O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

Documentos digitais: como eles facilitam nossa vida

31 MAI 21
COMPARTILHE

O uso de documentação online é tendência no Brasil e foi criado para facilitar a vida dos cidadãos

Facilitar transações e diminuir a burocracia dos serviços públicos tem sido, cada vez mais, uma preocupação do Governo Federal. Por meio da Secretaria de Governo Digital, o Ministério da Economia pretende transformar digitalmente as instituições públicas.

Nesse processo de inclusão no mundo digital, quem mais ganha são os cidadãos que podem ter ao alcance de um click, acesso a diversos documentos digitais. Essa mudança chega para facilitar a vida de quem há muito tempo já sentia o peso da burocracia brasileira.

Tá curioso para saber quais documentos você pode tirar via online e diminuir a quantidade de papéis na carteira? Confira o guia Banco Bari dos 7 documentos disponíveis de forma digital que podem facilitar a sua vida!

7 documentos digitais que facilitam a vida

Que o futuro é digital não existem dúvidas. E depois de mudar a sua relação com os bancos com as contas digitais, chegou a hora de dar adeus à burocracia, à quantidade desnecessária de papel impresso e à demora na identificação com os documentos digitais.

01 - DNI (Documento Nacional de Identificação)

O Documento Nacional de Identificação já nasceu digital. Segundo o Serpro, ele une informações da Receita Federal e da Justiça Eleitoral é válido em todo o Brasil. Contém o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do título de eleitor do brasileiro, além de:

- RG;

- CNH;

- PIS;

- Pasep;

- Carteira de Trabalho;

- Cartão Nacional de Saúde e tipo sanguíneo;

Para homens ainda são adicionadas informações referentes ao Certificado Militar. O documento é fruto da Lei 13.444/17, que determinou a criação de uma identidade universal para todos os brasileiros.

Para fazer o seu é preciso ter a biometria oferecida pela Justiça Eleitoral, baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e se cadastrar.

02 - Carteira da OAB

O documento oficial da Ordem dos Advogados do Brasil também está disponível aos profissionais da justiça. Advogados em todo o território nacional podem fazer o download do documento na Apple Store ou no Google Play sem custos adicionais.

O objetivo da OAB Nacional é facilitar o ofício de profissionais e, por isso, oferece de forma digital uma série de serviços, como: o Cadastro Nacional dos Advogados, biblioteca digital e ferramentas de convênios para os profissionais.

03 - CPF

A Receita Federal também foi responsável por disponibilizar digitalmente o CPF, Cadastro de Pessoa Física, por meio do decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019. Além de trazer a versão digital do cartão do CPF, o aplicativo oferece notícias aos usuários, por notificação.

Ainda é possível fazer o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e tirar dúvidas sobre o processo com o atendimento virtual. Assim como o DNI, para usar o CPF digital é preciso ter feito a biometria ou ter renovado a CNH.

Para obter o documento digital é preciso baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e fazer o seu cadastro.

Ilustração mostra, de forma lúdica, duas pessoas assinando digitalmente um documento em um notebook gigante.
A utilização de documentação online é tendência no Brasil e foi criado como um facilitador para a vida dos cidadãos

04 - Título de eleitor

O e-Título é o aplicativo do Título de Eleitor digital. Disponível em versões no Google Play e na Apple Store, ele oferece todas as informações dos brasileiros referentes à Justiça Eleitoral, assim como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais.

Além dos dados de registro presentes no Título de Eleitor físico, pelo e-Título é possível fazer o cadastramento para trabalhar nas eleições. E para os brasileiros que ainda não fizeram biometria, é possível usar o aplicativo mostrando um documento oficial com foto.

05 - CNH

A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo referente à Carteira Nacional de Habilitação digital. Ela informa todos os dados do motorista, geralmente presentes na CNH física, além de também ter os dados referentes ao documento do veículo, caso tenha.

Para obter o documento digital você só precisa fazer o download do aplicativo nas lojas do Google Play ou Apple Store. Mas lembre-se: só poderá utilizar a Carteira Digital de Trânsito aquele habilitado que tiver o QR Code no verso da sua carteira de motorista.

06 - Certificado Internacional de Vacina

Diante do momento que estamos vivendo é importante informar que o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia está disponível de forma digital. É ele o documento que você deve apresentar caso faça uma viagem internacional e precise comprovar vacinas.

Para obter o documento basta que você tome alguma vacina em postos de vacinação do SUS e, com o comprovante em mãos, faça o seu cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.

Você também pode conferir as unidades emissoras do Certificado no seu estado, para mais informações.

07 - Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho digital é mais um documento disponibilizado de forma online para os brasileiros. Ela é a versão digital do documento que informa todos os dados trabalhistas do cidadão e qualquer pessoa que possua CPF pode fazer a solicitação da sua.

É preciso ter uma conta autenticada pelo Governo Federal e ter baixado o aplicativo do documento pelo Google Play ou Play Store. O serviço é gratuito.

Vantagens dos documentos digitais

Todos esses documentos digitais são repletos de vantagens e benefícios para os cidadãos brasileiros e vamos listar alguns para vocês:

- Praticidade em poder solicitar seus documentos de forma online, no conforto de casa, sem precisar encarar repartições públicas;

- Economia e diminuição de custos por não reduzir o uso de papel, além da comodidade de não precisa portar tantos documentos físicos ao sair de casa;

- Segurança nas operações e diminuição do risco de fraudes, principalmente bancárias;

- Maior rapidez na sua identificação;

Viu como é fácil ter todos os documentos digitais a distância de um clique? Solicite os seus e garanta praticidade ao realizar transações de forma online ou presencial.

Lembre-se de acessar o Blog Banco Bari para ficar por dentro de conteúdos que vão mudar sua forma de ver mundo e sua relação com o dinheiro!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.