O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

CDB ou LCI: qual o melhor investimento?

25 MAR 21
CDB ou LCI: qual o melhor investimento?
COMPARTILHE

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?

Descubra as principais diferenças entre CDB e LCI e a aplicação mais adequada para o seu perfil de investidor.

Decidiu começar a investir em renda fixa, mas ainda está em dúvida sobre CDB ou LCI? Essas aplicações de renda fixa são uma ótima opção para quem está começando uma carteira de investimentos, por oferecerem diferentes condições de liquidez e prazo. Além disso, são excelentes alternativas em relação à poupança, pois oferecem rendimentos maiores. 

O que é CDB?

CDB ou Certificado de Depósito Bancário é um título de investimento de renda fixa oferecido pelos bancos com o objetivo de captação de recursos. Na prática, ao investir em um CDB, você empresta dinheiro a um banco em troca de juros. Os CDBs podem ter rendimentos prefixados ou pós-fixados. 

O que é LCI?

LCI ou Letra de Crédito Imobiliário é um título de investimento de renda fixa oferecido por instituições financeiras com o objetivo de captar recursos para o mercado imobiliário. Na prática, ao investir em LCI você está emprestando o dinheiro para uma instituição que utilizará estes recursos em seus produtos de financiamento e crédito imobiliário. Os LCIs podem ter rendimentos prefixados ou pós-fixados e tem o diferencial de serem isentos de Imposto de Renda.

Qual a diferença entre CDB e LCI?

Além das diferenças entre CDB e LCI relacionadas aos tipos de títulos e aos objetivos da captação de recursos, eles também podem diferir no investimento mínimo, na liquidez, na rentabilidade e na tributação, como no exemplo a seguir.

Investimento mínimo

O valor do investimento mínimo varia de acordo com a instituição que está negociando o título. Aqui no Bari, por exemplo, você encontra aplicações em CDBs e LCIs a partir de R$ 100. 

Liquidez

Liquidez é um conceito que considera a facilidade com que um ativo, nesse caso a aplicação, pode ser convertido em dinheiro. A liquidez varia de acordo com a aplicação e depende do vencimento, determinado pela instituição que emitiu o título. 

O Banco Bari oferece CDBs com liquidez diária, ou seja, que podem ser resgatados a qualquer momento e CDBs com vencimento em 4, 6, 12, 24, 36, 48 ou 60 meses. Também temos LCIs com vencimento em 12, 24, 36 ou 48 meses. Lembrando que a liquidez se dá apenas no prazo de vencimento da aplicação.

Imposto de Renda

Algumas modalidades de investimento, como os CDBs, por exemplo, têm cobrança de Imposto de Renda. Essa cobrança varia conforme o tempo da aplicação, seguindo a tabela regressiva abaixo:

PrazoAlíquota do Imposto de renda 
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 721 dias15%

Lembrando que a alíquota incide apenas sobre o rendimento, e não sobre o valor total investido. 

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal que, além de arrecadar recursos para a união, mede o número de operações financeiras realizadas no país. No caso dos investimentos, esse tributo é cobrado em aplicações resgatadas em períodos inferiores a 30 dias. CDBs e LCIs estão sujeitos à cobrança de IOF. Confira abaixo a tabela de cobrança do imposto, conforme o período de resgate: 

Dias após a aplicaçãoIOF (%)Dias após a aplicaçãoIOF (%)
196%1646%
293%1743%
390%1840%
486%1936%
583%2033%
680%2130%
776%2226%
873%2323%
970%2420%
1066%2516%
1163%2613%
1260%2710%
1356%286%
1453%293%
1550%300%

Glossário Financeiro - O que é IOF?

Ilustração mostra homem e mulher em mesa de reunião avaliando quadro de investimentos, com gráficos.
Entender como funcionam as aplicações é indispensável para escolher a mais adequada ao seu perfil de investidor.

Comparação com o rendimento da poupança

A poupança rende 70% da Selic + TR (Taxa referencial). A Selic está agora em 2,75% ao ano e a TR congelada em zero desde 2017. Dessa forma, a poupança rende 1,925% ao ano. Este é um rendimento baixo, mesmo se comparado com outros produtos de renda fixa, como os CDBs e LCIs. 

Os CDBs e LCIs pós-fixados costumam render uma porcentagem do CDI que acompanha a Selic e, atualmente, está em 2,65% ao ano. Se a aplicação rende 100% do CDI (2,65% ao ano), esse já é um rendimento superior aos 1,925% ao ano oferecidos pela poupança. 

No CDB do Banco Bari, você encontra CDBs pós-fixados que rendem até 135% do CDI ao ano e LCIs pós-fixadas que pagam até 120% do CDI ao ano. Já nos prefixados é possível encontrar CDBs com rendimentos atrelados ao IPCA de até 7,8% ao ano e LCIs também atreladas ao IPCA com rendimentos de até 3,60% ao ano. 

Quem rende mais CDB ou LCI: compare os investimentos

Existem ferramentas eficazes para comparação de rendimentos, como por exemplo o Yubb, um site que permite que você escolha o valor, o tipo de aplicação, o resgate e te apresenta as melhores opções disponíveis no mercado, de acordo com o seu perfil e necessidade. 

Agora que você já sabe as principais diferenças entre CDB e LCI, que tal começar a investir com segurança e bons rendimentos? O Bari está aqui para te ajudar, com os melhores produtos e uma plataforma completa para você fazer investimentos e acompanhar seus ganhos. Acesse e saiba mais. 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.