O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Home equity

Tudo sobre refinanciamento imobiliário e as vantagens desse tipo de empréstimo

10 DEZ 20
Tudo sobre refinanciamento imobiliário e as vantagens desse tipo de empréstimo
COMPARTILHE

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?

O refinanciamento de imóvel é uma possibilidade para obter o dinheiro que você precisa com taxas de juros atrativas e condições facilitadas de pagamento. 

Modalidade ainda pouco conhecida no Brasil, o refinanciamento imobiliário consiste em alienar um imóvel como garantia para obter crédito. O dinheiro pode ser usado para qualquer finalidade, como abrir uma empresa, fortalecer o capital de giro, pagar dívidas ou comprar um bem.

Para contratar um refinanciamento imobiliário, é preciso que o imóvel esteja pelo menos 70% quitado. Assim, é possível obter até 60% do seu valor em crédito. Tudo com taxas de juros mais baixas do que as do cheque especial ou do cartão de crédito. Isso porque, como a instituição financeira tem o imóvel como garantia, esse tipo de financiamento imobiliário se torna mais acessível.

Além disso, o prazo de pagamento é outro diferencial: pode chegar a até 20 anos. Mas, afinal, como obter esta modalidade de crédito? 

Primeiro, é realizada a avaliação do perfil do cliente, já que não é vantagem nem objetivo da instituição financeira ficar com o imóvel.

Leia mais: Veja 6 dicas para ter a aprovação da proposta de crédito mais rápida

Já deu para ver que essa solução traz vários benefícios, certo? Continue a leitura e entenda como contratar o refinanciamento de imóvel. 

O que significa refinanciamento de empréstimo?

O refinanciamento de empréstimo é uma operação financeira em que você troca um crédito antigo por um novo na mesma instituição financeira. Essa modalidade está regulamentada pela Lei 10.820/2003 e permite obter condições mais facilitadas. Inclusive, a redução de juros e do valor da parcela paga no momento.

Ou seja, com o refinanciamento de empréstimo, você tem mais liberdade para substituir um contrato antigo por um novo e da mesma instituição bancária, com possibilidade de alteração dos valores do contrato a prazo. A maior vantagem em optar por esse refinanciamento é que possibilita diminuir as taxas e não são feitas consultas ao Serasa, por exemplo.

Por isso, o refinanciamento de empréstimo pode ser a melhor opção para quem deseja se livrar das dívidas a longo prazo. Isso porque permite fazer um melhor planejamento financeiro.

Leia mais: Entenda se o empréstimo para quitar dívidas é uma opção que vale a pena

É possível refinanciar um imóvel?

Como já adiantamos, sim, existe essa possibilidade. O também chamado empréstimo com garantia é uma modalidade regulamentada e pode ser adotada por qualquer instituição financeira com a devida autorização do Banco Central.

O refinanciamento imobiliário  tende a ser mais vantajoso,  pois permite contratar um valor mais alto e ter um prazo de pagamento mais longo. Vamos explicar melhor adiante.

O que é o refinanciamento imobiliário?

O refinanciamento imobiliário é quando o proprietário possui um imóvel e oferece como garantia de pagamento para a instituição financeira em troca de obter um crédito, mesmo o imóvel não estando 100% quitado. 

Sendo assim, até a quitação do financiamento, o imóvel fica alienado ao banco. Porém, o proprietário pode usufruir do imóvel normalmente, inclusive locando-o, se for o caso.

Leia mais: É possível perder o imóvel se for feito o empréstimo com casa de garantia?


Portanto, essa é uma linha de crédito específica que pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha um imóvel. O dinheiro não tem destinação específica. Por isso, pode ser usado para várias finalidades, entre as quais:

  • Reformas ou construções;
  • Festas de casamento;
  • Cirurgias;
  • Intercâmbios;
  • Abertura de negócios;
  • Quitação de dívidas.

É uma excelente opção para conseguir crédito sem abrir mão do seu patrimônio. Além disso, você continua usufruindo do imóvel. Isso porque a alienação que ocorre nessa modalidade é diferente da hipoteca.

Leia mais: Documentações necessárias para saber como alienar imóvel

A alienação fiduciária de imóvel é uma garantia contratual na qual o cliente contrata a transferência temporária do seu imóvel à instituição financeira. Atualmente, essa é a forma mais utilizada no Brasil tanto nos casos de aquisição de novos imóveis quanto no refinanciamento.

