Blog

Fotografia de uma mão utilizando celular em um fundo azul.

09 fev 21

Educação Financeira

Conta digital: o que é, como funciona e critérios para abertura

Entenda as principais características e vantagens das contas digitais.

As contas digitais já vinham se popularizando nos últimos anos com o surgimento de várias instituições bancárias e fintechs. De acordo com estudo da boostLAB, o número de bancos digitais cresceu 147% entre 2017 e 2018. 

A pandemia e os novos hábitos adquiridos durante o isolamento social, aumentaram ainda mais a participação dessas instituições. Levantamento do UBS Evidence Lab mostra que em 2020, pela primeira vez, o número de downloads de aplicativos dos novos bancos digitais ultrapassou o de instituições tradicionais. 

Em 2019, a participação dos bancos tradicionais era de 52% e dos novos, 48%. Em 2020, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52% do mercado.

Mas afinal, o que é uma conta digital? Quais as vantagens em relação às contas tradicionais? E como é feita a abertura e aprovação dessas contas pelas instituições financeiras? 

Venha com a gente e entenda tudo que precisa saber sobre as contas digitais.

O que é uma conta digital?

De modo geral, uma conta digital é aquela na qual o usuário pode realizar a abertura, as transações, o fechamento e solicitar qualquer tipo de serviço de maneira virtual, via aplicativos ou sites, sem a necessidade de ir até uma agência. 

As contas digitais são mais simples e, por isso, tendem a ser mais baratas, sem cobranças de tarifas de manutenção ou pacote de serviços. 

Na maioria das vezes, as contas digitais fazem parte da modalidade conta de pagamento, que são contas menos burocráticas e mais fáceis de serem abertas do que outros tipos de conta, como corrente ou poupança. 

De acordo com o Banco Central, as contas de pagamento são importantes para a inclusão financeira e para reduzir o número de brasileiros ‘desbancarizados’, ou seja, que não conseguem acesso ao sistema bancário tradicional. 

No geral, as contas digitais são muito parecidas com as tradicionais e permitem a realização de diversos serviços como: 

  • Pagamentos de contas;
  • Depósito de valores;
  • Realização e recebimento de transferências; 
  • Saques (normalmente, utilizando os terminais da Rede 24Horas);
  • Recargas de celular; 
  • Transações utilizando cartões de débito ou crédito.

É importante ressaltar que, no caso dos cartões, cada instituição decide o tipo que irá oferecer: apenas débito para movimentação do saldo em conta, ou cartões de crédito. Nesse caso, a liberação de limite depende de análise que, normalmente, é realizada no momento da abertura da conta. 

Quais as vantagens das contas digitais? 

Se você tem ou já tentou abrir contas em bancos tradicionais, sabe que nem sempre é fácil ou até possível realizar essa abertura. Os processos são burocráticos, vários documentos são exigidos e, em alguns casos, o correntista é cobrado pelo cadastro. 

Além disso, quando a abertura é concedida, você se depara com as cestas de serviço, tarifas por transação, anuidades de cartões de crédito e outras cobranças. 

As contas digitais são mais simples e as instituições conseguem disponibilizar praticamente todos os serviços oferecidos nas contas tradicionais cobrando valores menores ou até gratuitamente. Isso é possível devido ao menor custo de manutenção, explicado em parte pela ausência de agências físicas e pelo fato dos produtos e serviços serem oferecidos virtualmente. 

Existem muitas opções de contas digitais em diversas instituições financeiras, cada uma com um tipo de aplicativo, site e serviços diferenciados para cada necessidade do usuário. E como, normalmente, essas contas são gratuitas, é possível escolher a que mais se adequa ao seu perfil ou até possuir várias contas ativas. 

Algumas contas digitais, além de todos os serviços básicos de saques, transferências e pagamentos, também oferecem ferramentas extras como rendimentos dos valores depositados, área de investimentos dentro do aplicativo e outras facilidades como contratação de crédito e controle financeiro.

Ilustração mostra uma construção grega um celular e várias formas de dinheiro: moedas, cédulas e um cartão.

Como abro uma conta digital?

O processo pode variar um pouco de acordo com a instituição, mas em geral envolve baixar o aplicativo do banco ou fintech na loja de aplicativos do seu celular, realizar um cadastro básico, informando seus dados pessoais, de endereço, de renda, enviando uma foto de documento oficial e uma selfie, para comprovação de identidade. 

Tudo isso é realizado dentro do ambiente virtual e seguro dos aplicativos, de forma muito intuitiva. Após o cadastro, serão realizadas análises para liberação da conta e, se for o caso, liberação de crédito no cartão. 

Quais os critérios para aprovação da conta? 

Cada banco digital ou fintech segue uma política interna de liberação de cadastros. Essa política é definida por diversos fatores e é sigilosa para segurança tanto do usuário quanto da própria instituição. 

É importante ressaltar que em caso de negativas de abertura, nem sempre é por score baixo, restrições no CPF ou qualquer outra condição isolada. Tudo depende da política interna de cada instituição. Isso vale tanto para a abertura da conta, quanto para a liberação de crédito em cartões ou limites para empréstimos, por exemplo. 

Organização financeira em dois passos: controle de gastos recorrentes e poupar para realizar objetivos

Aqui no Bari, estamos na fase final de testes da nossa conta digital, que vai transformar a relação dos brasileiros com a própria vida financeira, teremos várias funções exclusivas e gratuitas. Fique ligado! Em breve, teremos novidades sobre o lançamento. 

E aí, deu para compreender melhor como funcionam as contas digitais? Se você gosta desse tipo de conteúdo, deixe o seu comentário e não esqueça de seguir o Banco Bari nas redes sociais. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

O que é refinanciamento de imóvel?

Modalidade ainda pouco conhecida no Brasil, o refinanciamento imobiliário consiste em alienar um imóvel como garantia para obter crédito. Com […]

Ler mais
IPVA e IPTU

IPVA e IPTU: entenda os tributos que chegam a triplicar as despesas mensais dos brasileiros

Os primeiros meses do ano são conhecidos por serem financeiramente preocupantes. Somados aos gastos de final de ano nos cartões […]

Ler mais
Pix

02 set 20

Pix

Pix é revolução bancária: entenda o novo sistema de pagamentos do Banco Central

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central (BC), promete ser uma revolução no sistema bancário brasileiro e você […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br