O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Multiconta

Um aplicativo que ajuda você a guardar $ para seus objetivos.

Multiconta Banco Bari
Conta Controle
Conta Objetivo
Pix
Baricard Elo Grafite
Investimentos

Produtos de Renda Fixa para o seu dinheiro render com segurança.

Saiba mais
Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto
Financiamento imobiliário

Inclua as custas de cartório nas parcelas e utilize seu saldo do FGTS.

Saiba mais

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais

Bariblog

Conteúdos para mudar a forma como você se relaciona com seu dinheiro
Sobre os produtos

Empréstimo consignado: como funciona essa modalidade de crédito?

26 FEV 21
COMPARTILHE

Descubra o que é, quem pode solicitar e outras características desse tipo de linha. 

O empréstimo consignado é um tipo de crédito muito procurado por aposentados, pensionistas e funcionários públicos. É uma boa opção para quem busca um crédito mais barato, já que oferece taxas menores que as encontradas em outras modalidades como cheque especial e até empréstimos pessoais. 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de empréstimos consignados aumentou 20% somente nos primeiros três meses de 2020, o que representa 3.332.479 novos contratos abertos. 

Mas você sabe como funciona esse tipo de empréstimo? Quem pode solicitar e como funciona a liberação dos recursos e a cobrança das parcelas? Para entender melhor as particularidades desse tipo de empréstimo, continue a leitura. 

Por que o meu pedido de cartão de crédito foi negado?

O que é empréstimo consignado? 

Segundo o Banco Central, consignados, também conhecidos como empréstimos com desconto em folha de pagamento, é uma modalidade na qual a parcela é descontada diretamente do salário, da aposentadoria ou da pensão de quem tomou emprestado. 

Ou seja, o consignado também funciona como um empréstimo com garantia. Nesse caso, os salários ou benefícios são as garantias de que as instituições que cederam os valores, receberão os pagamentos. Isso explica as taxas de juros menores praticadas na modalidade. 

Quem pode solicitar?

É mais comum esse tipo de empréstimo ser realizado para funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS, devido a estabilidade e segurança de que pagarão os valores devidos. No entanto, militares das forças armadas e trabalhadores assalariados contratados em regime CLT de empresas privadas também podem solicitar. 

Como funciona? 

Ao escolher o crédito consignado e ser aprovado, o cliente permite ao banco ou instituição financeira na qual fez a transação, descontar mensalmente, direto do seu salário ou benefício, os valores de parcelas acordadas na contratação.

No entanto, o valor tomado deve sempre respeitar a margem consignável, que nada mais é que o limite da renda que pode ser comprometido com as parcelas. Por lei, o empréstimo não pode comprometer, mensalmente, mais que 35% do salário ou benefício do cliente tomador. 

Vale lembrar que a concessão de recursos e o número de parcelas liberadas dependem de análises de 

crédito, que leva em conta diversos fatores, determinados pela política de cada instituição. 

O empréstimo consignado é uma opção mais barata que os empréstimos pessoais.

Pagar dívidas e ainda ficar com uma sobra? Dê seu grito de liberdade em 2021

Qual a principal vantagem do empréstimo consignado?

Por ser um empréstimo com garantia, como explicamos acima, os consignados oferecem taxas de juros menores do que as praticadas em outras modalidades sem garantia como cheque especial e empréstimo pessoal. 

Essa modalidade costuma ser menos burocrática e ter liberação mais rápida de recursos do que outros tipos de crédito. Além disso, os prazos para pagamentos também são mais longos, o que permite que valores maiores sejam emprestados, comprometendo menos da renda mensal. 

Aqui no Bari, trabalhamos com empréstimos consignados para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Por enquanto, conseguimos atender apenas em algumas regiões do país. Caso tenha interesse em saber mais, mande um e-mail para: atendimento.consignado@bariservice.com.br 

Continue acompanhando as nossas postagens por aqui e não esqueça de seguir o Banco Bari em todas as redes sociais.

 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.