Na hipoteca, o processo é semelhante. Porém, é uma prática que está em desuso no Brasil pelas instituições financeiras. 

Como funciona o refinanciamento imobiliário?

O empréstimo com garantia é uma modalidade simples e acessível. Você precisa ter uma propriedade com 70% ou mais do seu valor quitado. Então, é possível fazer a simulação do refinanciamento de imóvel no site da instituição financeira escolhida.

De modo geral, você precisa responder a um formulário. Nele, deverá colocar o valor do imóvel, seus dados pessoais, quanto pretende contratar entre outras informações. Em seguida, você passará por uma análise de crédito. Caso seu perfil seja aprovado, ainda haverá uma etapa de avaliação de imóvel.

Com tudo pronto, o contrato é redigido e assinado. Então, o dinheiro é debitado na conta corrente cadastrada. No Banco Bari, ainda existe a modalidade de crédito flexível. Ou seja, o valor aprovado fica disponível em uma linha de crédito com validade de 5 anos.

Nesse período, você pode usar todo o limite liberado ou apenas uma parte dele. De toda forma, os juros são aplicados somente sobre a quantia efetivamente utilizada.

Vale a pena reforçar que é possível solicitar até 60% do valor do imóvel, no limite de R$ 5 milhões. As taxas iniciam em 0,99% ao mês mais o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país.

Quais são as vantagens de refinanciar um imóvel?

Se você se pergunta se o refinanciamento de imóvel vale a pena, saiba que existem várias vantagens em aderir a essa linha de crédito. Especialmente quando comparada a outras modalidades. Veja quais são os principais benefícios.

Redução das taxas de juros

Por ter uma garantia, o refinanciamento oferece taxas de juros menores. Isso porque o próprio imóvel representa uma segurança para o banco — ainda que o objetivo não seja tomá-lo do devedor.

Possibilidade de usar o dinheiro para qualquer finalidade

O crédito obtido com esse tipo de empréstimo pode ser usado para o que você quiser. Não existe a necessidade de comprovar o uso do dinheiro. Isso vale, inclusive, para o crédito flexível.

Prazo de pagamento facilitado

O prazo de pagamento do empréstimo com garantia de imóvel é de até 20 anos. Isso permite que você assuma parcelas que se encaixem no seu orçamento, sem comprometer a renda. Além disso, é uma boa forma de fazer o seu planejamento financeiro.

Como financiar com a linha de crédito com garantia de imóvel?

Para fazer um financiamento ou um empréstimo usando o imóvel como garantia, você precisa primeiro fazer a simulação do refinanciamento imobiliário. O procedimento é feito com base no valor da propriedade, no crédito que pretende contratar e no tempo que terá para pagamento.

Vale a pena reforçar que, no Banco Bari, são aceitos os imóveis residenciais e salas comerciais em cidades com mais de 50 mil habitantes, localizados nos seguintes estados:

  • Minas Gerais;
  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul;
  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Rio de Janeiro.

O que precisa para refinanciar um imóvel?

Para fazer o seu pedido de refinanciamento de imóvel, é preciso apresentar seu CPF, o valor estimado do imóvel e a quantia que você deseja contratar. Essas informações são válidas na simulação. Na etapa seguinte, você deverá apresentar outros documentos, como:

  • Comprovante de endereço;
  • Cópia do RG e do CPF, ou da CNH;
  • Certidão de nascimento, para solteiros, ou de casamento e união estável, para quem tem um relacionamento;
  • Matrícula do imóvel atualizada;
  • Declaração negativa de débitos de condomínio, quando aplicável;
  • Metragem do imóvel registrado no documento do IPTU.

Com todas essas informações, a análise deve ser concluída em poucos dias. Assim, o dinheiro estará na sua conta e você poderá utilizá-lo como preferir. Lembre-se, apenas, de fazer a simulação em uma empresa confiável.

Dessa forma, você consegue fazer o seu refinanciamento imobiliário e ter acesso ao crédito esperado com as melhores condições.

Então, que tal aproveitar e saber mais? Faça agora mesmo uma simulação de refinanciamento no Banco Bari e veja quais são as condições pré-aprovadas para o seu perfil.

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.