O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação financeira

Conheça os principais tipos de empréstimo e as vantagens de cada um

05 MAI 22
Conheça os principais tipos de empréstimo e as vantagens de cada um
COMPARTILHE

Entre os diferentes tipos de empréstimo estão o pessoal, o consignado e o refinanciamento imobiliário. A depender da categoria, as taxas de juros e as condições de pagamento são facilitadas. Entenda quais são os principais tipos de empréstimo e suas vantagens.

Se o seu orçamento pessoal está em baixa e você precisa sair do vermelho, optar por um dos diferentes tipos de empréstimo pode ser uma boa alternativa. Eles ajudam a colocar as finanças em dia e priorizar o pagamento de dívidas.

Dados do Boa Vista SPC mostrou que a demanda do consumidor por crédito cresceu 0,6% entre fevereiro e março de 2022. Isso fez com que esse índice tivesse uma alta de 4,2% no primeiro trimestre do ano, quando comparado a 2021.

No acumulado de 12 meses, o resultado foi de um crescimento de 23,2%. Ao mesmo tempo, o percentual de endividados no Brasil está crescendo, o que justifica a busca por diferentes tipos de empréstimo pessoal.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 77% das famílias apresentaram alguma dívida em aberto em março de 2022. Além disso, 3 de cada 10 famílias estão com contas atrasadas.

Diante desse cenário, talvez você também precise contratar alguns dos tipos de empréstimos para pessoa física. Por isso, criamos um guia completo com as principais opções, suas vantagens e como fazer para contratar. Acompanhe!

Quais são os tipos de empréstimo e suas vantagens?

Existem diferentes tipos de empréstimo, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Cada um deles tem suas características e é mais adequado a determinada situação. Por isso, é importante entender seu funcionamento.

Antes disso, é importante saber o que é empréstimo. Basicamente, é uma forma de contratação de uma linha de crédito. Você pode usar o valor liberado da maneira que desejar. Por exemplo, para pagar dívidas, fazer uma viagem, começar um negócio ou arcar com uma despesa emergencial.

Portanto, o empréstimo e os diferentes tipos de financiamento são linhas de crédito. O que os diferencia é o uso dos recursos. Enquanto no primeiro caso não há finalidade específica, no segundo é preciso utilizar o dinheiro para a compra de um bem, como um imóvel ou veículo.

Com essa explicação feita, que tal entender melhor quais são os tipos de empréstimo e suas vantagens? Leia a seguir.

1. Empréstimo pessoal

ilustração de dois homens entregando moedas um ao outro na frente de um celular

É uma modalidade voltada para qualquer pessoa física. Sua contratação é feita com instituições financeiras. As taxas de juros variam conforme o banco e o seu histórico de crédito. Por isso, quanto melhor for o seu relacionamento financeiro, mais baixas tendem a ser as taxas de juros.

Segundo o Procon-SP, a média das taxas de juros dessa modalidade ficou em 6,7% em fevereiro de 2022. Uma vantagem dos diferentes tipos de empréstimo pessoal é a ausência de garantia. Por outro lado, a cobrança de encargos tende a ser mais alta. Assim, vale a pena pesquisar outras opções.

2. Empréstimo rotativo

Consiste em uma linha de crédito utilizada quando você paga apenas o valor mínimo da fatura do cartão de crédito. A contratação é automática e tem juros mais altos do que a renegociação da dívida.

Para ter uma ideia, o crédito rotativo teve taxa de juros média anual de 355,2%. Enquanto isso, a renegociação da fatura do cartão de crédito ficou em 174,3%. Fazendo a conversão para um índice mensal, os resultados são de 13,46% e 8,77%.

Por isso, o ideal é evitar essa opção e sempre buscar uma alternativa mais barata. Além disso, o pagamento mínimo da fatura só pode ser feito por 1 mês. Depois, é obrigatório haver uma renegociação com o banco.

3. Cheque especial

É um dos tipos de empréstimo para pessoa física concedido pelos bancos a alguns clientes com melhor histórico de crédito. O cheque especial é um limite pré-aprovado na sua conta-corrente. Enquanto você não o utilizar, fica isento de juros. Porém, ao gastar algum valor, terá que arcar com a cobrança automática.

