Para você
Para sua empresa
Um aplicativo que ajuda você a guardar $ para seus objetivos.
Produtos de Renda Fixa para o seu dinheiro render com segurança.
Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.
Inclua as custas de cartório nas parcelas e utilize seu saldo do FGTS.
Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.
O papo esta semana é sobre investimentos. E, para ser mais específico, sobre uma modalidade de investimento: a Renda Fixa.
Previsibilidade do retorno e segurança para o investidor. Essas são as duas principais vantagens dos produtos de Renda Fixa, uma categoria importante para quem está começando a investir ou já tem sua reserva financeira construída e quer ver este dinheiro render.
Quando falamos sobre Renda Fixa estamos falando sobre uma grande diversidade de produtos que vai desde a Poupança, passando pelo Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e LC. Mas antes de explicarmos especificamente alguns desses produtos, precisamos explicar alguns aspectos gerais deste tipo de investimento.
Investir em Renda Fixa nada mais é do que emprestar dinheiro ao emissor de um título e, em troca deste empréstimo, ganhar juros. Esses juros são o rendimento do seu investimento, que varia de acordo com as regras estabelecidas na hora de investir em cada produto.
Como dito anteriormente, o ponto positivo é que essas regras já estão definidas na hora do investimento, o que ajuda projetar a rentabilidade desta aplicação.
A rentabilidade de um título de Renda Fixa pode ser:
É preciso ver o vencimento e a carência dos produtos de Renda Fixa. O vencimento é prazo máximo daquele título, a data em que ele será resgatado automaticamente e pago em sua totalidade.
Porém, vários produtos de Renda Fixa têm tempo de carência para o resgate, impossibilitando a retirada antecipada do que foi investido ou, em alguns casos, as regras para esta antecipação diminuem o rendimento prometido.
Assim, é importante ver tanto o tempo do vencimento do título, bem como se há, ou não, tempo de carência para resgates.
Vários títulos não possuem carência e permitem o resgate a qualquer momento. Estes são os que dizemos que têm a maior liquidez. E no caso específico de não haver prazo para o resgate, dizemos que este título tem liquidez diária.
Títulos com liquidez diária são os ideias para quem está montando a sua reserva de emergência, afinal, o dinheiro parado tem rendimento e, em caso de necessidade, pode ser resgatado sem nenhum problema.
Investimentos em Renda Fixa são seguros, já que os rendimentos são prometidos e projetados na hora em que o investimento é feito. Diferente da Renda Variável, há baixa volatilidade e não há perda de capital. Alguns títulos pós-fixados podem ter menos rentabilidade, caso o indexador sofra queda, mas isto é o máximo que pode acontecer.
Além disto, títulos de Renda Fixa de vários bancos possuem a segurança do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, entidade que, em caso de quebra de um banco ou emissor de um título, garante o pagamento do investimento até um limite de R$ 250 mil por pessoa.
Assim, a Renda Fixa torna-se uma excelente opção para quem quer investir com segurança e a certeza do retorno prometido no momento da contratação. E, pode compor a carteira de investimentos mesmo dos perfis mais arrojados, já que a diversificação é um fator fundamental para evitar ou compensar possíveis perdas da Renda Variável.
Este foi um post escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira.
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.