O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

Crédito com garantia de imóvel: o que é, como funciona e como solicitar esse tipo de empréstimo

23 AGO 21
COMPARTILHE

Modalidade vem crescendo no Brasil por oferecer vantagens e ser seguro tanto para a instituição que concede, quanto ao cliente que toma o crédito

 

O crédito certo pode ser a solução para quem precisa de dinheiro para empreender, pagar dívidas mais caras, reformar, construir, ou fazer uma grande viagem, por exemplo. Para realizar qualquer meta que demande uma quantia mais alta,é preciso planejamento e avaliar muito bem as opções disponíveis. 

Nos últimos anos, uma modalidade de crédito vem se destacando por oferecer juros mais baixos e prazos mais longos de parcelamento, gerando parcelas mensais menores, o que favorece a organização financeira, já que a dívida toma menos da renda familiar. 

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o crédito com garantia de imóvel foi a modalidade mais procurada em 2020, atingindo a marca recorde de 57,5%. Somente no segundo semestre de 2020, foi registrado 88% de crescimento no número de novos contratos, em comparação com o mesmo período de 2019.  E a previsão é de novos recordes em 2021, com 61% de novos contratos no primeiro semestre em comparação com 2020. 

O crescimento na concessão desse tipo de crédito é devido, principalmente, ao fato da modalidade ser vantajosa para ambas as partes, já que, por ter uma garantia na transação, a instituição financeira consegue oferecer ao cliente valores maiores, com melhores condições de taxa e parcelamento. 

Quer saber mais sobre o crédito com garantia de imóvel? Neste artigo, vamos explicar como a modalidade funciona e como fazer a solicitação. Confira. 

O que é crédito com garantia de imóvel?

Crédito com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, é um tipo de empréstimo no qual o cliente utiliza um bem, nesse caso um imóvel, como garantia na solicitação de um empréstimo. 

Nesta modalidade, o cliente pode conseguir até 60% do valor do imóvel em recursos de utilização livre, ou seja, o dinheiro pode ser utilizado como o cliente desejar, sem amarras contratuais que devam ser respeitadas em relação a utilização. 

As taxas de juros são as mais baixas oferecidas no mercado, partindo de valores abaixo de 1% ao mês. Já o parcelamento pode chegar a 20 anos. No Banco Bari, a linha de crédito com garantia de imóvel oferece taxas de juros a partir de 0,70% ao mês + IPCA e a flexibilidade na utilização, podendo sacar o valor total liberado no momento da assinatura do contrato ou utilizar conforme a necessidade por até 5 anos. Lembrando que as taxas de juros dos produtos de crédito Bari podem sofrer ajustes periódicos. 

 

Ilustração mostra um homem e uma mulher em frente a uma casinha azul cercada de cédulas de dinheiro e moedas.
Com o crédito com garantia de imóvel, você consegue levantar o valor necessário para realizar sonhos e metas, sem precisar vender ou sair do seu imóvel. 

 

Como funciona o crédito com garantia de imóvel?

A base desse tipo de transação é uma averbação imobiliária, na qual o imóvel fica alienado à instituição que concedeu o empréstimo até que o cliente tomador realize a quitação de todas as parcelas acordadas no contrato. 

No período de duração do contrato e a consequente averbação do bem, o cliente pode continuar utilizando o imóvel como preferir, seja morando, usando como escritório ou alugando. Também é possível ao cliente vender o imóvel alienado, desde que parte do valor da venda seja utilizado para quitar as parcelas e liquidar o contrato, desfazendo dessa forma a alienação fiduciária e permitindo a transferência da propriedade para o novo dono. 

 

Quer entender melhor como funciona a Bariflex, linha de crédito flexível com garantia de imóvel do Bari? Clique aqui e baixe gratuitamente a cartilha Bariflex sem mistério.

 

Como faço para solicitar esse tipo de empréstimo? 

Cada banco tem o seu próprio processo de solicitação, avaliação e liberação de crédito. No entanto, a maioria das solicitações costumam começar com uma simulação no site da instituição financeira onde deseja realizar o empréstimo. 

Esse é o caso das solicitações de abertura da linha de crédito com garantia de imóvel do Banco Bari. O processo inicia com uma simulação, onde são solicitadas algumas informações de contato, dados pessoais, informações básicas do imóvel que pretende utilizar como garantia (valor do imóvel, CEP e endereço), além das informações sobre o crédito que pretende tomar, como valor e o número de parcelas. 

Ainda no simulador online do Bari, você poderá visualizar uma estimativa de valor de empréstimos e de parcelas, baseado nas informações fornecidas durante a simulação. Será realizada uma primeira análise que dirá se o seu imóvel está dentro da nossa área de atuação e se poderemos seguir com a solicitação. Todas as etapas serão informadas ao cliente via e-mail. 

Após essa primeira etapa, um dos nossos consultores especializados entrará em contato com o cliente para entender melhor as necessidades e tirar todas as dúvidas. Também serão informados os documentos necessários para seguir com a solicitação, as próximas etapas. 

Todo o processo, da simulação até o depósito do valor acordado na conta do cliente, leva em média 20 dias úteis, podendo demorar mais, caso surjam problemas com documentação, análise e avaliações. 
E aí, ficou interessado? Que tal fazer a sua simulação agora mesmo sem compromisso? Descubra o seu limite de crédito, o valor aproximado da parcela e demais condições liberadas para você.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.