O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Home equity

Empréstimo para construção e reforma é uma boa ideia?

17 MAI 23
Empréstimo para construção e reforma é uma boa ideia?
COMPARTILHE

Surgiu um vazamento? O vento estragou seu telhado? Seja qual for o motivo da reforma, uma coisa é certa: para muita gente, falar em obra acaba sendo sinônimo de dor de cabeça - e um gasto enorme. Felizmente, o empréstimo para construção e reforma mostra-se uma excelente opção para quem precisa viabilizar uma obra.

Não por acaso, essa é a segunda maior motivação de quem procura a linha de crédito com garantia de imóvel aqui no Bari. Continue lendo para entender por que essa modalidade pode ser uma ótima opção para custear a sua obra.

Construção e reforma na vida do brasileiro 

O lar do brasileiro está sempre em obras. Seja uma reforma, um “puxadinho” ou um conserto, é fato: todo mundo tem algo para melhorar em casa. 

Com o isolamento social imposto pela pandemia, passamos mais tempo em casa, e começamos a olhar com mais carinho para nosso lares. Segundo uma pesquisa da Casa do Construtor, em parceria com a AGP Pesquisas, durante a pandemia, seis em cada dez brasileiros realizaram algum tipo de reforma em casa, e, ainda que o furor inicial tenha passado, este mercado segue aquecido.

Na hora de viabilizar a reforma é que chega o susto: os custos de uma reforma podem se tornar exorbitantes, e o que era um sonho, acaba virando um pesadelo. Nessas horas, muitas pessoas se veem diante de uma única alternativa: contratar um empréstimo.

 

E isso não precisa ser um problema. A questão é que, para muita gente, tomar dinheiro emprestado ainda é visto como uma coisa ruim, prejudicial. Mas isso é porque o brasileiro ainda não aprendeu a utilizar esse recurso de forma saudável. Ou a fazer uma escolha mais inteligente do que o famigerado empréstimo pessoal e seus juros abusivos.

Empréstimo para construção e reforma é uma boa ideia?

Sobre isso, temos uma boa e uma má notícia. A boa é que existem diversas modalidades de crédito disponíveis no mercado. Ou seja, você tem múltiplas opções de escolha caso esteja considerando um empréstimo para construção e reforma. Já a má notícia é que, justamente por tantas possibilidades, fica fácil confundir ou acabar tendo mais dúvidas do que certezas.

Na sequência, você vai conhecer uma modalidade muito mais saudável de empréstimo para construção e reforma que pode não só viabilizar a sua obra, como também lhe ajudar a quitar outras dívidas, e muito mais. Mas, antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer o conceito em si.

Leia também: Como reformar a casa sem dinheiro?

O que é um empréstimo para construção e reforma?

O empréstimo para construção e reforma, como o nome sugere, é uma modalidade de crédito pela qual é possível conseguir, de forma rápida, o dinheiro necessário para construir ou reformar. 

Diversos bancos e instituições financeiras oferecem esse tipo de produto. Porém, na grande maioria das vezes, o crédito disponibilizado é de uso específico para construção e reforma, e deve ser usado exclusivamente para essa finalidade. É o caso, por exemplo, do financiamento para construção

Como funciona o empréstimo para construção e reforma?

Essa modalidade de empréstimo funciona mais ou menos como as outras: o proponente ao crédito entra em contato com a instituição financeira de sua escolha e solicita o empréstimo. Esse pedido, muitas vezes, pode ser feito por meio de um simulador on-line, onde algumas informações serão adiantadas, como o valor desejado e o prazo para pagamento. 

Uma vez recebida a solicitação, a instituição financeira vai analisar os dados fornecidos e entrar em contato com o cliente para dar seguimento à negociação. O passo a passo das negociações, no entanto, varia de acordo com cada banco.

