou se sinta inseguro em relação a uma transação, faça o bloqueio imediato do cartão, sem precisar inutilizar o seu cartão principal e esperar o envio de uma segunda via. 

Outra boa dica, especialmente para aquelas pessoas que não utilizam o cartão com frequência, é deixá-lo sempre bloqueado pelo app do seu banco. Quando esta função está ativada, não permite o seu uso. Quando precisar, é só entrar no app e desativar o bloqueio. 

 

Ilustração mostra uma mulher sentada ao lado de uma representação da tela do celular mostrando um ambiente de compras virtuais.. Vários elementos de desconto e venda em azul.
Proteja-se contra tentativas fraudes financeiras digitais e presenciais.

 

3 - Cadastro atualizado

Mantenha seu cadastro sempre atualizado junto ao Banco, especialmente o telefone celular e e-mail. Aproveite também para verificar se o seu número de celular está cadastrado no Banco para recebimento de avisos de compras e saques. Esta é uma das maneiras mais rápidas para identificar se uma transação foi ou não realizada por você.   

 

4 - Confira os comentários de outros clientes

Antes de realizar uma compra em um ambiente on-line, cheque os comentários de outros clientes. Uma boa dica é pesquisar o nome da loja em sites como o Reclame Aqui ou nas redes sociais. Se o número de reclamações for muito alto e existirem casos de mercadoria não entregue, não compre.

 

5 - Desconfie de promoções com preços muito abaixo do mercado

A possibilidade de fazer pesquisa de preços antes de comprar em e-commerces é uma grande vantagem e permite conseguir ótimos preços pelo mesmo produto. Mas é preciso atenção para promoções mirabolantes que oferecem produtos por preços muito abaixo dos praticados no mercado. A chance de ser golpe é muito alta e o barato pode acabar saindo caro. 

 

6 - Atenção ao pagar via boleto

O ideal é que você evite realizar o pagamento de compras on-line via boleto bancário, já que meios como cartões e Pix são mais facilmente rastreáveis, em caso de fraude. Mas, caso você não tenha alternativa ou prefira pagar via boleto, confira a empresa beneficiária que consta no boleto e se bate com a loja onde realizou a compra.

 

7 - Não entregue seu cartão para vendedores

Para quem vai realizar as compras de final de ano de forma presencial, também é preciso alguns cuidados. Se possível, evite entregar o seu cartão para vendedores ou atendentes, prefira você mesmo passar o cartão na maquininha ou realizar o pagamento via aproximação, se essa opção estiver disponível. 

 

8 - Atenção na hora de passar o cartão na maquininha

Confira a tela onde consta o valor antes de digitar sua senha, veja se o valor está correto e também se a sua senha está oculta. Caso note qualquer coisa fora do normal, não realize o pagamento ou peça para refazer a transação em uma maquininha diferente. 
 

9 - Cuidado com os cartões contactless

Tendo em vista o grande número de pessoas nos centros comerciais, assim como, nas ruas de grande comércio popular, os oportunistas podem tentar aproximar as maquininhas de cartões no seu bolso, carteira, mochila ou bolsa para tentar realizar uma transação sem contato. Apesar das chances serem pequenas, elas existem, por isso, redobre os cuidados nestes lugares.

 

10 - Cai em um golpe, e agora? 

Caso caia em um golpe ou esteja desconfiado de uma transação, entre em contato com o seu banco de origem do pagamento. A equipe de Prevenção à Fraude do seu banco irá contactar o banco que recebeu o pagamento e iniciará o processo de verificação. 

 

Dica bônus

Agora, clientes da Multiconta Bari que possuem Baricard Elo com crédito liberado  já podem utilizar a função cartão virtual! Para criar o seu, é muito simples:

  • Acesse o app Banco Bari e no menu, clique em “Cartões”;
  • Selecione as opções “Cartão de crédito virtual” e “Criar cartão virtual”
  • Digite sua senha e pronto, seu cartão foi criado.

Utilize seu Baricard Elo virtual para realizar suas compras on-line de final de ano de forma muito mais segura! 
Ainda não tem a sua Multiconta Banco Bari? Abra a sua agora mesmo. É grátis!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.