O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Dicionário financeiro

Glossário Financeiro - O que é IGP-M?

10 DEZ 20
Glossário Financeiro - O que é IGP-M?
COMPARTILHE

Nosso glossário financeiro é um espaço para descrevermos e detalharmos alguns termos, taxas, siglas e abreviações presentes neste universo.  Já falamos sobre o que é o IPCA e, hoje, vamos explicar o que é e como é calculado o IGP-M. 

O que é o IGP-M? 

O índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) calcula as oscilações de preços da economia brasileira. O IGP-M é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e registra as movimentações de valores de matérias-primas agrícolas e industriais, até a prestação de serviços e de bens de consumo. 

O IGP-M mede a inflação? 

Sim, o IGP-M mede a inflação, ou seja, a oscilação de preços e, por consequência a perda de valor de compra da moeda. Porém, ele não é o índice oficial da inflação - este é o IPCA, mensurado pelo IBGE. Mesmo assim, o IGP-M é o indexador para a correção de contratos imobiliários e alguns produtos de investimentos. 

Qual é a diferença entre o IPCA e o IGP-M?

Ambos têm a intenção de medir a oscilação da inflação. A diferença entre os dois é a metodologia. Enquanto o IPCA mensura uma lista de quase 400 itens, que representam o consumo das famílias que recebem entre 1 e 40 salários mínimos, o IGP-M pesquisas o preço de um universo maior de itens abrangendo toda a cadeia produtiva. 

Como o IGP-M é medido? 

O Índice Geral de Preços Médio tem a intenção de identificar a oscilação de preços, desde o começo do processo produtivo até o final. 

Assim, a Fundação Getúlio Vargas analisa a oscilação de preços de mais de 1.400 itens  entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 mês atual. 

O IGP-M é composto pela média ponderada destes outros três índices: 

  • IPA-M: Índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado: Ele engloba desde as matérias-primas agrícolas, produtos agropecuários e bens industriais. Mede a oscilação de preços do início da cadeia produtiva. Ele representa 60% do valor do IGP-M.
  • IPC-M: Índice de Preços do Consumidor – Mercado: Referente aos produtos e serviços de consumo comuns das famílias brasileiras, incluindo alimentação, habitação, vestuário, saúde, educação, lazer, transportes e diversas outras despesas. Ele representa 30% do valor do IGP-M.
  • INCC-M: Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado: Abrange o custo dos materiais, mão-de-obra e equipamentos relacionados à construção e habitacional. Ele é medido em sete capitais brasileiras e representa 10% do valor do IGP-M.

Onde é divulgado o IGP-M? 

O IGP-M é divulgado na última semana do mês pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Aqui, você pode conferir a média histórica do IGP-M neste site. 

O que o IGP-M impacta em nosso dia a dia? 

O IGP-M é, normalmente, o índice de reajuste dos contratos de aluguel, além de ser o balizador do aumento de algumas tarifas públicas. Ele também é utilizado como indexador para a rentabilidade de alguns produtos financeiros como Letras de Crédito Imobiliários e Letras de Crédito do Agronegócio. 

Depois de falarmos sobre índices de inflação, como o IGPM e o IPCA, semana que vem falaremos sobre a taxa SELIC, o que ela representa e quais são seus impactos em nosso dia a dia. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.