Leia também: Como economizar na reforma do imóvel com 3 dicas práticas

Principais opções de empréstimo para construção e reforma

Dentre as principais opções de empréstimos ou linhas de crédito para construir ou reformar disponíveis no mercado, vamos apresentar abaixo as mais pertinentes: 

Cartão de crédito

Talvez a modalidade de empréstimo mais popular da atualidade. Sim, empréstimo. Muita gente esquece, mas o cartão de crédito, tão presente em nosso dia a dia, nada mais é do que um empréstimo informal: cada vez que você passa uma compra no crédito, o banco é quem está pagando a conta. Assim, você fica devendo ao banco, não ao estabelecimento em questão. 

A praticidade, no entanto, pode fazer o usuário perder o controle sobre suas finanças e cair no temido crédito rotativo. Outras características do cartão de crédito, como as elevadas taxas de juros e o limite de crédito mais baixo, tornam o cartão de crédito pouco atrativo para quem quer construir ou reformar.

Empréstimo pessoal 

A linha de crédito para pessoa física é outra modalidade muito popular, especialmente pela facilidade de contratação. Há diversos bancos e instituições financeiras emprestando dinheiro dessa maneira.

Embora seja fácil de conseguir, o valor total do empréstimo não costuma ser muito alto, uma vez que não pode ultrapassar um determinado limite da renda bruta do solicitante (em geral, a regra que se aplica é a dos 30% do orçamento). Além disso, os valores elevados dos  juros (em média 7,94% ao mês) podem se tornar uma bola de neve e levar a pessoa a se endividar.

Crédito consignado

Outra modalidade de empréstimo popular, o crédito consignado tem a vantagem de contar com taxas de juros mais baixas, se comparado ao empréstimo pessoal. Porém, ele é bem mais limitado: apenas alguns grupos de pessoas têm acesso a essa linha de crédito, como por exemplo, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Por trazer o pagamento na forma de desconto em folha, o banco consegue oferecer condições mais atrativas.  Ainda assim, o valor liberado fica condicionado à renda do solicitante, e as limitações de contratação tornam o consignado interessante apenas para uma parcela da população.

Leia também: Empréstimo consignado: como funciona essa modalidade de crédito?

Crédito com garantia

Por fim, temos os empréstimos que requerem um bem material como garantia de contratação. Nesta categoria, o mais comum é o crédito com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, bastante popular na Europa e nos Estados Unidos, e que segue crescendo no Brasil.

Leia também: O que é empréstimo com garantia de imóvel?

Como o banco tem uma garantia robusta - um imóvel - consegue oferecer taxas de juros muito mais interessantes, e consegue emprestar um montante que pode ser de até 60% do valor do imóvel para o solicitante. O prazo para pagamento (até 20 anos) é outro atrativo desta modalidade, considerada uma opção de empréstimo saudável e inteligente.

Linha de crédito para construção e reforma: o jeito Bari de emprestar dinheiro 

O crédito com garantia de imóvel é o carro-chefe do Bari, banco que atua há mais de 10 anos com foco em crédito imobiliário. É essa expertise que nos permitiu criar um produto inovador e pioneiro no mercado: a linha de crédito com garantia de imóvel.

Funcionando como uma evolução do home equity tradicional, a LCGI do Bari é uma forma inteligente de conseguir crédito utilizando seu imóvel como garantia.

Em síntese, a LCGI utiliza como base as características do crédito com garantia de imóvel. A diferença é que, na linha de crédito, você tem até cinco anos para usar o valor liberado, ou seja, você não precisa pegar todo o dinheiro liberado de uma vez, mas ir utilizando aos poucos, conforme a evolução da obra.

Essa modalidade de empréstimo para construção e reforma é especialmente indicada para financiar obras que estejam do meio para o fim. Na prática, é nessa fase que a reforma vai consumir mais dinheiro, e também quando os imprevistos e despesas inesperadas podem aparecer.

O valor total do empréstimo fica disponível em uma linha de crédito pré-aprovada. E o melhor: você só paga os juros pelo que for efetivamente utilizado, e tem até 6 meses para começar a pagar.

Logo, se a intenção é conseguir um fôlego extra para continuar construindo ou reformando sem comprometer a renda, não perca mais tempo: faça agora mesmo uma simulação on-line sem compromisso e descubra as condições exclusivas preparadas para você.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.