O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

Entenda o que é perfil de investidor e como descobrir o seu

21 OUT 21
COMPARTILHE

Antes de começar a investir, é indispensável descobrir se você é um investidor conservador, moderado ou arrojado

 

Quem está entrando agora no mundo dos investimentos certamente ainda vai escutar muito o termo perfil de investidor. Mas o que significa? Para que serve esse tal perfil? 
 

Existem muitos tipos de investimentos no mercado e vários termos utilizados para defini-los: renda fixa, renda variável, seguros, arriscados, rentabilidade, liquidez, bolsa de valores, FGC etc. 
 

Para escolher corretamente onde aplicar o seu dinheiro alguns pontos devem ser levados em conta e são justamente esses pontos que o perfil de investidor considera. Continue lendo para entender melhor como funciona. 

O que é perfil de investidor? 

Perfil de investidor é um sistema utilizado para classificar o investidor de acordo com o risco que ele está disposto a correr ao fazer aplicações. 
 

Esse perfil é traçado por meio de um formulário chamado de suitability, usado pelas instituições financeiras ou corretoras para determinar o perfil de cada cliente e oferecer os produtos de investimento mais adequados a cada um. A classificação do investidor tornou-se uma norma obrigatória da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2015

Para que serve determinar esse perfil?

Existem diversos tipos de investimentos disponíveis para o investidor e muitos caminhos a seguir na construção de uma carteira de aplicações. Determinar o seu perfil de investidor serve para traçar uma estratégia considerando os riscos que está disposto a correr com o seu patrimônio, as suas metas a curto, médio e longo prazo, a sua renda e outras características específicas das suas finanças. 
 

Não existe um “investimento errado”, mas conhecer o seu perfil de investidor irá ajudá-lo a escolher as aplicações mais adequadas aos seus objetivos e evitar que você coloque o seu dinheiro em produtos inadequados. 
 

Como é feita essa análise? 

A análise é realizada por meio das respostas dadas no questionário suitability, onde serão avaliados itens como tolerância a riscos, objetivo da aplicação, capital disponível para investir e conhecimento de mercado financeiro. 

 

Quais os tipos de perfis de investidor? 

A partir do resultado do questionário, o investidor poderá ser classificado em conservador, moderado ou arrojado
 

Ilustração mostra três investidores segurando moedas de diferentes tamanhos e a legenda sob eles: conservador, arrojado, moderado.
Conhecer o seu perfil de investidor é indispensável para começar a aplicar ou diversificar a carteira de investimentos. 

 

Perfil conservador

O Investidor de perfil conservador, como o nome sugere, é mais avesso a correr riscos, logo, tem a tendência a procurar aplicações que ofereçam ganhos reais e baixo risco, abrindo mão de maiores rentabilidades para ter essa segurança. 
 

Os títulos de renda fixa são os mais indicados para investidores conservadores, por serem de baixo risco e ainda assim oferecerem boa rentabilidade. 
 

Perfil moderado

É considerado moderado o investidor que está disposto a correr um pouco mais de risco em busca de maiores rentabilidades em suas aplicações, mas ainda sem abrir mão de alguma segurança. 
 

Investidores de perfil moderado têm mais conhecimento do mercado financeiro e costumam manter parte da carteira aplicada em renda fixa e parte em fundos que oferecem mais rentabilidade, correndo um pouco mais de riscos. 

 

Perfil arrojado

O investidor considerado arrojado, ou agressivo, é aquele que está disposto a correr riscos, arriscando parte do seu patrimônio, em busca das maiores rentabilidades. Na carteira de aplicações de um investidor arrojado, a maior parte dos ativos será de renda variável. 
 

Lembrando que o seu perfil de investidor pode mudar com o decorrer do tempo. Se você começou como um investidor conservador por exemplo, com mais conhecimento do mercado e entendendo melhor as próprias finanças, você pode, com o tempo, se tornar um investidor moderado e começar a arriscar mais nas aplicações. 

 

Como faço para descobrir o meu perfil de investidor

Para descobrir o seu perfil de investidor, você precisa preencher um formulário suitability, disponibilizado por bancos, corretoras e instituições financeiras que comercializam títulos de investimentos. 
 

Aqui no Banco Bari, você pode fazer isso na Multiconta. Ao fazer o seu cadastro, você tem acesso a uma conta digital completa, ferramentas financeiras e uma plataforma completa de investimentos em renda fixa. Para começar a investir, preencha o seu perfil e escolha a aplicação que mais combina com os seus objetivos. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.