O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena?

29 JUL 22
Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena?
COMPARTILHE

O endividamento, infelizmente, é uma realidade para boa parte das famílias brasileiras. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de junho de 2024, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que 78,8% dos brasileiros estão lutando contra os boletos. Um índice estável, mas preocupante. Nessas horas, surge a dúvida: vale a pena fazer um empréstimo para quitar dívidas?

Ainda que não exista uma resposta definitiva para essa pergunta - afinal, cada caso é um caso -, contratar um empréstimo para quitar dívidas pode ser uma escolha inteligente para quem precisa reorganizar suas finanças.

No entanto, essa decisão deve ser avaliada com cautela e levar em conta as condições do empréstimo, a natureza das dívidas e o impacto financeiro a longo prazo. Continue conosco para saber mais sobre o assunto e poder tomar uma decisão embasada.

O que é um empréstimo para quitar dívidas?

Na prática, não existe uma modalidade de crédito específica para quitar dívidas. No entanto, nossa tradição no mercado financeiro deixa claro que boa parte das pessoas que solicitaram um empréstimo utiliza o valor concedido para se livrar de seus dividendos. 

Aqui no Bari, o empréstimo para quitar dívidas corresponde a 41% das solicitações que recebemos nos últimos seis meses. E o crédito que concedemos sem dúvida já ajudou milhares de famílias a construírem uma relação mais saudável com seu dinheiro.

Este tipo de empréstimo pode ser pessoal, consignado ou uma linha de crédito com garantia de imóvel. A ideia de quem solicita geralmente é consolidar várias dívidas em uma única, tirando proveito de juros mais baixos ou condições de pagamento mais favoráveis.

Vantagens de usar um empréstimo para quitar dívidas

Se você está pensando em contratar um empréstimo para quitar dívidas, é interessante ficar de olho nas vantagens que podem ser obtidas. Confira abaixo uma lista das mais relevantes.

Juros mais baixos

Uma das principais vantagens de utilizar um empréstimo para quitar dívidas é a possibilidade de reduzir a taxa de juros. Muitas dívidas, especialmente as oriundas de cartões de crédito e cheque especial, possuem juros elevados que podem se acumular. Substituir estes encargos por uma conta com juros mais baixos pode resultar em uma economia significativa.

Mesmo com as novas regras para os juros rotativos do cartão de crédito, que passaram a vigorar no início de 2024, a média do valor cobrado mensalmente ainda passa acima dos 20%. No crédito imobiliário do Banco Bari, você paga apenas 1,15% de juros ao mês* + o valor do IPCA vigente.

Leia também: Como funciona o crédito imobiliário?

Simplificação Financeira

Consolidar várias dívidas em um único boleto simplifica o gerenciamento financeiro. Em vez de lidar com múltiplos credores e datas de pagamento, você passa a ter apenas uma prestação mensal.

Com a linha de crédito com garantia de imóvel do Bari, você troca diversas contas por uma só. Isso reduz a chance de esquecer pagamentos, o que resultaria em multas ou juros adicionais.

Leia também: Consolidação de dívidas: o que é, como e porque fazer

Melhoria do Crédito

É fato: eliminar suas dívidas em atraso contribui para melhorar seu score de crédito. E ser um “bom pagador”, ou seja, manter um bom histórico de crédito, é fundamental para obter condições favoráveis em financiamentos mais suntuosos.

Se você optar por um empréstimo para quitar dívidas, cuidar do seu orçamento e não ficar inadimplente, pode conseguir restabelecer sua credibilidade financeira.

Qual empréstimo devo contratar para quitar dívidas?

Como já dito anteriormente, não existe uma modalidade de empréstimo específica para esta finalidade. Contudo, algumas opções são melhores do que outras no que diz respeito a taxas de juros e prazo de pagamento.

Linha de crédito com garantia de imóvel

Oferecer um imóvel como garantia de pagamento é uma ótima maneira de conseguir juros mais baixos e um prazo de pagamento estendido. Na LCGI do Bari, os juros da parcela são de apenas 1,15% ao mês* e você tem até 20 anos para quitar sua dívida. Caso não tenha um imóvel em seu nome para usar como garantia, pode usar de um terceiro (que, claro, será incluído nas negociações).

