O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

O que é o empréstimo pessoal e como ele funciona

01 JUL 22
COMPARTILHE

Seja para resolver uma emergência, fazer uma viagem, comprar um carro, abrir uma empresa ou expandir os negócios, o empréstimo pessoal é uma possibilidade atraente que permite antecipar sonhos e objetivos.

Você já se deparou com uma situação em que precisava investir em algum bem ou serviço, ou necessitava renegociar dívidas, sem possibilidade de realizar a transação naquele momento por falta de crédito? O empréstimo pessoal é uma solução relativamente conhecida, mas por vezes pouco compreendida.

Uma das principais características desse tipo de empréstimo é que, via de regra, você não precisa justificar o motivo e nem dar uma garantia para que seja efetivado. Seus documentos e informações serão avaliadas e, de forma rápida, você já consegue saber quanto será o empréstimo, qual o prazo para pagamento e as taxas que serão cobradas. 

Além do objetivo de investir em um bem ou serviço, algumas pessoas optam por utilizar o crédito pessoal para renegociação de dívidas. Sabe aquela despesa extra no cartão de crédito que você parcelou e está pagando taxas muito altas? Você pode optar por um empréstimo com uma cobrança de juros menor e, assim, quitar a primeira dívida, mas antes é preciso calcular e planejar para ter a certeza de que vai fazer um bom negócio.

Esse é um ponto importante para ressaltar: responsabilidade. Para solicitar um empréstimo é preciso ter muita responsabilidade e planejamento financeiro. Saber como poderá pagar, em quanto tempo e se o valor cabe no seu orçamento é fundamental para não cometer erros que possam vir a prejudicar o seu futuro!

O que é o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal nada mais é do que pegar dinheiro emprestado de uma instituição financeira para fins pessoais. E, ao contrário dos financiamentos, você não precisa justificar o destino do valor que receberá. 

Quando você investe, está emprestando um montante para o banco e ele te oferece uma remuneração por isso. O inverso acontece no empréstimo: ao pegar um crédito de uma instituição financeira, ela também irá cobrar uma taxa, chamada de juros

Empréstimo pessoal sem garantia

Nem toda tomada de crédito vai exigir que você tenha uma garantia, essa é a outra vantagem desse tipo de operação. Algumas instituições levam em conta o fluxo de entrada e saída de dinheiro da sua conta, o relacionamento prévio, histórico de crédito, entre outros fatores. A maioria dos bancos deixa um crédito pessoal pré-aprovado e você consegue olhar as condições e taxas diretamente no aplicativo.

Empréstimo pessoal com garantia

Quando você coloca uma garantia na tomada de crédito, o banco entende que a  possibilidade de inadimplência é muito menor e, por isso, oferece uma das melhores taxas do mercado. É o caso da linha de crédito com garantia de imóvel, (também conhecida como home equity), uma opção que o Banco Bari oferece a você.

Como é pago o empréstimo pessoal?

ilustração de um homem sentado e encostado em uma calculadora, enquanto ao fundo há um notebook e uma folha com símbolos de $, representando a análise de empréstimo pessoal

Na hora de contratar um empréstimo pessoal você contará com algumas opções de prazo. As parcelas ficam bem menores quando o prazo é mais longo, mas o valor a ser pago pela operação (CET) fica consideravelmente maior. 

CET é o Custo Efetivo Total, que significa o total do valor emprestado somado à taxa de juros, possíveis taxas de crédito e também os impostos. Em resumo, quanto maior o prazo, maior será o CET.

Empréstimo consignado

Essa modalidade oferece uma taxa de juros menor, pois o valor devido é retirado diretamente do salário do tomador de crédito. Sempre que você conseguir provar que a chance de inadimplência é menor, o valor dos juros também será menor. 

Nesse tipo de operação é preciso comprovar relação de trabalho e ter um salário fixo. Geralmente é indicado para servidores públicos, pensionistas do INSS e pessoas assalariadas com saldo no FGTS.

Quer saber mais sobre o assunto? Empréstimo consignado: como funciona e qual a vantagem 

Empréstimo não consignado

O pagamento do crédito não consignado é feito via boleto ou por retirada automática da conta corrente. Ao contrário do formato anterior, este não desconta diretamente do salário do tomador. 

Quem pode fazer um empréstimo pessoal?

Se você quer saber o que é preciso para fazer um empréstimo pessoal, é simples. ualquer pessoa física que possa comprovar que conseguirá arcar com as parcelas e com o custo da operação pode solicitar o crédito.

É possível fazer empréstimo pessoal com nome sujo?

A resposta para essa dúvida frequente é que é possível, sim, fazer empréstimo pessoal com nome sujo. Porém, as taxas ficam bem mais altas e é preciso avaliar com bastante cuidado se é uma movimentação que vale a pena, ou se prejudicará ainda mais sua vida financeira.

Qual o valor mínimo e o limite de empréstimo pessoal?

Tanto as taxas quanto o valor mínimo e o limite variam de acordo com as condições dadas por cada cliente. Vai depender se há ou não garantia, do prazo da operação, da relação do cliente com o banco, do histórico de crédito, dentre outros.  
 

Para descobrir a resposta para algumas dessas questões, basta você preencher o nosso simulador. Depois de inserir as suas informações, as condições pensadas exclusivamente para você são apresentadas automaticamente. Em seguida, você seguirá para a análise de crédito feita por nossos consultores.  

Se você chegou até aqui, certamente já possui maior conhecimento a respeito do empréstimo pessoal. 

Agora, se o seu objetivo é ter maior reserva e conforto financeiros, então continue estudando e descubra qual o melhor investimento para ganhar dinheiro hoje.

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.