O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

Investimentos: ainda dá tempo de começar a investir em 2022?

10 DEZ 20
Investimentos: ainda dá tempo de começar a investir em 2022?Investimentos
Investimentos: ainda dá tempo de começar a investir em 2022?
COMPARTILHE

Sempre dá tempo para começar! Falamos há algumas semanas sobre Renda Fixa e explicamos dois produtos que podem ser uma excelente porta de entrada para o mundo dos investimentos: o CDB e a LCI. Mas, para quem está dando os seus primeiros passos, além de conhecer os produtos e as projeções de ganhos temos algumas dicas para os investidores de primeira viagem: por onde começar? 

Organize seu orçamento separando parte para investir. 

Dinheiro é algo que é difícil de sobrar, não é mesmo? Então a mentalidade para quem quer começar a investir é de que é necessário fazer sobrar. Ou melhor, da mesma forma que separamos dinheiro para as obrigações financeiras como contas e boletos, precisamos separar uma parte para nós mesmo. 

O recomendado pelo educadores financeiros é reservar 20% do seu rendimento mensal para investir. Mas, sabendo que de início isto pode ser complicado, comprometa-se a sempre reservar um percentual que é possível a sua realidade. Mesmo que pareça pouco, o importante é começar.

A recorrência é mais importante que o valor.  

Torne investir um hábito. Ao encontrar um valor possível para reservar para seus investimentos, repita isto mensalmente. Aportes recorrentes, independentemente de qual seja o produto, ajudam a aumentar seus ganhos já que há a ação dos juros sobre juros. Depois que investir se tornar um hábito e você ver os primeiros resultados, vai se empolgar para sempre aportar mais. 

O prazo é importante.

Ao começar a investir tenha em mente quando você quer utilizar o dinheiro. Se você precisa do dinheiro em um curto espaço de tempo, ou precisa ter ele disponível o tempo todo, você terá que investir em produtos que tenham vencimentos curtos e liquidez. Se não precisar do dinheiro tão cedo, poderá escolher produtos que tenham prazos de vencimento mais extensos.

Normalmente, quanto mais tempo você deixa o dinheiro investido, maior é a rentabilidade daquele investimento, entretanto, nada adianta você escolher um investimento de longo prazo e, precisar do dinheiro antes do vencimento. 

Fique atento aos riscos. 

Você está aberto a correr riscos para ganhar mais? É uma pergunta que precisa ser respondida e tem a ver mais com o seu perfil e grau de conhecimento sobre investimentos do que necessariamente com o valor que deseja investir.

Se está iniciando, o conselho é buscar produtos de Renda Fixa para seus primeiros passos, já que eles são de baixíssimo risco. Se você já tem uma reserva financeira e está disposto a arriscar mais para obter maior rentabilidade, existem outros produtos que podem compor sua carteira. 

Construa uma reserva emergência com segurança. 

Só de passos para investimentos mais arrojados depois de construir sua reserva de emergência. Ela deve conter seis meses de seus gastos mensais e, estar o tempo todo disponível, ou seja, aplicada em algum investimento que tenha liquidez diária. Se a emergência aparecer são a estes recursos que você vai recorrer. 

Que tal seguir estas dicas e dar seus primeiros passos para começar a investir? 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.