O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

O que são linhas de crédito? Entenda como elas podem ajudar nas finanças

12 JUL 22
COMPARTILHE

As linhas de crédito são boas opções para organizar as finanças pessoais ou corporativas. Cada uma tem a sua característica e permite conquistar os seus objetivos, quando bem planejados. 
 

Na hora de realizar um sonho, construir seu patrimônio ou mesmo organizar as suas finanças, é essencial entender o que são linhas de crédito. Esses recursos contam com modalidades  variadas que lhe permitem organizar o seu capital. Por isso, são ótimas opções para ajudar a conquistar seus objetivos.

Porém, também são alternativas para quem está endividado ou inadimplente. Essa é a atual situação de boa parte dos consumidores brasileiros. Pelo menos, é o que dizem os órgãos de proteção ao crédito.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 77,7% dos brasileiros tinham alguma dívida vencida ou não no final do mês de abril de 2022. Em relação ao número de inadimplentes — ou seja, com alguma conta vencida e não paga —, o índice chega a 28,6%.

Esses números demonstram a importância do planejamento financeiro no dia a dia do brasileiro. Mais do que isso, sinalizam como as linhas de crédito podem ser boas aliadas, desde que utilizadas da forma correta. Para isso, é preciso entender o que são e como funcionam.

O que é linha de crédito?

Linhas de crédito são recursos disponibilizados por instituições financeiras para quem precisa de dinheiro. Elas são viabilizadas por meio de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Além disso, são oferecidas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Em qualquer um dos casos, saber o que é linha de crédito bancário implica entender que o propósito é solucionar um problema financeiro. Por exemplo:

No entanto, ainda que o objetivo seja igual, existem diferentes características nas linhas de crédito. Algumas podem ser utilizadas para qualquer finalidade. Enquanto isso, outras exigem que o valor seja usado em um projeto específico.

Qual é a definição para crédito?

Segundo o dicionário, a palavra crédito significa “adiantamento financeiro”. Portanto, é uma fonte de recursos extra obtida a partir de um terceiro, normalmente uma instituição financeira. Dessa forma, é possível adquirir bens ou contratar serviços mesmo sem ter o dinheiro necessário para isso.

Porém, o crédito também pode ser utilizado para equilibrar as finanças. Por exemplo, quando é possível trocar uma dívida mais cara por outra mais barata. Qualquer que seja a situação, é uma alternativa para obter o capital necessário.

Em troca, é feita a cobrança de juros pela instituição financeira. Por isso, é fundamental analisar bem o seu orçamento pessoal para evitar um novo endividamento. Afinal, é importante garantir que a renda mensal será suficiente para  arcar com os pagamentos das parcelas.

Quem tem direito a solicitar uma linha de crédito?

ilustração de um homem encostado em uma pilha de moedas com uma setinha indicando crescimento financeiro potencializado por linhas de crédito

Qualquer pessoa ou empresa pode pedir algum tipo de empréstimo ou financiamento. A linha de crédito do governo é voltada especificamente para pessoas jurídicas, qualquer que seja o porte ou o segmento de atuação. No entanto, podem existir restrições, a depender da opção escolhida.

Já para saber o que é linha de crédito pessoa física, você deve entender que é uma alternativa oferecida por bancos, financeiras, cooperativas de crédito, fintechs, entre ourtas. O funcionamento é semelhante, inclusive as cobranças realizadas. Porém, também existem detalhes a observar.

Por exemplo, quem está com o nome negativado ou tem um score de crédito baixo pode ter o empréstimo ou o financiamento negado. Tudo depende da análise do perfil realizada pela instituição financeira.

Leia mais: Proposta de crédito: 6 dicas para ter a aprovação de crédito mais rápida

Quais são as linhas de crédito?

Se você está se perguntando como funciona a linha de crédito, saiba que a resposta para essa dúvida depende do tipo de linha que está sendo pesquisada. De modo geral, o processo é sempre igual:

  • Envio de proposta;
  • Análise de crédito;
  • Aprovação ou recusa;
  • Assinatura do contrato;
  • Depósito do dinheiro na sua conta corrente.

Porém, cada modalidade tem uma finalidade diferente. Por exemplo, a linha de crédito para MEI será diferente daquela solicitada por uma pessoa física, tanto no que se refere à burocracia quanto no que está relacionado ao pagamento de taxas e encargos.

Além disso, você pode pegar o crédito sem finalidade específica, como o empréstimo com garantia de imóvel. Ou buscar a conquista de um objetivo específico, como ocorre no financiamento imobiliário.

Considerando todas essas possibilidades, conheça abaixo os principais tipos de linhas de crédito disponíveis hoje.

Linha de crédito pessoal

O empréstimo pessoal é uma das modalidades mais conhecidas e comuns. A quantia pode ser usada para qualquer finalidade. Porém, cada instituição financeira determina as regras a serem seguidas. A taxa de juros média atual é de 6,82% ao mês, conforme dados de junho de 2022.

Linha de crédito com garantia imobiliária

O crédito com garantia de imóvel é aquele em que você oferece uma propriedade como garantia para o credor. Assim, a instituição financeira consegue emprestar até 60% do valor do imóvel com as menores taxas de juros do mercado.. O índice começa em 0,99% ao mês mais o IPCA, que mede a inflação oficial do país.

O dinheiro do empréstimo com garantia imobiliária — também chamado home equity — pode ser usado para qualquer finalidade. Sua principal vantagem, além da taxa de juros, mais baixa do que outras modalidades, é o prazo para pagar: até 20 anos.

Linha de crédito para reforma e construção

É o financiamento imobiliário. Nesse caso, o dinheiro deve ser usado especificamente para a compra de uma propriedade. As taxas iniciam em 0,79% ao mês, ou 9,90% ao ano mais IPCA.

Linha de crédito para empresas

Há várias opções de linhas de crédito para empresas. Todas podem ser usadas para qualquer finalidade, como:

  • Abertura de um negócio;
  • Expansão das atividades;
  • Fortalecimento do capital de giro;
  • Modernização da empresa.

Nessa modalidade as taxas são mais atrativas, com juros mais amigáveis. 

Crédito especial

Essa linha de crédito abrange todas as opções não contempladas nas anteriores. Ou seja, você pode financiar estudos, viagens, um casamento, um intercâmbio e muito mais.

Quais são os benefícios de uma linha de crédito?

A grande vantagem de saber o que são linhas de crédito e optar por essa solução é ter acesso à quantia necessária para organizar o seu orçamento e construir seu patrimônio. Por meio do controle financeiro adequado, você conquista os seus objetivos e garante um futuro mais tranquilo.

Além disso, você garante conveniência e flexibilidade. Isso porque é possível utilizar a quantia como, onde e quando quiser.

No caso das empresas, fica ainda mais fácil expandir o negócio, seja para obter um fluxo de caixa emergencial, fortalecer o capital de giro ou realizar ações de marketing.

Dessa forma, as linhas de crédito podem ser de grande ajuda para as finanças de pessoas físicas e jurídicas. Basta escolher a alternativa mais adequada e garantir que o seu planejamento financeiro esteja bem estruturado.

Agora você já sabe o que são linhas de crédito e de que forma elas podem contribuir para a saúde financeira da sua família ou da sua empresa. Então, é só escolher a mais adequada para a sua realidade e alcançar o que deseja.

Conheça todas as opções de linhas de crédito acessando o nosso site!

 

 

 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.