O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Dicionário Financeiro

Glossário Financeiro – O que é IPCA?

04 JUN 20
COMPARTILHE

A gente se acostuma a ver várias siglas e termos que impactam nossa vida financeira: são índices, indicadores, taxas, impostos, vários detalhes que merecem a nossa atenção para o real entendimento de como aquilo funciona. Então, mesmo que você já conheça alguns destes termos, convidamos você para tirar um tempinho e conhecer nosso glossário financeiro em que nos aprofundaremos algumas siglas importantes. Hoje, falaremos sobre o que é o IPCA. 
 

O que é IPCA? 

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e é considerado o índice oficial de inflação no Brasil. 
 

O que é inflação? 

?Inflação é o aumento (ou diminuição) dos preços de bens e serviços. Ela implica na variação do poder de compra do seu dinheiro. Assim, a inflação quantifica aquela sensação de que antes comprávamos mais coisas com o mesmo dinheiro que gastamos hoje, ou que precisávamos de menos dinheiro para adquirir um produto ou contratar um serviço. 
 

Como é calculado o IPCA? 

O IBGE realiza uma pesquisa de preços de uma lista de itens em 13 capitais do Brasil todos os meses. Dentro destes itens estão produtos e serviços referentes a: transporte; alimentação e bebidas; habitação; saúde e cuidados pessoais; comunicação; educação e vestuário. A partir da oscilação de preços destes 377 itens é feita uma média ponderada para chegar ao índice oficial da inflação. Assim, o IPCA aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. O índice é divulgado todos os meses. 
 

E no que o IPCA impacta na minha vida financeira? 

De várias maneiras. O índice serve de indexador para a correção de contratos de financiamento e composição de taxas de juros ou, até, como argumento para a negociação de dissídios coletivos para o aumento de salários de diversas categorias. Ele também é uma base importante para avaliarmos taxas de rentabilidade de investimentos e se eles realmente valem a pena. Por exemplo, não é vantagem investir em algum produto em que a rentabilidade anual seja menor que a inflação - se não estamos realmente perdendo dinheiro. 
 

Qual é o índice do IPCA deste mês e ano? 

No site do IBGE é divulgado tanto o índice mensal, como toda a composição do cálculo dividido por regiões e categorias. 
 

Mas e se eu perceber que os preços aumentaram mais que o IPCA do mês? 

Pode acontecer e é normal. A Inflação oficial leva em conta uma lista de itens para a composição do índice. Porém, no seu dia a dia, o seu consumo pessoal pode ser diferente dos 377 itens pesquisados. E os seus item de consumo pessoal podem variar de preço de acordo com oscilações naturais do mercado, independentes do índice oficial. Assim, dizemos que você tem a sua inflação pessoal que é diferente da oficial. E só conseguimos medir esta oscilação - ou seja, o quanto o seu poder de compra pessoal varia - com um bom controle financeiro
 

E em sua vida? Quais são os impactos da inflação? A oscilação do IPCA impacta em seu planejamento financeiro? Compartilhe suas experiências no campo de comentários. 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.