Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesO empréstimo com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Até R$ 5 milhões para usar como quiser e pagar em até 20 anos.
Conheça o Produto2ª via do boletoEmpréstimo para pagar dívidasEmpréstimo para capital de giroEmpréstimo para construção e reformaCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinA forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.
/
Guardar dinheiro é uma dificuldade para a maioria dos brasileiros. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 67% dos consumidores não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais.
Em um post anterior, explicamos a regra 50/30/20, no qual o recomendado é que você guarde 20% do que ganha pensando em uma reserva de emergência. Este exercício deve ser recorrente e acontecer na hora que você planeja suas finanças, ou seja, já endereçar a quantia que você se propôs a poupar no momento em que recebe - não esperar sobrar, porque, normalmente, sem esta disciplina, não sobra mesmo.
Mas e se não tiver como guardar os 20% recomendado? Não tem problema. Guarde o que puder. Sabemos que a realidade de muitos brasileiros é sofrida e que as baixas remunerações e o alto custo de vida podem fazer com que boa parte dos rendimentos sejam destinados para aquilo que é fundamental. Neste caso, a dica é estabelecer metas que possam ser reais para o seu contexto - a menor economia possível já ajuda. Cinco, dez reais que você consiga poupar por mês já pode ajudar a começar a sua reserva de emergência.
Assim o foco passa a ser o hábito - o compromisso de reservar parte do seu orçamento para o futuro. O valor que você poupa pode ir aumentando de acordo com a sua realidade - uma economia aqui e outra ali ou ganho extra podem fazer com o que valor a ser poupando do mês aumente um pouquinho.
Que tal começar o seu compromisso de poupar um pouco por mês? Num próximo post falaremos da importância de se ter uma reserva de emergência e qual seria o valor ideal para você ter guardado e ter segurança.
Este post foi escrito com a missão de ajudar as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira. Gostou? Então acompanhe nossas atualizações!
Veja também
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.