As regras atuais do cheque especial determinam que a taxa de juros seja limitada em 8% ao mês. Além disso, há a cobrança de uma tarifa equivalente a 0,25% ao mês sempre que for disponibilizada uma quantia acima de R$ 500.

De modo geral, muitos bancos oferecem o cheque especial nas contas. Porém, você pode solicitar sua retirada. De toda forma, o ideal é evitar seu uso, por ser um tipo de empréstimo caro. A vantagem é sua utilização em situações de emergência.

4. Antecipação do Imposto de Renda, do Saque-Aniversário e do 13º salário

São modalidades semelhantes. Por isso, tratamos das três em conjunto. A ideia é adiantar o recebimento da restituição do Imposto de Renda (IR), do valor relativo ao Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do 13º salário.

Nos três casos, é cobrada uma taxa de juros para antecipar essa quantia. A taxa média da antecipação do IR é de 2% ao mês. Por sua vez, no adiantamento do Saque-Aniversário, a média mensal é de 1,89%. No adiantamento do 13º salário, a cobrança fica entre 1,99% e 3,19% ao mês.

A vantagem dessas alternativas é que você não compromete seu orçamento. Isso porque o pagamento é feito quando chegar o recebimento desses valores. Por outro lado, é importante fazer um bom planejamento financeiro, já que não será possível contar com essas quantias.

5. Empréstimo com garantia de imóvel

A linha de crédito com garantia de imóvel é uma modalidade para pessoa física, mas que exige a apresentação de um imóvel como garantia. Também chamado de refinanciamento imobiliário ou home equity, esse tipo de empréstimo tem como principal benefício as taxas de juros mais baixas, com a possibilidade de você continuar usando a propriedade.

Na prática, ela fica apenas alienada. Ou seja, existe a indicação nos documentos do imóvel de que o proprietário, de fato, é o banco. Porém, você mantém a posse. Assim que terminar de pagar a dívida, o bem volta para o seu nome.

Aprofunde a leitura nesse tema: Crédito com garantia de imóvel: o que é, como funciona e como solicitar esse tipo de empréstimo.

6. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é outra modalidade de crédito com taxas de juros mais baixas. Isso porque a contratação é feita de forma vinculada à folha de pagamento do trabalhador. Por esse motivo, é um tipo de empréstimo destinado a:

  • Servidores públicos estaduais, municipais e federais;
  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Trabalhadores de empresas conveniadas à instituição financeira.

Ao fazer a contratação, o pagamento das parcelas é feito de forma automática, por meio do desconto na folha de pagamento. Nesse processo, é preciso apenas observar a chamada margem consignável. Ou seja, o percentual máximo do salário que pode ficar comprometido com um ou mais empréstimos consignados.

Normalmente, a margem consignável fica entre 30% e 40%. As taxas de juros do empréstimo consignado são de até 2,14% ao mês. O máximo de parcelas é 72 vezes. Por isso, é uma alternativa bem interessante para quem se encaixa nas condições exigidas.

Qual é o tipo de empréstimo mais barato?

Como você pôde perceber, as modalidades de empréstimo mais baratas são o home equity e o crédito consignado. Isso porque ambas têm uma garantia que permite reduzir o valor das parcelas. No primeiro caso, é o seu imóvel. No segundo, é o desconto da parcela em folha de pagamento.

Como fazer para contratar um dos tipos de empréstimo?

A contratação de qualquer um desses tipos de empréstimo é feita diretamente com a instituição financeira. Em qualquer um dos casos, você pode fazer uma simulação on-line para verificar as condições.

Assim, o banco entrará em contato e indicará as condições reais para o seu perfil de crédito. A partir disso, você poderá enviar os seus documentos para análise de crédito e assinar o contrato via on-line.

Agora, você já conhece os principais tipos de empréstimo e as vantagens de cada um. Também sabe como contratar a modalidade desejada. Dessa forma, a chance de equilibrar seu orçamento é maior.

E você, quer entender como os empréstimos podem ajudar suas finanças? Conheça as opções do mercado para conseguir crédito e conquistar seus sonhos.

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.