O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

Como economizar na reforma do imóvel: 3 dicas para poupar de verdade

26 MAI 22
COMPARTILHE

Investir no próprio imóvel é uma decisão que envolve muitos desafios, a começar pelas despesas não previstas que impactam diretamente no custo final de uma obra. Porém, com algumas escolhas inteligentes, é possível ser fiel ao orçamento e descobrir como economizar na reforma de verdade sem comprometer a qualidade do projeto. 

“Como economizar na reforma do imóvel?”. Só quem já reformou ou está reformando uma casa ou apartamento sabe o quanto essa é uma dúvida constante, assim como quantos imprevistos acompanham esse tipo de investimento. A depender das expectativas do mercado para 2022, essas experiências só tendem a aumentar. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Brain Inteligência Estratégica, 23% dos brasileiros pretendem começar uma reforma nos próximos meses. O  número é 21% maior que em 2021, quando apenas 19% dos entrevistados sentiam essa necessidade.

Para além do propósito óbvio de renovar o visual e a infraestrutura de um imóvel, a reforma é também uma das melhores e mais eficientes maneiras de aumentar a valorização desse bem e, consequentemente, a renda obtida em uma eventual venda. No estudo da Brain, citado anteriormente, 38% das pessoas demonstraram, ainda, interesse em adquirir uma nova casa em 2022. Ou seja, oportunidades de negócios é que não faltam! 

Pensando em ajudar aqueles que não sabem por onde começar a economizar dinheiro na reforma, listamos a seguir algumas soluções e dicas simples de serem implementadas que podem fazer a diferença e manter seu orçamento no azul. 

1: Como economizar na reforma pesquisando muito

Não tem jeito: pesquisar é mesmo a chave para economizar durante a reforma de um imóvel. Os preços de itens básicos como areias, argamassas, cimentos e tijolos variam muito não só de estado para estado, mas também dentro de uma mesma cidade. Quer um exemplo? 

Após uma pesquisa realizada em 2021, o Procon de Goiânia (GO) identificou uma diferença de até 139% no preço dos materiais de construção. Já em Vitória (ES), a diferença encontrada foi ainda maior: 420%, segundo dados do Procon local. Ou seja: ir de loja em loja ainda é uma das melhores e mais eficientes maneiras de diminuir os custos de uma reforma. 

2: Como economizar dinheiro na reforma com DIY

O famoso Do It Yourself (Faça Você Mesmo, no português) é outra valiosa dica. Isso porque o estilo que caiu no gosto dos brasileiros pode, sim, refletir em uma boa economia de dinheiro durante a reforma. Só no perfil do Instagram de Matheus Ilt, o influenciador que é uma referência em DIY, existem diversos tutoriais ensinando a fazer pequenas reformas por conta própria. 

Para economizar dinheiro na reforma com DIY, uma das alternativas é apostar na restauração de objetos e móveis que você já tem, ao invés de investir em novos. Outras soluções já adotadas pelo influenciador incluem manter o já existente piso ou azulejo nas paredes e optar por pintá-los com tinta acrílica. Só esse detalhe já é capaz de transformar o ambiente e render uma boa economia.

Outro perfil para seguir já é o da designer Bruna Galliano. Com poucos recursos e sacadas geniais - como usar ripas de encaixe para revestir portas e paredes -, ela transforma sua própria casa de tempos em tempos, sempre com muita criatividade e baixo custo. 

Economia é também o fio condutor do trabalho de Raísa Guerra, outra expert em reformar espaços com DIY. No perfil dela, não faltam inspirações e bons exemplos de truques para economizar na reforma. De paredes criativas usando apenas tinta até reprodução de peças de decoração de alto padrão usando objetos simples, como funil e cabideiro.

 

Eles também ajudam a economizar na reforma
 

  • Paulo Biacchi: com tutoriais práticos e boas ideias, o designer mostra que é possível criar peças de qualidade com DIY sem aparência de “faça você mesmo”;
  • Evelin e Pedro: o casal leva a sério o conceito mão na massa e criou o Sem Dinheiro Pra Reforma, no qual compartilham a reforma do seu apartamento alugado;
  • Beto Nóbrega: “criatividade, bom humor e mão na massa”, assim o influenciador se autodescreve em seu perfil no Instagram, que reúne mais de 360 mil seguidores;
  • Karla Amadori: quem quer descobrir como economizar dinheiro na reforma precisa seguir as dicas da influenciadora que tem ideias simples e acessíveis.

3: Crédito com garantia de imóvel: já considerou?

Ainda assim, não é incomum que falte dinheiro durante a reforma. Como já vimos, imprevistos acontecem e é preciso saber lidar com cada um deles de forma inteligente. Por isso, antes de comprometer o seu orçamento com soluções como o crédito rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, que possuem algumas das maiores taxas de juros do mercado, vale a pena considerar a nossa linha de crédito com garantia de imóvel

Para saber mais: O que é, como funciona e como solicitar esse tipo de empréstimo

Com essa opção de empréstimo mais inteligente, você utiliza o seu imóvel como garantia e tem acesso a um crédito com taxas mais baixas, de menos de 1% ao mês, além de um prazo maior para pagar - até 20 anos. Do outro lado, nós emprestamos até 60% do valor do imóvel e oferecemos uma carência de até 180 dias para começar a pagar. E tem mais: você pode usar o dinheiro como quiser dentro de um prazo de até cinco anos. 

Viu como economizar na reforma é possível? Vem simular o seu empréstimo com a gente: acesse o nosso simulador virtual e descubra as condições que oferecemos especialmente para você!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.