Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesO empréstimo com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Até R$ 5 milhões para usar como quiser e pagar em até 20 anos.
Conheça o Produto2ª via do boletoEmpréstimo para pagar dívidasEmpréstimo para capital de giroEmpréstimo para construção e reformaCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinA forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.
Na teoria, essas duas modalidades de empréstimo até podem se confundir. Na prática, no entanto, é essencial saber que uma não tem nada a ver com a outra. Hoje vamos explicar as principais diferenças entre financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel. Se você tem essa dúvida e deseja entender qual opção é ideal para você, continue lendo.
Financiamento imobiliário é uma modalidade de empréstimo voltada exclusivamente para a aquisição de imóveis que podem ser comerciais, residenciais, novos ou usados. É oferecido por instituições financeiras e tem como garantia da transação o próprio imóvel que está sendo financiado.
Uma característica importante é que o financiamento imobiliário geralmente requer uma entrada, ou seja, parte do valor do imóvel deve ser pago pelo comprador no ato da compra. Essa entrada pode variar de acordo com o valor venal do imóvel e a política interna da instituição financeira que concede o financiamento.
A vantagem do financiamento imobiliário é que o prazo de pagamento costuma ser mais longo, assim, as prestações ficam mais acessíveis.
Existem várias modalidades de financiamento imobiliário. As condições vão mudar de acordo com o tipo do imóvel, o perfil do comprador e o banco provedor do empréstimo.
Para avaliar a melhor opção, o mais indicado é fazer simulações nas principais instituições financeiras, além de comparar o Custo Efetivo Total (CET). Essa taxa corresponde à soma dos encargos e despesas incidentes nas operações de crédito.
Também dê especial atenção ao percentual necessário para entrada em cada uma das opções. Hoje o mercado tem trabalhado com um valor entre 20% e 40% do imóvel. Essa é uma importante diferença do financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel, como veremos a seguir.
Vale lembrar que, enquanto o financiamento não for quitado, o proprietário não poderá negociar a propriedade sem a autorização da instituição financeira e repassar a dívida para o novo comprador.
Empréstimo ou crédito com garantia de imóvel, também chamado home equity, é uma modalidade de empréstimo que permite obter até 60% do valor do imóvel. Muito conhecido e praticado na Europa e nos Estados Unidos, o CGI tem conquistado cada vez mais a preferência dos brasileiros também.
Em 2022, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) registrou o valor mais alto de concessões desde o início da série histórica. Naquele ano, foram concedidos mais de RS 6 bilhões nessa modalidade de crédito, número 21% maior na comparação com 2021, quando foram disponibilizados pouco mais de R$ 5 bi.
Como o próprio nome sugere, no crédito ou empréstimo com garantia de imóvel o solicitante utiliza um imóvel como garantia da transação. Porém, a diferença do financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel é que, na segunda opção, o cliente decide como usar o valor emprestado.
Já o financiamento imobiliário, como vimos anteriormente, é um empréstimo exclusivo para a aquisição de um imóvel. Até porque o valor emprestado nem passa pelas mãos do cliente. Segue diretamente para a instituição financeira.
Assim como no financiamento, entretanto, para que o recurso solicitado seja liberado, a instituição financeira realiza análises de crédito e jurídica, além da avaliação da propriedade. Logo, o crédito com garantia de imóvel é a modalidade ideal para quem precisa realizar algum sonho, mas não quer abrir mão dos bens que já possui.
Outra semelhança entre as duas opções de crédito que pode confundir é o maior prazo para quitar as parcelas. No caso do CGI, o cliente tem até 20 anos para quitar o empréstimo. Com isso, as parcelas ficam mais leves e não comprometem o orçamento mensal. A seguir, confira cada uma das vantagens do crédito com garantia de imóvel.
Até aqui você deve ter percebido que há muitas diferenças entre financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel. Logo, a escolha da modalidade de crédito ideal para você vai depender do seu objetivo, momento de vida e dos sonhos que pretende realizar. Nossa dica é: pesquise, se informe e faça simulações.
Aqui no Banco Bari você faz uma simulação on-line rápida, segura e sem compromisso. Esse é o primeiro passo para adquirir um empréstimo mais inteligente e saudável. Aproveite!
Para saber mais: Entenda a diferença entre financiamento e refinanciamento de imóvel
Veja também
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.