O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Dicionário financeiro

Você sabe o que é CET?

10 DEZ 20
Você sabe o que é CET?
COMPARTILHE

Veja quais são os custos envolvidos em um empréstimo e o que as taxas CET impactam no financiamento.

O que é CET? 

A taxa CET - Custo Efetivo Total, é a taxa que quantifica todos os encargos e despesas de uma operação de crédito no banco que são oferecidas para pequenas, médias empresas e pessoas físicas.

Para que serve o CET?

Ao solicitar um empréstimo para o negócio ou financiamento de um imóvel, o Custo Efetivo Total - CET, irá reunir todas as taxas que o consumidor precisa saber para comparar de um jeito simples e rápido todas as opções de empréstimos disponíveis no mercado.

Como é cobrado O CET, eles são os juros? 

Não. Os juros e o CET são diferentes. 

Os juros são “o custo do dinheiro”. São a remuneração que a pessoa que precisa de crédito paga para a instituição que emprestou dinheiro para ela. Isto, normalmente, é representado por um percentual que pode ser cobrado por dia, mês ou por ano, durante o prazo vigente daquele contrato. 

Porém, vários produtos de crédito possuem regras específicas, sejam internas, criadas pelas empresas que disponibilizam crédito, ou por leis que indicam a incidência de impostos para ele ser viabilizado. Assim, além dos juros, há outros custos inerentes a uma operação de crédito e o CET quantifica e totaliza estes custos. 

Quais são os custos envolvidos em um empréstimo 

Há vários custos que uma operação de crédito pode ter. 

Alguns são referentes a própria empresa que está emprestando o dinheiro, como custos de taxas administrativas ou taxas de abertura de crédito. Dessa forma, estas taxas precisam sempre estar claras para os clientes, antes e durante a negociação dos contratos e são cobradas de acordo com a política de cada empresa.  

Produtos de crédito como financiamentos possuem  custos de seguro acrescido as parcelas mensais. É uma forma de garantir ao credor o pagamento em caso da inadimplência de quem emprestou o dinheiro. 

Há, também, os custos de encargos e impostos, como IOF, o Imposto sobre Operação Financeira que é uma cobrança obrigatória que incide sobre contratos de  empréstimos, financiamentos, operações de câmbio e títulos imobiliários. 

Assim, todos estes custos são somados para compor o Custo Efetivo Total de um contrato de empréstimo. 

Em síntese, o Custo Efetivo Total leva em conta a soma da taxa de juros, possíveis taxas administrativas, encargos, tributos e seguros. 

Como saber o CET de um produto de crédito?

É obrigatório que, independente da natureza do produto de crédito, o Custo Efetivo Total seja discriminado e esteja claro para o cliente antes de ele começar uma negociação. Para clientes que já tenham fechado um contrato de crédito, no documento, fica explícito qual é CET e como ele é composto. 

Então, na hora de comparar produtos de crédito, devo olhar para o CET? 

Sim! Além da taxa de juros, deve-se olhar para o CET, que é a união de todos os custos envolvidos. Porém, comparar produtos de crédito necessita de algumas regras:

  • É preciso comparar produtos iguais. A natureza de cada produto influencia nos valores, já que alguns tipos de crédito oferecem mais riscos a instituição que empresta o dinheiro e outros, como aqueles que têm garantias atreladas, oferecem menos. Quanto menor o risco, menor os juros e, por consequência os custos.
  • É preciso comparar produtos com os mesmos prazos. Sem analisar outras variáveis, normalmente, produtos que tenham prazos de pagamentos mais longos possuem juros maiores e, por consequência mais custos.
  • Cada instituição que oferece crédito pode ter políticas diferentes. Dentro da margem legal, as empresas podem praticar taxas diferentes entre si, logo, pesquisar é sempre o melhor caminho.

Assim, é sempre importante saber qual é o cálculo CET dos produtos de crédito que você utiliza, ou pode vir a utilizar. Sabendo essas informações complementares da taxa CET de antemão, estaremos informados para procurar as melhores alternativas quando necessitar de crédito.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.