O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

Como a digitalização pode ajudar no controle das finanças

29 JUN 21
COMPARTILHE

As fintechs e as contas digitais estão crescendo. O uso de aplicativos para realizar transações financeiras deve crescer, pelo mundo, 11,5% ao ano no período de 2019 a 2023, segundo projeções da consultoria Capgemin. 

O Brasil não está de fora: só em 2020, foram abertas cerca de 67 milhões de contas 100% digitais, superando as expectativas. Ao mesmo tempo, uma parcela da população continua resistente aos meios digitais — das pessoas que possuem pleno acesso à internet, 28% delas parecem não ter migrado suas finanças para o digital em 2020. Serviços relacionados à previdência social, como INSS, FGTS e aposentadoria, continuam sendo realizados pessoalmente.

Associar a educação financeira à tecnologia pode ajudar, não só a tornar o processo mais simples, mas principalmente mais efetivo para a realização de suas metas e sonhos

 

Ilustração mostra um humanóide interagindo com um celular e um notebook gigantes.
Contas digitais e aplicativos podem ser aliados no controle das finanças.

 

Com contas em várias plataformas de streaming, aplicativos de delivery ou de carona, hoje o controle de gastos parece uma tarefa mais complicada. Mas ao digitalizar as informações financeiras, todo o processo de acompanhamento das entradas e saídas da conta corrente se torna mais acessível. É possível saber exatamente de onde vem e para onde está indo o seu dinheiro. Assim, informações soltas se transformam em soluções estratégicas, como a separação de gastos por categorias e definição de metas. 

O controle e corte dos gastos também se torna muito mais inteligente. Aplicativos e contas ajudam, por exemplo, a definir um orçamento, estabelecendo um teto para cada categoria e para cartões de crédito. E para alcançar as metas, fica mais simples calcular o quanto precisa poupar por mês.

Ter acesso a serviços financeiros digitais também é essencial para simplificar os pagamentos e recebimentos do dia a dia. Débito automático e programação de investimentos ajudam a sempre separar uma parcela do dinheiro para pagamentos essenciais e criar ao mesmo tempo um fundo de emergência. 

As finanças a um clique de distância é o primeiro passo na educação financeira e na definição de um planejamento que esteja de acordo com suas metas. Fica mais fácil também reajustar os objetivos sem perder de vista o seu perfil de gastos e todo o orçamento. Caso seja preciso, contas digitais e aplicativos também ajudam a acessar crédito de forma inteligente, sem atrapalhar as suas metas.

Conteúdo produzido em parceria com o Canal Meio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.