Leia também: O que é home equity e quais suas vantagens?

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é uma das opções mais comuns simplesmente por ser a de mais fácil acesso: está disponível em bancos e financeiras. Ainda que os juros sejam inferiores aos do cartão de crédito e do cheque especial, a falta de educação financeira pode fazer dele uma bola de neve.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado pode ser uma opção vantajosa para quem tem acesso a essa modalidade - funcionários públicos, aposentados e pensionistas. As taxas de juros costumam ser mais baixas, e como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o risco de inadimplência é praticamente nulo.

Leia também: Empréstimo consignado: como funciona essa modalidade de crédito?

Quando considerar um empréstimo para quitar dívidas

Já diz o ditado popular: “cada um sabe onde seu calo aperta”. Então, a verdade é que recorrer ou não a um empréstimo é uma escolha que varia muito, e vai depender do caso e da realidade financeira de cada um.

Porém, sempre é bom levar em consideração dois conceitos que tem tudo a ver com a sua condição financeira: crédito inteligente e dívida saudável.

crédito inteligente nada mais é que um tipo de empréstimo ou linha de crédito que combina menores taxas de juros com um maior prazo de pagamento - como é o caso da LCGI.

Já a dívida saudável nada mais é do que uma conta que caiba no seu orçamento e seja possível de ser honrada sem comprometer a saúde financeira da sua família (ou empresa).

 

Leve estes dois conceitos em conta na hora de considerar a contratação de um empréstimo para pagar dívidas. Além da taxa de juros, considere também o Custo Efetivo Total (CET), que é o valor correspondente a todos os encargos incluídos na parcela.

Passo a passo para quitar dívidas com um empréstimo

Agora que já entendemos que um empréstimo pode ser uma boa ideia para quem precisa saldar seus dividendos, é hora de elaborarmos um plano de ação.

 

A lista abaixo traz 5 passos fundamentais para que você consiga o crédito que precisa para se livrar dos seus boletos de forma consciente:

1. Levantamento das dívidas

Faça um levantamento detalhado de todas as suas dívidas, incluindo valores, taxas de juros e prazos. Isso permitirá uma visão clara da sua situação financeira atual.

2. Pesquisa de empréstimos

Pesquise diversas opções de empréstimo, compare taxas de juros, prazos e condições. Sempre que puder, faça uma simulação para entender o impacto das parcelas no seu orçamento.

3. Negocie condições melhores

Antes de bater o martelo, tente negociar condições melhores com seus credores atuais. Em alguns casos, é possível conseguir uma redução nas taxas de juros ou um prazo maior para pagamento.

4. Planejamento Financeiro

Elabore um planejamento financeiro detalhado. Coloque tudo na ponta do lápis, considerando todas as suas receitas e despesas. Isso ajudará a garantir que você tenha como pagar dívidas sem comprometer suas finanças.

5. Monitoramento Contínuo

Planejamento feito, não deixe de acompanhar de perto a sua situação financeira, até para e ajuste seu planejamento conforme necessário. Evite novas dívidas e mantenha o foco na quitação do empréstimo.

O que podemos concluir?

Como vimos, optar por um empréstimo para quitar dívidas pode ser uma estratégia inteligente para reorganizar suas finanças, desde que seja feita com cautela e planejamento.

Com o objetivo de oferecer ainda mais possibilidades para quem está endividado, o Banco Bari criou a primeira linha de crédito com garantia de imóvel (LCGI) do Brasil. Além das vantagens comuns de um empréstimo com garantia de imóvel, a LCGI conta com a flexibilidade de um limite de crédito pré-aprovado.

 

Isso quer dizer que você decide de que forma deseja receber esse crédito: se em dinheiro na conta corrente ou como limite em um cartão de crédito exclusivo, que você tem até 5 anos para utilizar como quiser.

 

Então, fica o convite: faça uma simulação, avalie as condições e busque a melhor opção para sua gestão financeira. O Bari está aqui para ajudá-lo a dar adeus aos seus boletos com responsabilidade e sem aperto.

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.