O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Empréstimo para quitar dívidas é uma opção que vale a pena?

29 JUL 22
Empréstimo para quitar dívidas é uma opção que vale a pena?
COMPARTILHE

A proporção de famílias brasileiras com dívidas a vencer ultrapassou 77% em junho de 2022, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se você faz parte dessa estatística, saiba que sempre existe uma solução. Descubra, a seguir, se compensa pegar empréstimo para quitar dívidas.
 

Atualmente, 77,3% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida a vencer. Dessas, 28,5% já estão com débitos em atraso. Foi o que revelou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) referente a junho de 2022 e conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A alta da inflação ao consumidor aliada ao baixo poder de compra podem ser, de acordo com especialistas, alguns fatores por trás desses números.

Em um cenário como esse, a atitude mais comum é o cliente pegar um empréstimo para quitar dívidas. Ao entrar em contato com o banco, ele normalmente é apresentado a alternativas com taxas de juros elevadas, como o empréstimo pessoal. 

Mas o que muita gente não sabe é que existem linhas de crédito mais baratas, com menores taxas de juros e melhores condições para pagar. Hoje vamos falar especificamente sobre uma opção bastante vantajosa, o crédito com garantia de imóvel. Continue a leitura para descobrir se vale a pena fazer um empréstimo para quitar dívidas.

Tudo o que você precisa saber antes de pegar empréstimo para quitar dívidas
 

Ninguém gosta de se ver diante de uma situação de inadimplência. Atrasar uma ou mais contas, entrar no rotativo do cartão de crédito e acumular débitos, a curto ou longo prazo, são escolhas que carregam consequências não apenas financeiras, mas principalmente emocionais. 

Diante de um cenário como esse, é fácil se desesperar e assumir impulsivamente um empréstimo para quitar dívidas com condições abusivas. Assim, além de não conseguir sair do vermelho, é provável que a pessoa endividada venha a comprometer ainda mais o orçamento familiar. 

Para descobrir se compensa pegar um empréstimo para quitar dívidas é preciso, em primeiro lugar, entender dois conceitos: crédito inteligente e dívida saudável. 

Em geral, as semelhanças entre um e outro acabam por confundi-los. Na prática, porém, são ideias diferentes, mas complementares. 

O que é crédito inteligente?

Crédito inteligente é o nome dado a um tipo de empréstimo ou linha de crédito caracterizada por combinar menores taxas de juros a um maior prazo para pagar e maior limite de crédito.

O que significa dívida saudável?

Ao optar por uma opção de crédito inteligente, o cliente assume o que chamamos de dívida saudável. Isto é, uma dívida possível de ser honrada sem comprometer a saúde financeira da família ou empresa. 

A partir desses conceitos, fica mais fácil entender que só vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas quando essa escolha é feita conscientemente, analisando cada condição cuidadosamente. Além da taxa de juros, deve ser considerado o Custo Efetivo Total (CET), isso é, o valor correspondente a todos os encargos incluídos em uma operação de crédito.

Para entender: Você sabe o que é CET?

Outros fatores que devem ser levados em conta, são:  prazo para pagamento, orçamento e contexto familiar, perspectivas financeiras da sua família e/ou negócio, bem como a impossibilidade de negociar as dívidas vencidas. 

Lembre-se: sempre dá para negociar. Antes mesmo de considerar um empréstimo, converse com os credores e tente chegar a um acordo que beneficie ambas as partes. Essa negociação pode, inclusive, render bons descontos.

Qual o melhor empréstimo para quitar dívidas em 2022

Até aqui nós já entendemos que o melhor empréstimo para quitar dívidas é aquele que não vai comprometer a sua renda mensal. Mas, diante de tantas modalidades disponíveis no mercado, qual a melhor opção? 

Como mencionado no início deste texto, existem hoje algumas linhas de crédito que oferecem condições bastante atrativas, como a linha de crédito com garantia de imóvel. Nesse modelo de crédito inteligente, também chamado home equity, como a instituição financeira tem o imóvel como garantia, consegue oferecer taxas a partir de 0,99% ao mês,  + IPCA.

Do outro lado, o cliente coloca o imóvel próprio ou de terceiros como garantia para obter empréstimos que podem chegar a 60% do valor do imóvel.  Além da taxa de juros mais baixa, ele tem até 20 anos para pagar. Com mais tempo para quitar o empréstimo, consegue assumir parcelas menores e mais fáceis de serem incluídas no orçamento familiar, o que torna essa modalidade de crédito muito mais saudável. 

Conheça a linha de crédito com garantia de imóvel do Banco Bari

Com o objetivo de oferecer ainda mais possibilidades ao cliente, o Banco Bari criou a primeira linha de crédito com garantia de imóvel (LCGI) do Brasil. Além das vantagens comuns de um empréstimo com garantia de imóvel, a LCGI conta com a flexibilidade de um limite de crédito pré-aprovado. 

Nesse caso, o cliente interessado em fazer empréstimo para quitar dívidas decide de que forma deseja receber esse crédito: se em dinheiro na conta corrente ou como limite em um cartão de crédito exclusivo. Outra vantagem da linha de crédito exclusiva do Bari é que ele tem até cinco anos para usar o limite liberado da maneira que quiser e no momento que for mais conveniente. Ou seja, não precisa tomar todo o valor liberado de uma só vez. 

Caso surja uma nova necessidade dentro do prazo de cinco anos, ele pode utilizar o valor remanescente da linha de crédito que já foi liberada, sem a necessidade de passar por um novo processo burocrático de aprovação e contratação. Nesse caso, os juros pagos são apenas sobre o valor emprestado e não sobre o total liberado. Os empréstimos começam em R$ 30 mil e podem chegar a R$ 5 milhões. 

Acesse a página exclusiva do produto em nosso site e descubra se esse é o tipo de empréstimo ideal para você quitar as suas dívidas e sair do vermelho.

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.