O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento Financeiro

Controle financeiro na palma da mão

25 FEV 21
COMPARTILHE

Descubra um jeito diferente e moderno de gerir os gastos recorrentes

Ter controle financeiro é o primeiro passo para uma vida mais tranquila. No entanto, pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), indicou que quase metade dos brasileiros (48%) não controlam o próprio orçamento. 

A pesquisa mostra ainda que as razões para essa falta de interesse em planejamento financeiro são variadas: 25% dos entrevistados disseram confiar na memória na hora de lembrar das despesas, 16% alegaram não ter disciplina e outros 16% disseram não ter rendimento fixo ou não saber exatamente quanto recebem.

Certo, mas e os 52% que já mantêm algum controle sobre o orçamento? Nesse caso, a pesquisa revelou que a maior parte destes não anota ou analisam as despesas com a frequência adequada. 

Dessa forma, tudo isso aponta para a dificuldade que o brasileiro tem em manter as próprias despesas sob controle, o que pode levar ao endividamento. 

E como entendemos que nem todo mundo está preparado para o mundo das planilhas, que tal começar a se familiarizar com o conceito de controle financeiro na mesma conta digital onde faz suas transferências, pagamentos e compras? 

Apresentamos a Conta Controle, uma ferramenta que faz parte da conta digital do Banco Bari e que vai ajudar os brasileiros a se relacionar melhor com o próprio dinheiro. Venha com a gente saber mais sobre essa novidade. 

O que é a Conta Controle?

Como dissemos acima, a Conta Controle é uma ferramenta gratuita que faz parte da Multiconta Bari. Com ela, será possível separar quantias de dinheiro da conta principal para despesas específicas. 

Cada Conta Controle dá direito à emissão de um cartão de débito adicional, também gratuito, que será utilizado para movimentar os recursos transferidos para a conta vinculada, que ficam totalmente separados e independentes dos valores deixados na conta principal. 

Enfim, o cliente decide quanto e quando transferir e como vai utilizar esses valores. Também é possível repassar esses cartões de débito para quem desejar.

Como faço para criar uma Conta Controle? 

Antes de mais nada, para criar uma Conta Controle, é preciso ser cliente da conta digital Bari. Tudo é feito direto pela tela do aplicativo, de forma simples e intuitiva. 

Cada cliente tem direito a criar até cinco Contas Controle gratuitamente e pode escolher nomes e ícones para facilitar a identificação dessas contas.

Assim, após criar, basta solicitar a emissão do cartão de débito e escolher o nome que será impresso no plástico, o que também irá ajudar na hora de identificar os cartões. 

Ilustração mostra homem utilizando celular
Clientes Bari poderão criar até cinco Contas Controle e emitir um cartão de débito adicional em cada uma, sem custo extra.

 

Conta digital: o que é, como funciona e critérios para abertura

 

Como posso utilizar para ter mais controle financeiro? 

As Contas Controle servem para auxiliar você a organizar melhor as finanças e separar o seu dinheiro para gastos recorrentes. Além disso, você evita fazer saques, andar com dinheiro em espécie e ainda mantém o controle de quanto sai da sua conta principal e de quanto está sendo gasto em cada Conta Controle. 

Confira abaixo um exemplo prático de uso: 

Mauro é um jovem solteiro que trabalha com tecnologia e adora sair para barzinhos e baladas, mas ultimamente tem perdido o controle das finanças porque não anota tudo que gasta nos fins de semana. 

Com a Multiconta Bari, Mauro pode criar uma Conta Controle, definir um nome e ícone, emitir um cartão de débito exclusivo para isso e transferir os valores que serão movimentados apenas por meio desse cartão. 

Assim, todos os gastos ficarão registrados e ele pode estabelecer um teto para gastar com baladas, o que vai auxiliar no seu controle financeiro. 

 

Para que serve a reserva de emergência e como calcular o valor ideal?

 

Posso repassar um cartão de débito para outras pessoas?

Essa é uma das vantagens que a Conta Controle permite aos clientes Bari: o repasse de cartões de débito para terceiros, sem necessidade de cadastro. 

Confira outro exemplo de uso: 

Mariana é empresária e tem uma filha de 12 anos, a Carol, para quem dá uma mesada de R$ 100 em dinheiro. Essa dinâmica gera a necessidade de fazer saques, andar com dinheiro e muitas vezes, Mariana esquece de anotar esses saques, que acabam ficando de fora do planejamento. 

Mariana abriu sua conta digital no Bari e decidiu criar uma Conta Controle para essa função, chamada Mesada da Carol.

Mariana emitiu um cartão no nome da filha e agendou transferências recorrentes todo início de mês da conta principal para a Conta Controle Mesada da Carol. 

Por fim, além de conseguir acompanhar os gastos da filha, Mariana se sente mais segura sabendo que não precisam mais andar com dinheiro em espécie. Já a Carol está toda feliz por ter um cartão só seu. Ficou tão empolgada que decidiu economizar o dinheiro da mesada. 

Ilustração mostra um homem segurando um cartão gigante enquanto conversa com ouro homem.
Com a Conta Controle, você poderá organizar os gastos recorrentes e organizar as finanças.

 

Por aqui, a nossa especialidade é ensinar, motivar e facilitar a educação financeira para todas as idades e todos os perfis. Seja com conteúdos educativos ou criando ferramentas inovadoras, como a Conta Controle, estamos sempre trabalhando para transformar a realidade financeira dos brasileiros. 

Ah! A conta digital Bari está em fase final de testes com usuários pré selecionados. Em breve, teremos novidades sobre a data oficial de lançamento. Fique ligado!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.